65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PROMOVENDO A CIÊNCIA COM O USO DAS MÍDIAS: UMA TRAJETÓRIA CIDADÃ
Vera Nácia Duarte Franco - Especialista em Mídias na Educação - SME - RJ
Cristiano Cardoso - E.M. Gal. Humberto de Souza Mello
INTRODUÇÃO:
Cada vez mais, a responsabilidade de construir uma escola de qualidade é compartilhada por todos os que acreditam na educação como um caminho para mudanças. Segundo Marchesi e Martín (2003, p. 81), as estratégias externas de mudança só serão uma realidade se incorporadas à dinâmica interna da escola.
Segundo Thurler (2001, p. 195), a mudança é uma experiência altamente pessoal. Sendo assim, cada ator do processo deve experienciar a construção do conhecimento para somar no âmbito coletivo.
Contribuindo com essa mudança qualitativa, a utilização da Revista Ciência Hoje das Crianças nas escolas de Educação Básica configura um novo modelo de ensino das Ciências e uma postura diferenciada dos profissionais de educação, bem como um aluno mais crítico e participativo, que esteja pronto para contribuir significativamente para a construção de um novo modelo social de aprendizagem, que leve em consideração todas as dimensões do ser humano. A escola, nesse novo paradigma, passa a compartilhar as responsabilidades e adequar o currículo de formação integral do aluno a sua realidade para que ele possa atuar conscientemente como cidadão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investir em uma educação reflexiva e geradora de transformações e educar para o exercício pleno da cidadania com a utilização das tecnologias da informação e da comunicação associada às questões ambientais permitindo a participação de diferentes segmentos sociais em projetos de interesse comum, concebidos a partir de problemas locais.
MÉTODOS:
A utilização da Revista Ciência Hoje auxilia na introdução da linguagem científica, despertando o interesse pela ciência e a curiosidade natural dos alunos.
Os temas das reportagens foram discutidos em classe e as atividades realizadas em grupo de forma colaborativa.
Também foram feitos trabalhos de campo, o que trouxe a reflexão sobre a ação do homem na natureza, suas consequências e as possibilidades de agir com responsabilidade exercendo sua cidadania e preservando o meio ambiente. A turma 1501 da Escola Municipal Humberto de Souza Mello escolheu o tema "A vida das tartarugas marinhas" para apresentar o trabalho na Mostra de Ciência promovida pelo Instituto Ciência Hoje de apoio a Educação. http://youtu.be/6IFdnmh8adw
Tendo como eixo a sustentabilidade e colocando em prática tudo que aprenderam, optaram por apresentar o trabalho em forma de animação e poesia. Com a mediação da professora Vera Nácia e do professor Cristiano Cardoso do Pólo de Educação pelo Trabalho, onde alguns alunos fazem a oficina de animação, foi possível transformar o conteúdo em arte e o conhecimento em ação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Revista Ciência Hoje ofereceu uma alternativa interdisciplinar de construção do conhecimento. A mediação do professor despertou o interesse dos discentes não limitando a sua curiosidade e motivação apenas por conteúdos abordados na escola, mas ampliando a cada dia o horizonte de expectativas dos alunos e a necessidade de continuar aprendendo.
O trabalho com a Revista Ciência Hoje aproximou os discentes de fatos do cotidiano, respeitando a realidade local e privilegiando a curiosidade que a criança traz. Atendeu a necessidade de inclusão, renovação e desenvolvimento de competências necessárias ao exercício pleno da cidadania integrando as diferentes áreas do conhecimento, dando significado e continuidade ao processo ensino-aprendizagem.
Foi observado um avanço no desempenho tanto em relação à matriz curricular da Rede Municipal de Ensino quanto na aquisição de habilidades e competências necessárias a um pleno desenvolvimento intelectual, afetivo e social. Os discentes, após a criação do blog, passaram a trabalhar colaborativamente e a exercer sua autonomia e protagonismo. A união das competências e habilidades e o compartilhamento dos saberes e experiências resultaram em um avanço cognitivo que se refletiu não apenas qualitativamente, mas também quantitativamente.
CONCLUSÕES:
As possibilidades de trabalho com as mídias, em especial a Revista Ciência Hoje, são muitas: a criatividade dos alunos e o empenho dos professores, o esforço individual e coletivo são alavancas que nos impulsionam e nos fazem acreditar que todo esforço é válido para permitir aos alunos desenvolver suas habilidades e competências. O trabalho que utiliza as diferentes tecnologias aliada ao fazer científico motiva o aluno a aprender a fazer fazendo, de uma forma prazerosa: o aluno tem a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos através de novas formas de comunicação, aprendendo a pesquisar, a tratar as informações, a planejar organizadamente e a trabalhar de forma cooperativa, aplicando seus conhecimentos e exercendo sua cidadania.
Palavras-chave: ciência, mídia, educação.