65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS PARA MERCADOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO DO MERCADO PÚBLICO DAS MANGUEIRAS EM JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE, BRASIL.
Graziela da Silva Barbosa - Depto.Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança – IFPE
Rogéria Mendes do Nascimento - Profa. Ma./Orientadora - Depto.Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança – IFPE
INTRODUÇÃO:
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, segundo Medeiros (2002), constitui num documento integrante do Sistema de Gestão Ambiental, com base nos princípios da não geração e da minimização da geração de resíduos. Tais princípios apontam e descrevem as ações relativas ao manejo dos resíduos, de modo a contemplar aspectos referentes “à minimização na geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposição final” (MEDEIROS, 2002). Diante a ausência de estudos, torna-se notável que a Gestão de Resíduos Sólidos é algo visto distante da realidade dos Mercados Públicos. Nesta perspectiva, este estudo apresenta a possibilidade de gerenciar resíduos gerados em mercados e revertê-los em renda. Desse modo, o estudo trata-se de uma abordagem temática de importância ambiental, social e econômica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como principal objetivo, apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Mercado Público das Mangueiras, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, podendo ser adaptável a outros mercados.
MÉTODOS:
O estudo foi desenvolvido nas instalações do Mercado Público das Mangueiras, localizado na região metropolitana do recife, erguido numa área de 11 mil m² com 1300 feirantes em atuação na comercialização de frutas, verduras, roupas, carnes, aves, temperos, etc. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida em 02 etapas: 1) levantamento bibliográfico referente a temática em estudo; e 2) estudo de caso com aquisição dos dados por meio de visitas periódicas ao empreendimento. Foi elaborada uma lista de verificação para identificação dos resíduos sólidos gerados pela atividade do empreendimento, em seguida foi realizada uma entrevista com o administrador do Mercado, os funcionários da prefeitura e os terceirizados. Por meio da técnica da observação com registro fotográfico do ambiente, foi possível acompanhar o processo de geração, coleta, transporte, armazenamento e destinação final dos resíduos sólidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados obtidos resultaram no diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no Mercado. A maioria dos resíduos gerados é orgânicos, composto por frutas, verduras, legumes, retraços e vísceras de carne e peixes, impróprios para a comercialização. Tais resíduos podem ser aproveitados pela compostagem, que segundo Grippe, (2001), apresenta como vantagens a economia de aterro, o aproveitamento agrícola da matéria orgânica, além da reciclagem de nutrientes para o solo. Os resíduos foram classificados como de origem comercial, não perigoso e perigoso (em pequena quantidade), conforme a Lei 12.305. Em média são geradas cerca de 5 a 6 caçambas de resíduos por dia. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos foi realizado em atendimento as etapas estabelecidas na Lei 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O documento apresenta o atual procedimento executado nos processos de Coleta, Transporte, Armazenamento e Destinação Final dos Resíduos Sólidos e o procedimento estimado com o Gerenciamento, de forma ilustrativa. Também foram inseridas algumas sugestões de Programas e Ações, por exemplo, que venham a contribuir com o melhor desempenho do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos gerados pelo Mercado Público das Mangueiras.
CONCLUSÕES:
Trata-se de um estudo inovador por apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para Mercados Públicos, temática antes deste estudo, destinada a construção civil, ao serviço de saúde, por exemplo. Deste modo, o estudo possibilitou a aquisição de dados fundamentais para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Mercado das Mangueiras. Foram Identificados e quantificados os resíduos gerados no mercado, classificando-os quanto à origem e periculosidade. Os resíduos gerados representam um investimento municipal desde sua coleta a destinação final, atualmente para aterro sanitário, que poderiam ser destinado a educação, saúde, obras de saneamento ou outra necessidade do município. A caracterização do empreendimento foi alcançada com o auxílio das entrevistas, e as oficinas realizadas contribuíram com a sustentabilidade do empreendimento, com reflexos diretos na melhoria da Gestão de Resíduos Sólidos em Mercados Públicos e nos hábitos dos feirantes e freqüentadores do Mercado.
Palavras-chave: Gestão de Resíduo Sólidos, Gestão Ambiental, Resíduo orgânico.