65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
MOSTRA DE MÚSICA: ESPAÇO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO MUSICAL
Crislany Viana da Silva - Depto. de Música - UFPE
Cristiane Maria Galdino de Almeida - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Música - UFPE
INTRODUÇÃO:
O ensino e a aprendizagem musical ocorrem em variados espaços, que incluem a escola e os contextos considerados informais. Neles, precisamos considerar que “os conhecimentos que desejam ser transmitidos devem estar ligados a práticas sociais reais” (Prass, 2004). Além disso, entendemos que “aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, mobilizado pelas interações que o aluno realiza no ambiente natural e sociocultural. Tais interações são realizadas com pessoas que trazem informações para o processo de aprendizagem (outros alunos, professores, artistas, especialistas); com obras de arte (... mostras, apresentações)” (Brasil, 1998), entre outras possibilidades. Por isso, ao fazermos o planejamento do PIBID-Música da UFPE para a Escola Estadual Senador Novaes Filho, relacionamos as atividades que seriam desenvolvidas no laboratório de música com aquelas que aconteceriam no pátio da escola e em outros espaços. Tais atividades são relacionadas aos momentos especiais, ricas em possibilidades no processo de formação dos bolsistas e dos estudantes da referida escola. Assim, a partir dessa perspectiva, foi realizada em novembro de 2012, a Primeira Mostra de Música da escola, de fundamental importância para atingir nossos objetivos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Enriquecer a aprendizagem e experiência musical dos alunos; Proporcionar aos alunos da escola o conhecimento de diversos instrumentos musicais; Apreciação de músicas de vários estilos; Interação entre alunos da UFPE, músicos profissionais e comunidade escolar; Aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de música; Contribuir para a formação inicial dos licenciandos em música.
MÉTODOS:
A Mostra de Música ocorreu no contexto do Projeto PIBID, por isso a atividade foi planejada e avaliada com os envolvidos, coordenadora do projeto, professora supervisora e licenciandos bolsistas. Para a sua realização, foram convidados quinze alunos do curso de Música da UFPE, que apresentaram didaticamente seus respectivos instrumentos musicais: violão, contrabaixo elétrico, pandeiro, saxofone, flauta doce, teclado, voz, trompete, violino, viola, violoncelo e acordeon. Esses concertos-aula aconteceram simultaneamente nas salas de aula e foram ministrados aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Além de tocar, o instrumentista fazia uma breve explicação sobre a história do instrumento, suas características e curiosidades e, quando possível, os alunos o experimentavam. O segundo momento da Mostra aconteceu no pátio da escola, onde os seguintes grupos musicais se apresentaram para toda a comunidade escolar: o Coral de Trombones da UFPE, o Coro formado pelos alunos da Escola Estadual Monsenhor Álvaro Negromonte, um Quarteto de Cordas e um Grupo de violão e percussão, formados por alunos da UFPE. Além das apresentações, a plateia interagiu com os músicos por meio de perguntas, completando o ciclo da atividade de apreciação musical.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A apreciação musical é considerada, por vários educadores musicais, como uma das atividades necessárias para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem musical. É nessa atividade que o aluno pode “relacionar-se com o objeto musical como uma entidade estética” (Swanwick, 1979). Ela está prevista, inclusive, nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. No documento, a “apreciação significativa em Música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical” (Brasil, 1998) integra, juntamente com a improvisação, composição e interpretação, os conteúdos de Música no Ensino Fundamental. A Mostra de Música foi importante para a concretização dessa atividade, de forma presencial, para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas resultou, também, como uma atividade de educação inclusiva, pois participaram do segundo momento, os alunos matriculados em classes de educação especial da referida escola. O planejamento da Mostra e sua realização foram primordiais para o desenvolvimento de habilidades e competências de professores em formação, pois é esperada dos licenciados, a capacidade de “incentivar atividades de enriquecimento cultural” e “desenvolver hábitos de colaboração e trabalho de equipe” (BRASIL, 2001). Tais experiências precisam ser vivenciadas no processo de formação.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados acima expostos, foi possível inferir que a Primeira Mostra de Música da Escola Estadual Senador Novaes Filho cumpriu a sua função de espaço pedagógico para aprendizagem e experiência musical por proporcionar aos alunos tanto o conhecimento de novos instrumentos musicais quanto a apreciação de músicas de diferentes gêneros e estilos. Os concertos-aula geraram novos conhecimentos aos alunos, construídos de forma participativa e consistente por serem ministrados por especialistas do instrumento estudado. A apreciação musical foi fundamental para a formação geral do aluno e importante, também, para o crescimento cultural deles, uma vez que muitos não têm a oportunidade de participar de concertos de músicas eruditas ou apresentações de músicas populares ao vivo e, mesmo que tenham, dificilmente poderão interagir com os músicos, tirando possíveis dúvidas sobre os instrumentos ou sobre o estilo musical. Além da participação dos alunos da escola, que reflete o quão significativa foi para a comunidade escolar, a Mostra também contribuiu para a formação de estudantes da Licenciatura em Música da UFPE, seja como instrumentistas ou como futuros docentes responsáveis por atuar, de forma efetiva, na educação musical brasileira.
Palavras-chave: PIBID, Ensino de Música, Formação inicial de professores de música.