65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES EM SERAPILHEIRA DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE BANANEIRA
Cleiton Fernando Barbosa Brito - Graduando em Agronomia, IF Baiano, Guanambi, BA
Varley Andrade Fonseca - Graduando em Agronomia, IF Baiano, Guanambi, BA
Felizarda Viana Bebé - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Agronomia - IF Baiano, Guanambi, BA
INTRODUÇÃO:
A bananicultura possui grande importância econômica e social, sendo cultivada numa extensa região tropical, geralmente por pequenos agricultores. O Nordeste é a principal região produtora do Brasil, com 216 mil hectares de área colhida (41,8 % da área total cultivada do País) e produção de 2,8 milhões de toneladas. A bananeira, apesar de extrair grande quantidade de nutrientes, 66% da massa vegetativa obtida durante a colheita retorna ao solo em forma de pseudocaules, folhas e rizoma (Faria, 1997). Esses fragmentos orgânicos, ao caírem sobre o solo, formam uma camada denominada serapilheira constituída de elevada concentração de nutrientes que, após serem mineralizados, podem ser absorvidos pelas plantas novamente. Desta maneira, há uma recuperação significativa da quantidade de nutrientes absorvida, em razão da ciclagem de nutrientes. No entanto, são poucos os estudos sobre a ciclagem de nutrientes em cultivo de bananeiras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi avaliar o conteúdo de nutrientes na serapilheira acumulada em cultivo de diferentes genótipos de bananeira.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em uma área experimental de bananeiras cultivadas em Latossolo Vermelho Amarelo distrófico típico. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, constituído de doze genótipos, cinco repetições, sendo quatro plantas úteis por parcela e bordadura completa. A quantidade de serapilheira acumulada na superfície do solo foi estimada através de coletas trimestrais, de todo material existente sobre moldura quadrada de 0,5 x 0,5 m, com 5 repetições, lançada aleatoriamente na área (Gama-Rodrigues & Barros, 2002). A serapilheira coletada foi seca em estufa a 65 ºC e pesada. Em seguida, o material seco foi moído em moinho tipo Wiley e passadas em peneira de 1mm, para subsequente digestão em solução nitro-perclórica (proporção 4:1) de acordo com o método descrito por Malavolta et al. (1997). Após a obtenção do extrato foram analisados: P, K, Ca, Mg, N e S. Após a extração, os elementos foram quantificados por espectrofotômetro de absorção atômica. Para análise de N total foi utilizada digestão sulfúrica. O conteúdo de nutrientes que retornou ao solo cultivado com bananeiras foi obtido a partir do valor da concentração dos nutrientes multiplicado pela quantidade de massa seca da serapilheira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os genótipos apresentaram diferentes acúmulos de serapilheira, sendo que o JV 42 135 (7,1 t/ha), Preciosa (6,9 t/ha) PA 94 01 (6,3 t/ha), Pacovan Ken (6 t/ha), apresentaram tendência de maior quantidade acumulada. Quanto a quantidade de nutrientes na serapilheira, o cálcio foi o macronutriente que mais acumulou com valores variando de 109,1 a 194,6 Kg/ha, apresentando assim maior capacidade de restituição ao solo, seguido do nitrogênio, magnésio, potássio, enxofre e fósforo. As quantidades de cálcio e fósforo não apresentaram grandes diferenças entre os genótipos avaliados. Já o nitrogênio observou-se valores superiores para os genótipos Maravilha, Fhia 18, PA 94 01, JV 42 135, Japira, Pacovan Ken e Preciosa. Soares et al. (2008), avaliando a produção de serapilheira e ciclagem de nutrientes na cultura do cajueiro, observaram que o potencial de ciclagem de elementos na ordem decrescente foi: N>Ca>Mg>Na>K>S>P.
CONCLUSÕES:
Os genótipos de bananeiras não apresentam ampla diferença quanto à acumulação de serapilheira no solo. Os genótipos JV 42 135, Preciosa, PA 94 01, Pacovan Ken que tiveram maior tendência de produção de serapilheira, de modo geral apresentaram maiores quantidades de macronutrientes. O genótipo Preciosa foi o que mais acumulou cálcio, nitrogênio e fósforo na serapilheira, indicando a capacidade de retorno destes nutrientes ao solo.
Palavras-chave: Nutrição de plantas, Absorção de nutrientes, Musa spp..