65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
MINICURSOS DE MODELOS MOLECULARES: PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E RECICLÁVEIS.
Ângelo Afonso Ferreira Sousa. - Discente do curso Técnico em Análises Químicas - IFMA Campus Zé Doca.
Maria Andréia Pereira da Silva. - Graduanda em Licenciatura em Química - IFMA Campus Zé Doca.
Layanne Lira Lopes. - Graduanda em Licenciatura em Química - IFMA Campus Zé Doca.
Mervanice dos Santos Machado. - Graduanda em Licenciatura em Química - IFMA Campus Zé Doca.
Davina Camelo Chaves. - Profa. Dra./Orientadora-Diretoria geral - IFMA Campus Zé Doca.
INTRODUÇÃO:
Os assuntos abordados nas diversas áreas da química iniciam-se por uma evolução de fatos ordenados em um segmento cronológico, onde estão organizados em temáticas ou problemas a serem pesquisados. Estas ideias são embasamento para a busca de teorias norteadoras para a formação profissional ou acadêmica, no que diz respeito principalmente ao uso dos recursos didáticos, sobretudo as aulas práticas em laboratório. O docente de Ciências enfrenta uma série de desafios para superar limitações metodológicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar, frequentemente, ao trabalhar os conteúdos, os educadores deparam-se com frágeis instrumentos de trabalho, o que pode gerar dependência ao uso do livro didático. Diante desta situação, os educadores, em particular os ligados ao Ensino de Química, lutam ainda com problemas antigos da estrutura de ensino, em que habitualmente os alunos apresentam dificuldades de compreensão dos fenômenos químicos. Tem sido demonstrado que a partir da utilização de materiais de baixo custo, encontrados no cotidiano, é possível propiciar aulas mais atraentes e motivadoras, nas quais os alunos são envolvidos na construção de seu conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Produzir e utilizar modelos moleculares didáticos a partir de materiais alternativos e recicláveis na ministração de minicursos.
MÉTODOS:
Na produção dos modelos moleculares utilizou-se: massa de biscuit, massa de modelar, palitos de madeira e plástico, papel picado (reciclagem), pó de madeira ou serragem (reciclagem), Microretífica ou parafusos, tabela periódica e tesoura. A massa de biscuit foi usada para a elaboração de átomos individualizados, tendo o cuidado com as diversas características de acordo com a massa de cada elemento em quantidades variadas, conforme necessidades, e para diferenciar cada elemento usou-se cores variadas, como se segue: Carbono (Preto), Nitrogênio (Azul), Oxigênio (Vermelho), Cloro (Amarelo), Flúor (Verde Claro), Hidrogênio (Branco), Enxofre (Verde Escuro), Fósforo (Púrpura). Para a representação das ligações tanto simples quanto múltiplas, utilizou-se hastes flexíveis. A perfuração das esferas foi feita com parafusos e Microrétifica (broca), utilizando um transferidor para que os ângulos das ligações saíssem como o previsto na literatura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos materiais descritos, iniciou-se a realização de minicursos em instituições de ensino do município de Zé Doca-MA incluindo o IFMA Campus Zé Doca, onde o mesmo foi realizado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT 2012, abordando a temática “Modelos moleculares alternativos”. Na realização dos minicursos, foi possível perceber que os discentes envolvidos, participarão do processo teórico e prático de ensino, promovendo a produção de diversos modelos moleculares alternativos, que possibilitaram a visualização das ligações simples, duplas e triplas, proporcionando a atração visual dos discentes, despertando interesse e compreensão do assunto, promovendo a sedimentação do conhecimento adquirido na abordagem do conteúdo de geometria molecular. Além da confecção dos modelos moleculares, os minicursos fomentaram a possibilidade de disseminação para se iniciar uma discussão e construção de uma consciência ambiental entre docentes e discentes envolvidos na comunidade escolar, devido ao uso de materiais alternativos e recicláveis.
CONCLUSÕES:
O processo de realização dos minicursos, construção e utilização dos modelos moleculares alternativos, foi uma prática que visou trabalhar questões pedagógicas, assim como metodologias inovadoras de ensino, que permitiram a absorção de conhecimento dos discentes envolvidos no processo de ensino teórico e prático, com uma abordagem concisa do conteúdo de “geometria molecular” e outros, trabalhados nas aulas, proporcionando aos professores material para tornar as aulas de Química mais atraentes e produtivas, e aos alunos, a visualização tridimensional das moléculas, facilitando a assimilação do conteúdo, promovendo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Recurso didático, Visualização tridimensional.