65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
IDENTIFICAÇÃO DOS COMPOSTOS VOLÁTEIS PRESENTES EM FRUTOS DE PINHA E GRAVIOLA
Rita de Cássia Correia da Silva - Laboratório de Ecologia Química - IQB - UFAL
Ruth Rufino do Nascimento - Profa. Dra./Orientadora - Laboratório de Ecologia Química - IQB – UFAL
Rousseau da Silva Campos - Dr./Laboratório de Ecologia Química - IQB - UFAL
Edjane Vieira Pires - Doutoranda/Laboratório de Ecologia Química - IQB - UFAL
Daiana Caetano dos Santos - Laboratório de Ecologia Química - IQB - UFAL
Adriana de Lima Mendonça - Profa. Dra./ Laboratório de Ecologia Química - IQB – UFAL
INTRODUÇÃO:
A investigação da composição química dos frutos é de fundamental importância para se avaliarem, seus compostos voláteis, a disponibilidade de nutrientes, a presença de supostos compostos bioativos, desenvolver pesquisas sobre as relações entre dieta e doença, no planejamento agropecuário, entre outros. (LIMA et al., 2007). Dentre as diversas famílias de frutos existentes, destacamos as anonáceas, que compreendem um grande número de gêneros e espécies, sendo a maioria nativa de regiões tropicais e subtropicais. Entre as espécies cultivadas no Brasil de importância comercial, encontram-se a pinha (Annona squamosa) e a graviola (Annona muricata). Ambas, são consideradas de grande importância econômica, devido principalmente ao excelente sabor característico da fruta e sua exploração é direcionada principalmente para o consumo in natura (BRAGA SOBRINHO, 2010). Os resultados obtidos abrem a perspectiva de se utilizar os compostos voláteis presentes em pinha e graviola como atrativos para uma das principais pragas que atacam estas culturas, Cerconota anonella e a futura utilização no seu manejo como forma de controle.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos deste presente trabalho foram identificar e avaliar em termos qualitativos, quantitativos e proporcionais, os compostos voláteis presentes em frutos de graviola (A. muricata) e pinha (A. squamosa) em diferentes estágios de maturação.
MÉTODOS:
No desenvolvimento deste trabalho, foi necessária a coleta de frutos intactos de pinha e graviola, coletados em pomares, localizado em Maragogi - Alagoas. Extratos de compostos voláteis desses frutos nos diferentes estágios foram obtidos através da técnica da aeração, utilizando adsorvente para aprisionar os compostos, os quais, após 24 horas, foram dessorvidos em hexano. Os extratos foram discriminados pelos diferentes estágios de maturação dos frutos: verde, intermediário e maduro. Após adquirir os mesmos, as análises químicas dos extratos foram efetuadas por Cromatografia Gasosa com Detecção por Ionização de Chama (CG- DIC).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nas análises dos compostos voláteis emitidos por frutos de pinha e graviola, em estágio verde e intermediário, são similares tanto nas analises químicas qualitativas quanto quantitativas. Já no estágio intermediário e maduro, no total foram identificados 39 compostos, apresentando em sua constituição, alcoóis, aldeídos, ésteres e em sua maioria terpenóides. As classes de compostos encontradas são comuns a um grande número de espécies de plantas, incluindo constituintes voláteis de frutos, além disso é fato que os mesmos estão envolvidos na orientação do herbívoro em relação ao seu hospedeiro (VAN TOL & VISSER, 2002). Do total, 28 compostos estavam presentes nos extratos de ambos os frutos estudados, constatando assim, a similaridade em termos qualitativos. Já em termos quantitativos, foi possível observar a diferenças de proporções entre os compostos identificados. A razão dos terpenóides para compostos de pinha e graviola foram: β-mirceno (20:1), limoneno (43:5) e p-cimeno (12:1), com destaque para o β-felandreno, cuja razão foi (63:1), torna evidente a diferenciação nos seus perfis químicos em termos quantitativos. Estas diferenças quantitativas podem sugerir que o β-felandreno, seja o provável composto bioativo para a síntese do cairomônio contra seu hospedeiro.
CONCLUSÕES:
O perfil químico dos compostos voláteis emitidos por pinha e graviola é semelhante, porém, com algumas diferenças, do ponto de vista proporcional, entre os compostos, com destaque para o β-felandreno.
Palavras-chave: Annona squamosa, Annona muricata, Compostos voláteis.