65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Analise econômica dos resíduos gerados na perfuração de petróleo: Um estudo realizado no município de Catu/Ba.
Henrique Cardoso Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Heloisa Lemos de Santana - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa
Árina Ferreira dos Santos - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa
Iqui Sallen Santos Avelino - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa
Monike de Jesus Santos - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa
INTRODUÇÃO:
O presente resumo consiste em um relato de experiência por parte do bolsista do PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do curso de Licenciatura em Química do IFBaiano Campus Catu, que desenvolve atividade no Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa. O presente trabalho provém de um estudo realizado pelos discentes do ensino médio integrado do curso Técnico em Petróleo e Gás, este curso atende a demanda deste profissional no mercado de trabalho do município e região. Sendo este setor uma das maiores economias do município. (IBGE,2010)
A atividade em questão propôs uma analise econômica dos resíduos gerados na perfuração de petróleo que ocorre diariamente no município, saber qual a sua destinação, se há retorno socioambiental na finalidade destes. Os estudos aqui relatados tiveram inicio no mês de Maio, e se estenderam até o mês de Outubro de 2012, atendendo as expectativas dos autores, uma vez que as percepções durante todo processo em si proporcionaram o entendimento de conteúdos outrora vistos apenas em sala de aula, e são estas percepções e entendimento que serão exposto nessa produção acadêmica. Por fim, este projeto cumpre uma proposta extensiva por parte do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, relacionando à comunidade onde o mesmo está inserido.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente produção tem como objetivo compreender, a que fim se destina os resíduos de petróleo das sondas terrestres, se esses de alguma forma são utilizados, se são contaminantes, enfim, sé há algum aproveitamento econômico no beneficiamento. Se sim, como ocorre este processo. Dito isto, este estudo leva o discentes a campo para reconhecimento de seu futuro ambiente de atuação.
MÉTODOS:
Realizado em: Revisão de sites e periódicos confiáveis; Visitação em oito empresas locais que trabalham com petróleo e seus derivados; Aplicação de Questionário as empresas em questão, no intuito de criar um diagnostico preciso para tratar sobre o tema; Produção de material para divulgação de informações parciais para a comunidade escolar estar conhecendo a atividade e Confecção de material acadêmico textual para a publicação em eventos específicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após o embasamento teórico, os estudantes foram a campo, visitando empresas que fazem parte do contexto desta atividade. Durante este processo apenas uma empresa aceitou ceder informações especificas sobre seus resíduos, sendo esta única um exemplo a ser seguido.
A referida empresa doa resíduos produzido nas sondas terrestres, em especial a argila que provém do processo de extração do petróleo, para as cerâmicas, esta argila é beneficiada e utilizada na produção de blocos para construção civil. São doadas cerca de cinco toneladas diárias deste material para esta destinação. Todo esse processo é acompanhado pelo controle de Qualidade da empresa que seguem a risca a legislação, pois este processo é passivo de legislação ambiental, seguindo assim o Art. 3º e 5º, da RESOLUÇÃO CONAMA Nº 23, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1994.
A empresa afirma que a população desconhece que o produto tem como matéria prima um material reciclado de qualidade. A produção em si é barateada para a o produtor, que recebe a doação da argila, porém essa vantagem não é repassada ao consumidor. Algumas cerâmicas recusam a doação do resíduo em questão, uma vez que desconhecem a qualidade da matéria prima doada, acreditam, de forma errônea, que o material pode vir a contaminar o solo e o lençol freático.
CONCLUSÕES:
Por fim, o presente trabalho foi considerado relevante mediante as atividades até então desenvolvidas no âmbito do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoal. Tal relevância é associada ao estudo de fatores econômicos e sustentáveis relacionados a “simbiose entre Catu e a indústria do petróleo e gás” (SACRAMENTO,2008) este processo que foi fundamental para o desenvolvimentos social e econômico do município.
O estudo aqui relatado trás consigo informações importantes de propostas sustentáveis desenvolvidas pela iniciativa privada local. Promovendo assim uma sensibilização por parte da comunidade escolar e local.
Como pôde-se acompanhar, a economia começa na sonda, e o que antes era lixo, agora passa a ser matéria prima, contribuindo para o socioambiental do município. Outro ponto bastante positivo foi à vontade da própria empresa em receber a equipe de autores desta produção, discutir as informações de forma contextualizada, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa.
É pretendido pela equipe autora desta atividade dar continuidade ao projeto, visando outras empresas que tenham iniciativas inovadoras como esta, e poder dar o retorno esperado a comunidade, dando uma visibilidade a ciência desenvolvida no colégio.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Sustentabilidade local, Comunidade e a Escola.