65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ESTUDO DA PAISAGEM DO CERRADO UTILIZANDO A TÉCNICA DE CROQUI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/GEO/UFMT.
Juliana Loiola de Araujo - Depto. de Geografia - UFMT
Pâmela Mayara Pereira Basílio - Depto. de Geografia - UFMT
Pedro Aparecido Barreto de Melo - Depto. de Geografia - UFMT
Leida Maria de Souza Lima - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Geografia - UFMT
Solange Flôres de Souza - Profª Supervisora - PIBID/UFMT
INTRODUÇÃO:
Conforme Sturza (2011) a paisagem é considerada como um conceito-chave da Geografia e entendida como tudo que é perceptível aos sentidos, sendo constituída através da relação do homem com o meio natural. No entanto, sua aplicação no ensino de Geografia se mostra falha, fato que pode ser observado nos livros didáticos, onde poucos apresentam sua definição. No primeiro semestre de 2012, realizamos um trabalho com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, onde no papel de bolsistas do PIBID/Geografia/ICHS/CUR/UFMT aplicamos atividades teóricas e práticas com os alunos no sentido de ressaltar a relevância da categoria de análise em tese, uma vez que se trata da complementação de estudos dos Biomas Brasileiros. Primeiramente, realizamos discussões em sala de aula com os alunos amparados em pressupostos teóricos da temática supracitada, em seguida, partimos para a aula de campo. Após analisar os elementos da paisagem, cada aluno confeccionou seu croqui representando os fenômenos estudados. Constatando a importância da junção de teoria e prática para a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à paisagem, desde a observação simples, até o levantamento fotográfico, coleta de amostras, por exemplo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propor uma técnica onde através da observação, os alunos representem uma paisagem com todos os elementos que são elencados no conceito de paisagem; possibilitar uma maneira dinâmica de aprender o conteúdo além da teoria aplicada em sala de aula; reafirmar a importância do conceito de paisagem no ensino de Geografia por meio da teoria e prática.
MÉTODOS:
Antes de realizar as atividades descritas na primeira sessão, nos dedicamos, enquanto bolsistas do PIBID, ao levantamento teórico, bem como o reconhecimento da área a ser visitada. Em seguida, repassamos tais pressupostos teóricos aos alunos no intuito de prepará-los para as atividades de campo, onde os alunos foram divididos em grupos e contaram com a orientação dos bolsistas e da professora supervisora do PIBID. Após a concretização de um roteiro de visita preestabelecido, os alunos usaram da técnica do croqui para representar suas observações realizadas. A partir da releitura da paisagem disposta e da orientação dada aos alunos, cada um deles confeccionou um desenho, em geral feito em três planos: no primeiro, a representação da pastagem, no segundo a representação da mata e as formações arbóreas e, no terceiro a representação do céu, do comportamento das nuvens, ou seja, a retratação do tempo no momento em que os fenômenos foram observados. Tais atividades foram realizadas no período de abril/2012 a junho/2012, nas proximidades da Rodovia do Peixe (MT 471), onde apesar da ação antrópica, propiciou trabalhar os elementos que compõem a paisagem. Assim os alunos tiveram a oportunidade de verificar aspetos geográficos, que apenas em teoria não seriam suficiente à compreensão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observando a paisagem, foi possível identificar os elementos naturais que discutimos em sala de aula, os quais foram representados pelos alunos, através dos croquis que produziram ainda durante o trabalho de campo. Com a realização desse estudo acompanhado pela técnica proposta, reafirmarmos a importância do conceito-chave que apontamos para o ensino de Geografia, que se concretizou pelo contato direto com o objeto de estudo, levando o aluno a refletir além dos elementos visíveis. Os mesmos nos relataram que os elementos não visíveis também foram percebidos, através do som dos pássaros, o vento, o calor, o cheiro da mata, entre outros. Elementos esses, que não podem ser percebidos apenas por imagens e material teórico aplicado em sala de aula. Desta feita, podemos dizer que o estudo da paisagem propiciou aos alunos uma complementação da teoria estudada em sala de aula, principalmente porque a sua análise teve como suporte a confecção do croqui, que expressa graficamente todos os elementos e fenômenos naturais observados em campo, o que auxiliou na compreensão, bem como na memorização do conteúdo.
CONCLUSÕES:
Os alunos representaram os elementos presentes na paisagem do Cerrado, como o relevo, a vegetação e, as rugosidades produzidas pela ação antrópica. Assim, as atividades realizadas mostraram-se bem sucedidas, uma vez que para a confecção do croqui os alunos necessitavam compreender o assunto proposto, bem como dominar suas características. Sendo assim, constatamos que a utilização da técnica de croquis durante o processo de ensino aprendizagem é uma ferramenta que aliada ao desenvolvimento do processo criativo e contribuem para o amadurecimento dos conceitos teóricos trabalhados, pois permite que os alunos recriem graficamente a paisagem estudada, registrando a sua compreensão do que está posto ao redor, desenvolvendo habilidades que permitem uma observação aprofundada de elementos que fazem parte do cotidiano, mas que em alguns momentos não são percebidos pelos alunos.
Palavras-chave: Metodologia, Observação, Percepção.