65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
IMPLANTAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HILDA MIRANDA NASCIMENTO
Sandra Duarte Ferreira - Profª. do Depto.de Química-UFES. Coord. de área do PIBID/Química
Leonardo Cruz de Andrade - Profº. Ensino Médio e Técnico - Depto.de Química – Profº Ref. PIBID/UFES
Alexander Rodrigues Rangel - Licenciatura em Química - Depto.de Química – Bolsista PIBID/UFES
Bárbara Silva Figueiredo - Licenciatura em Química - Depto.de Química – Bolsista PIBID/UFES
Carlos Vinícius Guimarães Silva - Licenciatura em Química - Depto.de Química – Bolsista PIBID/UFES
Emilane do Carmo Francino Abreu - Licenciatura em Química - Depto.de Química – Bolsista PIBID
INTRODUÇÃO:
O ensino de Química ofertado aos alunos do ensino médio – EM, tem passado por transformações com a adesão das novas tecnologias como estratégias de aprendizagem e apoio aos alunos e professores. Dentre estas novas tecnologias destacam-se a criação de sites, blogs, fóruns e interações por redes sociais (Twitter, Facebook, etc..). Entretanto, em outros níveis de ensino, o uso dessas ferramentas deixa o âmbito da improvisação e adquire um formato mais profissional e dinâmico, com o uso de plataformas educacionais como ferramentas de apoio ou como ator principal na interação aluno, professor e conteúdos ministrados. Como exemplo de plataforma destaca-se a plataforma Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Hoje, um desafio que é posto aos profissionais do ensino básico é implementar a plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, seja disponibilizando conteúdos, recursos didáticos pedagógicos, interações interdisciplinares ou até mesmo processos avaliativos. "É preciso que se criem situações que facilitem verdadeiras aprendizagens, tomadas de consciência de valores de uma identidade moral e cívica" (Perrenoud, 2000). Além disso, tais mecanismos permitem a interação entre os alunos e professores em fóruns de discussão, resolvendo-se questões em qualquer tempo e lugar, fomentando o interesse e o aprendizado dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Adequar os conteúdos de química administrados em sala aos alunos do ensino médio através da plataforma Moodle, como estratégia no processo de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
A implantação da plataforma Moodle na Escola EEEM “Professora Hilda Miranda Nascimento” para a disciplina de química, iniciou-se com a criação de um domínio de internet (www.actiend.com.br/ead) e a aquisição de um serviço de hospedagem deste endereço. Em seguida foi realizada a instalação e configuração da plataforma Moodle 2.4+ com o suporte de tutoriais da plataforma (https://moodle.org/?lang=pt_br) e de profissionais de Tecnologia da Informação. Feita a instalação e configuração inicial, os professores, a equipe pedagógica e os monitores de química do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, fomentado pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, estudaram e aprenderam a configurar a plataforma para disponibilizar os recursos didáticos pedagógicos aos alunos na forma de notas de aulas, vídeo, exercícios, textos interdisciplinares e interações por meio de redes sociais.
Num segundo momento, os alunos foram orientados como acessar e utilizar a plataforma por meio de desafios e dinâmicas de grupo, aguçando sua curiosidade, criatividade e pró-atividade em utilizar a plataforma. Tendo efetuado o cadastro, cada aluno começou a acessar os conteúdos disponibilizados e esclarecer dúvidas por e-mail ou mesmo pessoalmente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A plataforma foi implantada e configurada no endereço www.actiend.com.br/ead de maneira que o próprio aluno seleciona o seu curso e se cadastra no sistema, criando nome de usuário e senha.
Houve adesão maciça ao uso da plataforma, superior a 90%, os alunos passaram a toma-la como referência e apoio ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Ocorreram fortes estímulos e interações sociais, com compartilhamento de ideias, conteúdos e esclarecimento de dúvidas. Os alunos passaram a ter uma postura mais pró ativa em busca do conhecimento e de seu aprendizado. Cresceu o interesse dos alunos pela disciplina, tendo uma visão da química como uma ciência mais real, cotidiana e contemporânea, dada a interação com os recursos didáticos e tecnológicos da plataforma. Os alunos sentiram-se mais valorizados e atendidos pela escola, ao ter um recurso tão rico e sofisticado à sua disposição.
CONCLUSÕES:
A experiência com a implantação e configuração da plataforma Moodle para o ensino da disciplina de química foi muito dinâmica e incrementou de fato o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Escola Professora Hilda Miranda Nascimento. O apelo motivacional, dada a contextualização das ferramentas tecnológicas e educacionais ao cotidiano dos alunos, aproximou-os dos conteúdos da disciplina de química, possibilitando construções mentais alternativas a didática tradicional e que levaram de fato ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados. Por fim, a valorização e as interações sociais com os alunos durante o projeto, elevou sua auto-estima, fator muito determinante no processo como um todo, dadas condições e o contexto familiar e social difícil que muitos destes alunos vivenciam.
Palavras-chave: Química, Tecnologias, Aprendizado.