65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO BIOSSORVENTE NA REMOÇÃO DO CORANTE REMAZOL PRETO B EM SOLUÇÃO AQUOSA.
Camila Porto - Depto. de Engenharia Ambiental - UFPB
Mary Terto - Depto. de Engenharia Ambiental - UFPB
Cláudia Cunha - Profa. Dra/Orientadora - Dpto. de Química - UFPB
INTRODUÇÃO:
A água está presente na maioria das etapas do processamento das indústrias têxteis. Em consequência disso, geram grandes volumes de efluentes, sendo estes caracterizados pela diversidade de compostos.
Estima-se que 20% dos corantes têxteis sejam lançados ao meio ambiente devido, principalmente, a sua incompleta fixação à fibra. A variedade de grupos funcionais dos corantes dificulta sua remoção dos efluentes, visto que possuem propriedades distintas.
Os corantes têxteis podem permanecer por aproximadamente 50 anos em ambientes aquáticos, colocando em risco a estabilidade desses ecossistemas. Apesar da grande quantidade de resíduos gerados pela indústria têxtil em todo mundo, informações sobre toxicidade, riscos dos corantes sintéticos, impacto dos rejeitos na qualidade da água e em ecossistemas aquáticos, são muito pouco difundidos.
Os desafios para obter avanços ambientais na indústria têxtil incluem avaliação custo/benefício, maior incentivo à pesquisa de materiais e processos mais limpos, controle quantitativo e qualitativo da emissão de corantes, investigação da rota química de degradação desses poluentes e sua interação com organismos, monitoramento da transformação dos resíduos da indústria têxtil, descoberta e esclarecimento de processos de prevenção e tratamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a remoção do corante Remazol Preto B em solução aquosa utilizando o bagaço de cana-de-açúcar através de um planejamento fatorial.
MÉTODOS:
O bagaço da cana-de-açúcar foi coletado na destilaria Miriri S/A, na Paraíba, no dia 30 de agosto de 2012. O biossorvente foi lavado em água corrente e seco durante três dias na casa de vegetação. Após, parte do material foi classificado em uma série de peneiras Tyler.
Para a determinação das condições ótimas do processo de biossorção foi aplicado um planejamento fatorial em dois níveis, mais um ponto central em triplicata. Foram avaliadas a influência do pH da solução do corante (4, 6 e 8), da velocidade de agitação (0, 60 e 120 rpm) e da granulometria do biossorvente (48, 35 e 18 mesh).
Os experimentos foram realizados colocando-se 25 mL da solução do corante 50 mg L-1 em contato por 60 minutos com 0,25 g do bagaço nas condições estabelecidas do planejamento. A agitação foi realizada através de uma mesa agitadora a 27°C. Para cada ensaio, após a biossorção, a concentração final do corante remanescente foi determinada por espectrometria de absorção no comprimento de onda 623 nm.
A eficiência de remoção também foi avaliada a partir de ensaios toxicológicos com sementes de alface Lactuca sativa. O índice de germinação foi obtido colocando 10 sementes expostas à solução do corante após o processo biossortivo em placas de Petri sob incubação durante cinco dias a 22±2 ºC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com o planejamento fatorial, a remoção variou de 40,7 a 72,3%. Verificou-se que apenas as variáveis principais agitação e granulometria foram significativas em um nível de 95% de confiança utilizando o software Statistica versão 8.0. O erro puro estimado foi de 1,14% para qualquer um dos efeitos.
O efeito negativo das variáveis agitação e granulometria significa um aumento de 15,4% e 17,9%, respectivamente, na quantidade de remoção do corante, quando se passa do nível superior para o nível inferior dessas variáveis.
A partir dos ensaios de fitotoxicidade, a média do índice de germinação variou de 38,8 a 61,1%. O efeito na germinação foi registrado a partir do número de sementes que germinaram normalmente, considerando como critério de germinação o aparecimento efetivo da raiz. Já o comprimento das raízes foi medida de cada uma das plântulas, cuidadosamente, utilizando-se um paquímetro.
CONCLUSÕES:
Com valor máximo igual a 72,3%, o trabalho apresentou uma alternativa na remoção do corante remazol preto B em solução aquosa utilizando bagaço da cana-de-açúcar como biossorvente.
Palavras-chave: Corante têxtil, Biossorção, Planejamento fatorial.