65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
EFEITO ANTITUMORAL DE GLICOSÍDEOS CARDÍACOS
Duane Gischewski Pereira - Depto. de Bioquímica Celular - UFSJ
Leandro Augusto de Oliveira Barbosa - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Bioquímica Celular - UFSJ
INTRODUÇÃO:
Os digitálicos são usados como fármacos cardíacos, cujo principal efeito farmacológico conhecido é a inibição da Na,K-ATPase. Recentes artigos mostram que glicosídeos cardíacos possuem um efeito antitumoral em várias linhagens celulares. Devido ao aumento da busca por novas drogas que pudessem ter ação antineoplásica foi sintetizado um novo composto glicosídeo cardíaco (DGB1).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral: Verificar o efeito citotóxico do novo composto glicosídeo cardíaco (DGB1) em células de câncer de colo uterino. Objetivos específicos: 1) Visualizar o efeito antitumoral de glicosídeo cardíaco; 2) Verificar qual via de sinalização está desencadeando o processo antitumoral; 3) Correlacionar o efeito antitumoral do glicosídeo cardíaco com a atividade Na,K-ATPase.
MÉTODOS:
Os experimentos foram realizados com células de câncer de colo uterino, mantidas em meio DMEM com 10% de soro fetal bovino em atmosfera de 5% de CO2, até atingirem confluência. Realizou-se o ensaio colorimétrico de viabilidade celular MTT com concentrações crescentes de DGB1 por 24h e 48h, e a determinação da atividade da Na,K-ATPase pela dosagem de fosfato inorgânico liberado, seguindo o método descrito por Heinomen e Lahti (1981). Na verificação da via de sinalização que está desencadeando o processo, realizou-se o ensaio para a atividade de Src quinase, PI3K e ERK1/2 com seus respectivos inibidores, cloreto de queleretrina 600nM, LY294002 25µM e PD98059 25µM. Foi realizado immunobloting para as proteínas ERK1/2 total e fosforilada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se um efeito citotóxico da droga na concentração de 100µM. A atividade da Na,K-ATPase apresentou um aumento de 50% em relação ao controle após exposição a DGB1 10µM. Observou-se um efeito reverso no tratamento com cloreto de queleretrina, enquanto nos tratamentos com PD98059 e LY294002 o mesmo efeito não foi observado. Através da análise do immunobloting obteve-se para o tratamento curto com DGB1 um aumentou na atividade de ERK1/2, e uma diminuição na mesma no tratamento após decorridas 24 horas.
CONCLUSÕES:
Os dados demonstram que a ação de DGB1 provavelmente não tem relação direta com a inibição da Na,K-ATPase, e que pode estar relacionado com a atividade de PKC, mostrando uma modulação de sinalização celular através da Na,K-ATPase, comprovado pela modulação encontrada na via de MAPK.
Palavras-chave: Digitálicos, Na,K-ATPase, DGB1.