65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
ANÁLISE DOS DEBATES ACADÊMICOS A RESPEITO DA OBRIGATORIEDADE DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Ana Olívia Costa de Andrade - Graduanda na licenciatura do Depto. de Ciências Sociais - UFPB
Simone Magalhães Brito - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Sociais - UFPB
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho propõe uma análise sistemática dos debates em torno da introdução obrigatória da disciplina de Sociologia no currículo do Ensino Médio brasileiro, a fim de compreender e problematizar o que se entende como função da Sociologia nesse nível de ensino, considerando que existe um debate teórico a respeito do papel do Sociólogo e da Sociologia como ciência da sociedade. A partir dessa análise, é possível refletir sobre o processo que resultou na obrigatoriedade da Sociologia no currículo brasileiro do Ensino Médio em 2008. Tendo em vista que a Sociologia tem uma história de intermitência no currículo escolar do país e que, com isso, surgiram intensas discussões no meio acadêmico e nas mídias sobre a obrigatoriedade da disciplina na educação básica, torna-se necessário analisar o discurso dos acadêmicos, sobretudo da área de Sociologia e Educação, referente a necessidade ou não dessa disciplina. A partir dessa análise, e da delimitação do que se espera dessa disciplina no Ensino Médio, é possível compreender melhor os fundamentos teóricos e valores que orientam a discussão sobre a educação no país.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os posicionamentos, favoráveis e contrários, dos cientistas e acadêmicos envolvidos com a questão da introdução obrigatória da Sociologia no Ensino Médio, a fim de mapear suas justificativas e visões do ensino, possibilitando uma reflexão sobre as concepções do papel da Sociologia e uma possível resposta a respeito da função da Sociologia na educação básica.
MÉTODOS:
Levantamento dos debates e manifestações públicas de acadêmicos envolvidos com a temática da obrigatoriedade da Sociologia no Ensino Médio, nas variadas mídias (jornais eletrônicos, bloggers, vídeos de entrevistas na televisão e conferências acadêmicas, revistas, sites, entrevistas) no período de 2008 a 2013. Mapeamento da produção acadêmica sobre o tema, exame da lei e documentos referentes a institucionalização da disciplina, e, por fim a aplicação de entrevistas semiestruturadas a acadêmicos diretamente envolvidos com o processo de inserção da Sociologia na educação básica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados colhidos demonstram uma clara falta de consenso entre os acadêmicos em relação à função do sociólogo e da Sociologia, e também disputas acerca da compreensão dos objetivos do Ensino Médio. Alguns dos entrevistados, assim como parte daqueles que participaram dos debates na época da implantação, defendem que a Sociologia tem o papel de ‘refletir’ e ‘explicar’ o ‘social’, mas não deveria se envolver no sentido de ‘transformar a sociedade’. Por outro lado, há uma parcela significativa que defende que a disciplina tem o papel de subsidiar transformações sociais. O primeiro posicionamento critica a moralização da Sociologia, o segundo defende que é função da disciplina possibilitar uma visão crítica dos fenômenos sociais a quem a estuda, que deve se vincular a ação no sentido de transformação do social.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que, para quem defende a Sociologia no Ensino Médio, a função da disciplina é levar os indivíduos a uma visão crítica dos fenômenos sociais que o envolve, possibilitando ao mesmo interagir com criticidade no meio social. Para quem é contrário a introdução obrigatória da Sociologia no Ensino Médio, o papel da Sociologia é produzir conhecimento a cerca de seu objeto, não cabendo a disciplina uma função civilizatória e moralizadora. A crítica de quem não defende ter Sociologia na educação básica, é que quem defende espera fazer da ciência Sociologia uma educação moral e cívica de orientação política de esquerda, proselitismo; alegam também que ter Sociologia no Ensino Médio corresponde a interesses coorporativos a fim de obter uma reserva de mercado para licenciados em Ciências Sociais. Por outro lado, quem acha necessário ter a disciplina no Ensino Médio, alega que é papel da Sociologia trazer um novo olhar sobre o objeto de estudo, que a partir de conhecimentos sociológicos, pode-se ter um alunado mais envolvido e ciente dos conflitos sociais, o que resultaria numa sociedade civil mais participativa. Há uma disputa em relação a definição do que é Sociologia e do papel do sociólogo, assim como há também uma disputa que se refere a visão a respeito do Ensino Médio e do modelo curricular adotado no país.
Palavras-chave: Função da Sociologia, Sociologia no Ensino Médio, Obrigatoriedade.