65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO EM REATOR UASB SEGUIDO DE FILTRO DE AREIA DE FLUXO INTERMITENTE
Joseilda de Souza Barros - Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bolsista ATP-B/FINEP,UEPB
Israel Nunes Henrique - Pesquisador – Bolsista PNPD/CNPq
Fábio Fabrício de Sousa Cavalcante - Graduado em Ciência Biológicas, Bolsista ATP-B/FINEP, UEPB
Franknairy Gomes Silva - Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental, UEPB
José Tavares de Sousa - Orientador – Prof. Dr. Dept. Engenharia Sanitária e Ambiental, UEPB
Lyanne Cibely Oliveira de Sousa - Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bolsista ATP-B/FINEP,UEPB
INTRODUÇÃO:
O lançamento indiscriminado de esgotos domésticos e industriais não tratados ou parcialmente tratados é ainda uma das principais fontes de poluição dos corpos hídricos superficiais, com consequente contaminação dos solos e águas subterrâneas. Nesta perspectiva, o tratamento descentralizado de esgotos domésticos permite o tratamento local dos esgotos, com possibilidade de adoção de tecnologias de baixo custo que assegure sua eficiência. A utilização de reator anaeróbio de fluxo ascendente com formação de manta de lodo (reator UASB) proporciona a estabilização da matéria orgânica com baixo custo de construção, operação e manutenção, contudo, o UASB produz efluentes com concentrações indesejáveis de sólidos em suspensão (SS). Uma alternativa prática e simples de instalação e operação é a utilização de filtros de areia que possibilitam a remoção de sólidos, bem como de material orgânico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tratar águas residuárias domésticas em reator UASB seguido de filtro de areia de fluxo intermitente, na busca de remover material carbonáceo (expressa na forma de DQO) e sólidos em suspensão.
MÉTODOS:
A realização desse experimento ocorreu nas dependências da Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgotos Sanitários (EXTRABES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada no município de Campina Grande – PB. O reator UASB estudado foi construído de fibra de vidro com capacidade volumétrica de 450 litros e operado com Tempo de Detenção Hidráulica de 8 horas. Como pós-tratamento, foram utilizados dois filtros de areia de fluxo intermitente (em série), construídos de polietileno com capacidade volumétrica útil aproximada de 250 litros cada. O meio suporte utilizado foi areia e apresentou volume de vazio de 43%. A alimentação do reator UASB e dos filtros de areia foram controladas por temporizador digital, previamente ajustado para simular um hidrograma de vazão domiciliar. Os sistemas eram alimentados a cada 3 horas. Os parâmetros analisados foram pH, DQO e frações de sólidos. Os métodos analíticos seguiram recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, APHA (1998).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O efluente do reator UASB, apresentou, eficiência na remoção de DQO total de 52,9%, e DQO filtrada de 37,2%. Esses valores são similares aos valores de literatura preconizados por Van Haandel e Lettinga (1994). Os resultados mostraram que a eficiência de remoção de sólidos em suspensão encontrado no reator UASB foi de 44,0% para os sólidos suspensos totais (SST) e de 60,6% em sólidos suspensos voláteis (SSV). O efluente final produzido pelos filtros de areia em serie, apresentaram eficiência de remoção de DQO total e filtrada, respectivamente, de 83,5 e 79,7%. O efeito do pós-tratamento nestes filtros de areia elevaram a eficiência de remoção de SST e SSV a valores de 97%. No filtro de areia foi verificado alto consumo de alcalinidade total, evidenciando, a presença de nitrificação que é muito comum em filtro de areia de fluxo intermitente.
CONCLUSÕES:
O tratamento anaeróbio em um reator UASB seguido de um pós-tratamento aeróbio, em filtro de areia de fluxo intermitente, mostrou-se muito eficiente, na remoção de material carbonáceo e sólidos em suspensão, apresentando-se como uma alternativa promissora no tratamento simplificado de esgotos domésticos, produzindo efluente com boa qualidade física e química. O efluente produzido pode ser reutilizado em atividades agrícolas restritas.
Palavras-chave: pós-tratamento, sólidos em suspensão, matéria orgânica.