65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Desenvolvimento de Multimídias sobre conceitos fundamentais de Física Moderna no Ensino Médio
Euza Priscila Santos Lima - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas - IFAM
José Anglada Rivera - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas - IFAM
INTRODUÇÃO:
Este presente artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Desenvolvimento de multimídias sobre os conceitos fundamentais de física moderna no ensino médio”. Nossa motivação para tal pesquisa foi a verificação que o ensino de física encontra-se em muitas escolas desvinculada com a realizada vivenciada pelos alunos nos seu cotidiano, sabemos que a sociedade que o alunato está inserido eh a que apresentada transformações científicas e tecnológicas, mas quando analisamos ensino da ciência, especificamente o ensino de física percebemos que este se encontra desvinculado com esses avanços, não temos a pretensão de no ensino médio tornar os alunos cientistas ou físicos, pretendemos oferecer subsídios necessários para este possa compreender o mundo em que está inserido e se o mesmo quiser continuar no caminho da buscar científica o mesmo tenha condições acadêmica para efetuar tal escolha.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver um sistema de práticas demonstrativas reais e virtuais que possam ser usadas como materiais auxiliares, na introdução dos conceitos da física moderna no ensino médio.
MÉTODOS:
Para realização dessa pesquisa traçamos três momentos de execução, o primeiro foi a revisão bibliográfica do tema buscando pesquisas que pudesse fornecer base para nossa fundamentação teórica, a verificação de livros didáticos (tanto do ensino médio quando do ensino superior) que abordavam os conteúdo de física moderna e por fim analisamos os documentos do MEC para constatar o que o mesmo espera do ensino de física aos alunos de ensino médio. A segunda etapa foi fazer uma pesquisa de campo para a detectamos em que condições se encontra o ensino dos conceitos de física moderna nas escolas da rede publica de Manaus, nas quais foram aplicados dois questionários a todas a turmas de terceiro ano do ensino médio, o primeiro chamamos de “questionário de sondagem” para traçamos o perfil dos alunos entrevistados e o segundo “questionário do aluno” que contem dez questões conceituais sobre física moderna, e ainda aplicamos um terceiro questionário aos professores da disciplina de física, para sabemos qual a sua opinião a respeito da introdução dos conceitos de física moderna no ensino médio. O terceiro momento foi a construção do sistema de multimídias que auxiliarão os professores a ministrar as aulas sobre física moderna, esse sistema é constituído por simulações e filmagens dos experimentos presentes no laboratório da instituição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado da primeira etapa de execução, foi possível detectar que outros pesquisadores, principalmente fora do estado do Amazonas percebem a necessidade do ensino da física moderna no ensino médio como auxilio para compreensão do dinamismo da ciência e do cotidiano a qual os alunos estão inseridos. Na segunda etapa percebemos que os alunos possuem pouco ou quase nada de conhecimento dos conceitos de física moderna, tal conclusão é possível pelo fato que o numero de acertos do “questionário do aluno” é em média três acertos, e ainda observamos que os próprios professores da rede são favoráveis a inserção dos conceitos no ensino médio, mas apontam como maior dificuldade é o recurso para ensinar esses conceitos, observação tal que nos motivou a criação desse sistema de multimídias para auxiliar esse professor no momento de ministrar suas aulas e consequentemente os alunoscom a aprendizagem dos conceitos abordados pelo professor. Sistema que facilitou a compreensão dos conceitos, pois os alunos agora podiam ver os experimentos e que os fenômenos presentes neles são explicados atraves dos conceitos explicados teoricamente pelo professor.
CONCLUSÕES:
O ensino presente na sala de aula está relacionado com a Física Clássica, ou seja, antes de 1900, e hoje além da Física Clássica também presenciamos fortemente a presença da Física Moderna, então poderíamos aproveitar esse avanço tecnológico e cientifico proporcionados pela Física nas aulas de Física no ensino médio. Sabemos ainda que o professor precisa compreender essa necessidade, pois ele é um dos personagens principais para o sucesso ou fracasso dessa progresso. Esperamos com a introdução dos conteúdos de Física Moderna que os alunos consigam associar os fenômenos que estão presentes no seu cotidiano e compreendam os conceitos físicos que explique tais fenômenos, uma vez que percebemos ao analisar os dados fornecidos pela correção do questionário aplicado aos alunos, notamos que eles não conseguiram responder nem 50% das questões em média, fator preocupante uma vez que esses alunos estão concluído seu ciclo básico de educação, e deveria possuir assim como sugerido pelo PCN uma cultura sobre o conhecimento físico. Portanto, desejamos que os alunos de ensino médio compreendessem os conceitos básicos de Física Moderna como o efeito fotoelétrico, dualidade da onda, modelo atômico de Bohr entre outros assuntos, através do sistema de multimídias, e antes de finalizamos gostaríamos que nossa pesquisa incentivasse outros pesquisadores a buscarem soluções para esse impasse no ensino de física.
Palavras-chave: Física Moderna, Simulações, Ensino Médio.