65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
INDICADORES DE QUALIDADE DAS FRUTAS BANANA, LIMÃO, MAMÃO E MARACUJÁ OFERTADAS EM TRÊS SEGMENTOS DE MERCADO EM CHAPADINHA-MA
Ivo Rodrigues de Oliveira Neto - Graduando em Agronomia – CCAA/UFMA
Hellen José Daiane Alves Reis - Graduando em Biologia – CCAA/UFMA
Luana Ribeiro Silva - Graduando em Agronomia – CCAA/UFMA
Karen Lynny Carneiro da Silva - Graduando em Biologia – CCAA/UFMA
Priscyla Thais de Araujo Coelho - Graduando em Biologia – CCAA/UFMA
Maria da Cruz Chaves Lima Moura - Profa. Dra./Orientadora – Lab. de Biometria- CCAA/UFMA
INTRODUÇÃO:
Nos últimos 21 anos, o Estado do Maranhão plantou uma área média de 28.236 ha, colhendo uma produção média total de 453.449 toneladas de frutas, com participação regional insignificante (apenas de 6,9% da área cultivada e 4,9% da produção) e produtividade média de 207 ton/ha, com destaque para o limão (73,5 ton/ha), Moura & Silva (2012).
Ressalta-se que as frutas mais consumidas na capital São Luís são: banana, laranja, abacaxi, mamão e abacate, nesta ordem de preferência, sem levar em consideração a faixa de renda. O maior consumo de abacate e abacaxi se dá na faixa de renda das famílias que ganham mais de 20 salários mínimos. Os consumidores de menor poder aquisitivo (até dois salários mínimos) consomem em maior quantidade, a banana e laranja (INAGRO, 2005). É importante o consumo regular do limão, pois é fundamental para preservação da vida e promove a longevidade.
É preocupante o cenário de oferta e de qualidade das frutas, nos diversos segmentos de mercado no Maranhão, pois ainda importam-se quase tudo que se consome. Provavelmente, o principal fator limitante seria a falta de incentivo de produção e de consumo local. Neste sentido, há necessidade de pesquisa sobre os segmentos de mercado que ofertam in loco, produtos hortícolas de melhor qualidade e menor preço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar os segmentos de mercados feira livre, supermercado e sacolão quanto aos indicadores de qualidade dos produtos Banana, Limão, mamão e maracujá, em Chapadinha-MA.
MÉTODOS:
Para caracterizar os segmentos de mercados feira livre, supermercado e sacolão quanto aos indicadores de qualidade dos produtos Banana, Limão, mamão e maracujá, em Chapadinha-MA, comprou-se 120 produtos, sendo trinta de cada fruta, no mês de março de 2013. Em seguida, os levou ao Laboratório de Biometria, do CCAA-UFMA para quantificar os indicadores de qualidade das frutas: peso (kg), comprimento (cm), diâmetro maior (cm), diâmetro da cavidade interna, espessura e peso da casca, rendimento da polpa (maracujá), teor de sólidos solúveis (grau brix) medido com refratômetro e cor da casca e da polpa.
Para análise dos indicadores de qualidade das frutas estimou-se os parâmetros estatísticos de média, variância, desvio padrão e coeficiente de variação, conforme cálculos preconizados por (TRIOLA, 2008) e diagramação dos dados por meio de histogramas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No segmento supermercado observou-se que a banana apresentou maior média de diâmetro (3,34cm), o mamão, maiores médias de comprimento (23,92cm), diâmetro (10,48cm) e espessura de casca (0,53mm). Já o maracujá obteve maiores peso médio (0,21kg), comprimento (10,2cm), rendimento de polpa (0,067kg), peso da casca (0,157kg) e mais doce com teor de sólidos solúveis em torno de 13%.
No segmento sacolão, as bananas apresentaram maior peso médio (0,081kg), maior comprimento (12,3cm) e mais doce, com teor de sólidos solúveis em torno de 24%. O limão se destacou em maior preço do produto. O mamão foram os menores valores, e o maracujá com a maior média de diâmetro (8,07cm).
No segmento de mercado da feira livre verificou-se que as bananas apresentaram maior rendimento de polpa (85,10g); os limões mais pesados, maior comprimento e diâmetro, os mamões com ótimo peso (0,556kg), grau brix de 12,8 e menor cavidade interna (3,12cm).
CONCLUSÕES:
Conclui-se que no segmento sacolão, a banana apresentou melhores indicadores de qualidade (peso, comprimento e mais doce). No segmento feira-livre, para os produtos mamões e limões destacaram os indicadores de qualidade peso, teor de sólido solúvel e menores cavidades internas. No segmento supermercado, o maracujá, apresentou melhor indicador de qualidade para peso, comprimento, teor de sólidos solúveis e rendimento de polpa.
Palavras-chave: Medidas de dispersão, Biometria, Ofertas de frutas in natura.