65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE COMPARATIVA DO ADENSAMENTO URBANO OCORRIDO NOS ANOS DE 1985, 1996 E 2007 NO ENTORNO DO ESTUÁRIO DO RIO COCÓ-FORTALEZA/CE A PARTIR DE IMAGENS TM/LANDSAT-5 E SIG
Eduardo Viana Freires - Mestre em Geologia - Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC/CE
Daniel Dantas Moreira Gomes - Mestre em Geologia - Universidade de Pernambuco – UPE
José Antonio Beltrão Sabadia - Prof. Dr./Orientador - Programa de Pós-Graduação em Geologia– UFC
Cynthia Romariz Duarte - Profa. Dra./Orientadora - Programa de Pós-Graduação em Geologia– UFC
INTRODUÇÃO:
Como a maior parte dos corpos d’água em áreas urbanas do território brasileiro, o Rio Cocó, que cruza a porção oriental da cidade de Fortaleza-Ce, é marcado por forte intervenção humana. Ao longo de seu curso podem ser observadas obras de infraestrutura pública, como pontes e estradas, além de prédios comerciais e, sobretudo, áreas residenciais, que vão desde habitações insalubres, representadas por favelas, até aquelas fruto da especulação imobiliária que atende a pessoas de alto poder aquisitivo.

As mudanças provocadas por essas obras não só alteram a paisagem local, como também, comprometem a biodiversidade, impossibilitam a navegação, inibem atividades recreativas, educativas e turísticas, inviabilizando, consequentemente, o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
A situação se torna mais grave quando se considera que a vegetação que margeia o Rio faz parte de área de preservação permanente (APP) de acordo com o Código Florestal Brasileiro (Lei nº 4771/1965). Além disso, seu trecho estuarino, que apresenta 13 km de extensão, faz parte do Parque Ecológico do Cocó, criado através do decreto estadual nº 20.253/1989, e ampliado a partir do decreto n° 22.587/1993, totalizando uma área de 1.155,2 hectares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Como forma de alertar sobre o agravamento dos impactos gerados ao longo do Rio Cocó pelas ações humanas, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de uso da cobertura do solo no entorno de seu estuário nos anos de 1985, 1996 e 2007, utilizando como suporte de avaliação das mudanças ocorridas as imagens do satélite TM/Landsat-5 e reconhecimento de campo integrados em ambiente SIG.
MÉTODOS:
O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas. Uma relacionada com a criação do banco de dados no SPRING 5.0.6, outra com a criação do banco de dados no TERRAVIEW 3.3.0.

No SPRING foram elaborados, a partir das imagens TM/Landsat-5, os mapas de uso e cobertura do solo para os anos de 1985, 1996 e 2007. O procedimento consistiu na interpretação visual das imagens em diferentes composições em RGB (4-5-3; 4-3-2; 4-7-3; 5-4-2), subsidiada por atividades de reconhecimento de campo e consultas a dados cartográficos, aerofotográficos e orbitais, que resultaram na elaboração de mapas de uso e cobertura do solo para cada ano de imageamento. Em cada mapa foram definidas 09 unidades de uso e cobertura do solo (Área Urbana; Rio; Vegetação Natural; Planície Hipersalina; Lagoas e alagadiços; Dunas; Faixa de Praia; lagoas Interdunares Intermitentes; Bancos de Areia), que foram quantificadas e comparadas.
No TERRAVIEW os mapas de uso e cobertura do solo foram submetidos à técnica de sobreposição, através do método Diferença, que permitiu avaliar a evolução urbana na área de estudo para os períodos de 1985-1996, 1996-2007 e 1985-2007.
O trabalho de campo subsidiou a interpretação visual das imagens e permitiu o levantamento de impactos da urbanização no estuário do Rio Cocó.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As modificações que ocorreram no entorno do estuário do Rio Cocó podem ser constatadas a partir das mudanças nas áreas das unidades de uso e cobertura do solo nos anos de 1985, 1996 e 2007.
A Área Urbana foi a unidade que apresentou a mudança mais expressiva entre 1985 e 2007. Entre 1985 e 1996 houve um crescimento de 12,95% (5,85 Km²) em sua área, enquanto no período entre 1996 e 2007 o seu avanço continuou e apresentou um incremento de 8.49% (3,84 Km²). Durante todo o período analisado a malha urbana cresceu 9,69 Km². A ampliação da Área Urbana se deu a partir de seu avanço sobre as demais unidades de uso e cobertura do solo, como Vegetação Natural, Rio, Planície Hipersalina, Lagoas e Alagadiços e Dunas.
Essa evolução esteve associada à construção de importantes avenidas, ao aumento de prédios residenciais e comerciais no entorno do estuário como resultado da especulação imobiliária, à construção de conjuntos habitacionais, a ocupações irregulares na planície de inundação do Rio Cocó e nas dunas dos bairros Sabiaguaba, Manoel Dias Branco e Praia do Futuro.
O resultado da urbanização é a supressão da mata ciliar, erosão das margens do rio e seu assoreamento; aterramento do mangue e impermeabilização dos solos; lançamento de efluentes e resíduos sólidos no rio; incêndios, etc.
CONCLUSÕES:
Através da análise realizada a partir das imagens Landsat-5 de 1985, 1996 e 2007 pôde ser constatada a evolução urbana em torno do estuário do Rio Cocó. Entre as 09 unidades de uso e cobertura do solo mapeadas a única que apresentou crescimento ao longo dos 22 anos foi a Área Urbana, com um incremento de 21,44% (9,69 Km²).
Considerando a área urbana acrescida, o período compreendido entre 1985 e 1996 representou 60,37% (5,85 km²) da expansão urbana, enquanto o intervalo entre 1996 e 2007 representou 39,63% (3,84 Km²) do total (9,69 Km²). Isso se explica pelo fato de no primeiro período ter havido intervenções mais significativas por parte do poder público através de obras de infraestrutura que, associadas à dinamização do setor de comércio e serviços, atraiu mais moradores para área. Enquanto no período seguinte, foi observada uma redução gradativa das áreas passíveis de ocupação e uma grande valorização da terra em muitos bairros da região, reduzindo, também, a taxa de expansão da malha urbana.
Os resultados apresentados apontam para a necessidade de um monitoramento sistemático da expansão urbana na área; para identificação e controle das cargas poluentes de origem residencial e comercial; para o fomento da educação ambiental e para a ampliação do efetivo de policiais na fiscalização do Parque Ecológico do Cocó.
Palavras-chave: Evolução Urbana, Uso e cobertura do Solo, Impactos.