65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
A INCIDÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS COMO FATOR DE RISCO PARA O BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR
Bárbara Gomes Nobre - Curso de Enfermagem- EEEP. Aderson Boges de Carvalho- LICEU
Nathallia Correia da Silva - Profa.Esp./ Orientadora-Ciências Biológicas-Ensino de Biologia e Quimica-URCA
Maria Lúcia Pereira da Costa - Profa.Esp./ Co-orientadora-Depto.de Ciências Biológicas- Curso de Ecologia- URCA
INTRODUÇÃO:
As parasitoses podem comprometer o desenvolvimento físico e mental das crianças, com repercussões para o desenvolvimento cognitivo e conseqüentemente para o aprendizado, colaborando substancialmente para o aumento dos transtornos do aprendizado escolar. A indisponibilidade de água tratada, o inadequado destino do lixo e um ambiente poluído, são fatores que levam a incidência de parasitoses. A invasão,o desenvolvimento e a multiplicação desses agentes infecciosos, causam grandes prejuízos a saúde, especialmente em crianças mal nutridas. Nestas, esses parasitas agravam o estado de desnutrição e anemia. A freqüência de parasitoses intestinais no Brasil é elevada, assim como em outros países em desenvolvimento, sofrendo algumas variáveis quanto à região, condições de saneamento básico, grau de escolaridade, nível sócio econômico, idade e aos hábitos de higiene de cada individuo (MACHADO et al, 1999).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Crianças em idade escolar, que vivem em áreas de risco dos centros urbanos, têm se mostrado alvo de infecções parasitárias. Com base nessa problemática, o estudo em questão objetivou relacionar o índice de contaminação parasitária com o baixo rendimento escolar em crianças, e posteriormente, orientar a comunidade sobre os cuidados necessários à prevenção desses parasitas.O presente realizou-se n
MÉTODOS:
Inicialmente a Escola Modelo de Ensino Fundamental Lili Neri foi visitada com intuito de fazer uma sensibilização a respeito da relação entre o baixo rendimento escolar e as verminoses. A partir de então foi feito um questionário com os professores para cadastrar os alunos com baixo rendimento escolar. Foram cadastradas 56 crianças com idade entre 07 e 09 anos, de ambos os sexos e logo em seguida outro questionário com os pais/responsáveis, para assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Posteriormente foram distribuídos recipientes universais devidamente identificados para coleta fecal e após, retornamos a escola para receber o material biológico. As amostras fecais foram trazidas para o Laboratório de biologia da EEEP Aderson Borges de Carvalho para o exame. O diagnóstico foi precedido pelo método de sedimentação espontânea- método de Hoffman, Pons & Janes e analisado pelos alunos do 1º e 2º anos sob orientação das professoras de biologia e a Biomédica da escola. Após as análises, os diagnósticos obtidos foram laudados pela Biomédica, também professora da escola e levados às comunidades para a entrega dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Das 56 crianças cadastradas somente 21 entregaram as amostras para serem analisadas, mostrando um descaso dos responsáveis em relação ao cuidado com a saúde dos seus filhos. Das 21 amostras, 9 apresentaram positividade para parasitismos onde 5 são do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Foram identificados com os exames 4 casos de Giardia lamblia, 4 casos de Iodamoeba butschlii, e 1 com Endolimax nana. Após a análise das amostras fecais e a confirmação quanto à positividade nos exames verificaremos se a presença de protozoários e helmintos é um fator agravante para o desenvolvimento cognitivo nas crianças em questão. Pois estudos realizados por (PEDROSO & SIQUEIRA, 1997; PITTINER et al, 2006), “enfatizam que tais doenças provocam nas crianças principalmente nas pertencentes às classes sociais menos favorecidas :baixo rendimento escolar.” A partir dos resultados desejamos contribuir para despertar o interesse de outros agentes para que desenvolvam projetos relacionados com as questões sociais e ambientais abordadas, assumindo assim, a missão de transformação social, fornecendo à comunidade envolvida subsídios técnicos e científicos para que os mesmos possam mudar suas realidades de vida. Esperamos também contribuir para que os poderes públicos desenvolvam políticas de saúde mais eficientes no combate às doenças infectocontagiosas que afetam a comunidade pesquisada.
CONCLUSÕES:
Portanto, o presente estudo bibliográfico conclui que, para alcançar um controle eficaz das infecções parasitárias e suas conseqüências quanto às questões de saúde e rendimento escolar, torna-se necessária a parceria entre os pais e o setor público articulando-se entre os seus diversos setores, no sentido de integrar a educação não somente à saúde, como também devendo buscar o desenvolvimento de condições socioeconômicas da população afetada, pois, desta forma o déficit das condições sanitárias das regiões afetadas, poderão ser minimizadas e controladas. De acordo com os resultados que obtivemos durante o nosso trabalho concluimos nossas observações elencando a relevância quanto a importância da problemática em questão.
Palavras-chave: Parasitoses intestinais, Saneamento, Rendimento Escolar.