65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ESTÁGIO SUPERVISONADO: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O INTERESSE DOS ESTUDANTES DO OITAVO ANO E OS RECURSOS UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DUARTE DA CIDADE DE ARAGUATINS - TO.
Iteglan Pereira da Silva - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Graciete Sousa Barbosa Cardoso - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Leandro Gomes Cardoso - Ciências da Computação – IFTO/Campus Araguatins
Moab Machado Costa Ribeiro - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Helayne da Silva Melo - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Janaina Costa e Silva - Profa. Orientadora – IFTO/Campus Araguatins
INTRODUÇÃO:
O estágio dos cursos de licenciatura é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº 9394/96) onde o cumprimento de suas respectivas cargas horárias é uma condição exigida para a conclusão de curso. A primeira etapa do estágio supervisionado ocorrido na cidade de Araguatins- Tocantins foi à dita fase de observação. Porém o período de observação nas duas primeiras semanas não ocorreu devido à falta de professores de Ciências na região. Apesar disso sabe-se que esses acontecimentos não é exclusividade da cidade de Araguatins, e a escassez de professores, principalmente da área de ciências naturais e exatas, acontece em todo o território nacional. De acordo com o MEC isso ocorre devido o Brasil ser um dos países que menos valoriza a profissão docente, o salário é apontado como reflexo. A pesquisa realizada durante o estágio com os alunos do oitavo ano da cidade de Araguatins - TO teve o intuito de identificar o que mais despertava o interesse deles durante as aulas de Ciências, além de investigar quais metodologias e recursos está mais sendo utilizados pelos professores, “pois se sabe que o ensino de Ciências utilizado da forma correta pode proporcionar aos alunos entenderem o mundo onde vivem, aplicando os conteúdos abordados no cotidiano (LIBÂNEO, 1994)”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Buscou-se conhecer a concepção de estudantes do oitavo ano da escola Municipal Professora Nair Duarte da cidade de Araguatins, extremo norte do Estado do Tocantins, a cerca do que desperta o interesse dos estudantes no estudo de Ciências, investigando quais os recursos e metodologias são utilizadas para esse fim.
MÉTODOS:
A metodologia empregada teve cunho quantitativo, onde as informações foram coletadas no mês Março de 2013, e teve como público alvo os alunos regularmente matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profa. Nair Duarte, totalizando 39 alunos escolhidos de forma aleatória e 100% das turmas de oitavo ano. A cidade de Araguatins que fica situada no extremo Norte do Estado do Tocantins, na Mesorregião conhecida como “Bico do Papagaio”, Araguatins abrange uma área de aproximadamente 2.625 km2, com uma população estimada em 31.323 habitantes, segundo as estimativas do censo do IBGE 2010, a qual apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. O estudo sucedeu por meio de questionários com 11 perguntas fechadas, “usando uma linguagem simples e fácil possibilitando uma melhor compreensão dos dados (AMARO et. al., 2005)”. Os dados foram tabulados no programa Excel 2007 e divulgados no relatório final do estágio supervisionado. Com a leitura dos dados foi possível obter informações acerca da idade e sexo dos alunos, se eles gostavam ou não da disciplina de ciências, os motivos para gostarem e os para não gostarem, os recursos mais utilizados nas aulas e as virtudes políticas que eles mais gostavam nos professores de Ciências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o resultado foi possível identificar que 47% dos alunos das turmas de oitavo ano pertencem ao sexo masculino e 53% ao sexo feminino, ainda foi possível detectar que a maioria deles está dentro da faixa etária correspondente a sua série. No entanto em uma pesquisa similar realizada em Araguatins no ano de 2012, nas escolas estaduais com as turmas de oitavo e nono ano demonstrou que apenas 12% dos alunos possuíam idade superior a faixa etária, já nas escolas do município, 23,68% apresentam idade superior a faixa etária a sua serie. De acordo com a pesquisa também foi possível detectar que 71,11% dos alunos gostam de Ciências, e os motivos que os levaram a afirmar isso foi a forma como os professores explicam os assuntos (31,82%), à relação que eles veem entre a disciplina e o cotidiano (26,14%) e uso de tecnologia como Data Show (15,91%). Os recursos mais utilizados em sala de aula foram os livros didáticos, quadro e pincel/giz (35,48%), texto da internet, vídeos e revistas (24,19%). Para eles o que torna a aula mais interessante é a utilização de recursos audiovisuais (30%), mais explicações do conteúdo (30%), e aulas práticas com o uso de materiais alternativos (24%). Segundo eles os professores de Ciências ideais são os que esclarecem todas as suas dúvidas (71,74%).
CONCLUSÕES:
Embora o acesso à escola seja dado como “universalizado” em todo o Brasil, existe a persistência das desigualdades educacionais entre as zonas rurais e urbanas, por esse motivo os alunos na maioria das vezes buscam outras cidades caso queiram estudar, é o que acontece com alunos entrevistados, quase todos são da zona rural do município de Araguatins. Durante a leitura dos dados ficou evidente que os estudantes apesar de todas as dificuldades gostam de Ciências, e percebem que é uma disciplina importante para a vida deles, é possível ainda observar que o ensino de Ciências continua sendo de forma tradicional, pois os recursos mais utilizados em sala demonstram isso, além disso, existem diferenças de idade entre os alunos das escolas municipais e estaduais.
Diante de tudo, o estágio supervisionado possibilitou a obtenção de conhecimento através de experiências diretas com os problemas concretos da comunidade escolar local, como escassez de professores de Ciências, permitiu ainda à realização de críticas fundamentadas com base nas informações resultantes da experiência direta. É importante frisar que o curso de Ciências Biológicas do IFTO campus Araguatins, passou a existir principalmente devido à carência de professores de Ciências na região.
Palavras-chave: Interesse, Metodologia, Tocantins.