65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
AÇÃO DA IVERMECTINA ORAL® NO CONTROLE DE NEMATÓDEOS GASTRINTESTINAIS EM CAPRINOS LEITEIROS CRIADOS NO IF BAIANO CÂMPUS SANTA INÊS
Jéssica Mourato da Silva - Graduando em Zootecnia do Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Luis Afonso Cruz dos Santos - Graduando em Zootecnia do Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Fred da Silva Julião - Prof. Dr./Orientador - Instituto Federal Baiano Câmpus Santa Inês
INTRODUÇÃO:
O parasitismo por nematódeos gastrintestinais em caprinos é um dos fatores limitante desta atividade, pois causa diminuição na produção de carne, leite e elevada mortalidade. O controle das helmintoses com a utilização de produtos químicos é o método mais empregado. Entretanto, o uso indiscriminado e repetitivo de esquemas de tratamento tem como conseqüência a seleção de populações de helmintos resistentes aos diferentes grupos químicos. Acredita-se que por muitos anos o uso de compostos químicos continuará sendo a principal ferramenta utilizada no controle parasitário. Dessa forma, avaliar a ação dos principais anti-helmínticos utilizados e empregar esforços para preservar os compostos antiparasitários existentes no mercado é de vital importância.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a ação da Ivermectina oral® no controle de nematódeos gastrintestinais de caprinos leiteiros criados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Câmpus Santa Inês.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na caprinocultura leiteira do IF Baiano Câmpus Santa Inês. O rebanho utilizado foi composto por fêmeas de raças mestiças, Anglo Nubiana x Pardo Alpina, com idade variando entre cinco meses a cinco anos.
Formou-se dois grupos de dez animais, um grupo controle e outro tratado com Ivermectina oral® utilizando a dose individual recomendada pelo fabricante, posterior a pesagem dos animais. Foram coletadas fezes de cada animal no dia zero do experimento, mesmo dia em que foi fornecida a medicação ao grupo tratado. As amostras foram avaliadas pelo teste de Gordon e Whitlock modificada (McMaster). Quinze dias após o tratamento, os animais tiveram fezes coletadas para repetição do parasitológico de fezes pela mesma técnica do dia zero do experimento.
A técnica de Gordon e Whitlock modificada (McMaster) permite conhecer a quantidade de ovos por grama de fezes (OPG), possibilitando a avaliação da ação da Ivermectina oral® comparando o grupo teste com o grupo controle. Para calcular a eficácia do produto, subtrai-se a média de OPG do grupo teste da média de OPG do grupo controle e divide pela média de OPG do grupo controle, considerando um produto eficiente quando a redução mínima de OPG é de 90%, conforme recomendação da EMBRAPA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram selecionados aleatoriamente 20 caprinos de diferentes sexos, raça, aptidão zootécnica e estágios fisiológicos. Com idade variando entre cinco meses e cinco anos, com mínimo de 60 dias de vermifugados.
Após analise dos resultados observa-se uma ação da Ivermectina oral® de 51,16% no rebanho caprino estudado, o que representa resistência ao considerar que a ação mínima aceita para um produto eficaz é de 90%.
Entretanto sabe-se que o rebanho caprino do Instituto é prioritariamente para fins didáticos, apresentando uma equipe técnica composta por Médicos Veterinários e Zootecnistas, que utilizam os caprinos para aulas, projetos de pesquisa e extensão. Sendo assim, comparando as condições ofertadas pelo Câmpus, e as condições da comunidade externa, imagina-se que os índices de resistências a Ivermectina e outros produtos anti-helmínticos poderão ser mais elevados.
CONCLUSÕES:
Os resultados apontam a necessidade de realização periódica do rodízio de princípios ativos dos fármacos e teste de resistência anti-helmíntica para obtenção de melhor controle sanitário dos rebanhos caprinos.
A proposta de melhor condição de ensino-aprendizado para os estudantes do IF Baiano Câmpus Santa Inês, possibilitando assim uma assistência técnica de qualidade à comunidade no entorno do Câmpus é uma das metas a serem alcançadas.
Estudos mais amplos são necessários para melhor monitoramento dos rebanhos, especialmente relativos ao controle parasitário, possibilitando uso mais racional dos fármacos o que consequentemente diminuirá a ocorrência de resistências.
Palavras-chave: Anti-helmíntico, Caprinocultura, Resistência.