65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS: PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Nathalia Fonsêca Cintra - Universidade Católica de Pernambuco
Ariane Lorena de Souza Silva - Universidade Católica de Pernambuco
Liderlânio de Almeida Araújo - Universidade Católica de Pernambuco
Lucia Fernanda C. da Costa Leite - Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A escola está passando por um momento de transformações e o professor deve adequar-se a essa realidade que visa desenvolver a construção do processo de ensino aprendizagem na sala de aula de maneira a proporcionar uma ruptura com as metodologias tradicionais, desenvolvendo atividades dinâmicas e associadas ao cotidiano do estudante. Existe um número considerável de professores que buscam manter-se nessas formas tradicionais. Para que haja um progresso no ensino é necessário que o educador seja democrático como argumentou Freire (1996) “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Os estudantes não apreciam as aulas de química justificando-se que é difícil compreender as fórmulas e teorias que são abordadas em meras aulas expositivas sem a contextualização com a realidade do educando. A química possui um leque diferenciado de experiências que explicam de maneira simples diversos fatos que ocorrem nas atividades do dia a dia, como por exemplo, a produção do iogurte a partir do leite, papel queimado, palha de aço que enferruja, um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios, produção de vinhos, dentre outras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Visando a desmitificação do ensino de química buscou-se nesse trabalho realizar experimentos que apresentem soluções práticas para o entendimento e a resolução de problemas.
MÉTODOS:
O estudo foi desenvolvido com a participação de 14 educandos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Luís Delgado, em Recife. A prática consistiu inicialmente na aplicação de um questionário com quatro questões, para analisar o conhecimento prévio do educando a cerca do tema “Os Fenômenos Químicos e Físicos no Cotidiano”, em seguida foram realizados experimentos pelos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade Católica de Pernambuco que participam do Programa de Iniciação a Docência (PIBID). Após o desenvolvimento da atividade foi reaplicado o questionário para analisar o conhecimento adquirido pelos estudantes a partir das atividades experimentais. A questão 1 tratava do conceito de fenômenos químicos; a questão 2 discutia o conceito de fenômeno físico e a terceira e a quarta questões listavam uma série de atividades correlacionadas ao cotidiano. Na questão 3 foram disponibilizadas várias situações de fenômenos, onde os estudantes deveriam classificá-los em químicos e físicos. Na questão 4 foram apresentadas várias figuras representando os fenômenos a serem classificadas pelos discentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a aplicação inicial do questionário evidenciou-se que 57% dos estudantes sabem o conceito de fenômenos químicos e que 43% conseguiram acertar a definição do conceito de fenômenos físicos. Revelando, assim a necessidade de abordar esse conteúdo de forma simples e prática, uma vez que, esse assunto é importante para a compreensão da organização das estruturas. Um exemplo prático é quando separamos, por simples processo, o sal da água do mar. Outro exemplo é preparação do iogurte a partir do leite que não retorna a sua forma original. Após a explanação do conteúdo verificou-se que a porcentagem de acertos atingiu 100%. As análises da terceira e quarta questões evidenciaram que antes da prática o percentual de acertos não atingiu cinquenta por cento, entretanto, após a demonstração do experimento evidenciou-se que a média de acertos em torno de oitenta por cento. A questão que relacionava a produção de vinhos não obteve um resultado de aprendizado expressivo, reforçando assim a necessidade de se trabalhar em sala de aula temas ligados ao cotidiano.
CONCLUSÕES:
A atividade prática na sala de aula despertou o interesse e a curiosidade dos estudantes em entender esse conteúdo, porém, isso por se só não provoca a mudança no processo do ensino aprendizagem é necessário integrar a essa prática as demais ferramentas de ensino para que, assim, o educando desenvolva os mecanismos de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Química.