65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 1. Farmacologia Bioquímica e Molecular
DESENVOLVIMENTO DE TERAPIA FOTODINÂMICA CONTRA DOENÇAS CAUSADAS PELA BACTÉRIA escherichia coli A PARTIR DE EXTRATOS E ÓLEOS DE PLANTAS AMAZÔNICAS.
Renato Silva de Lima - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Rossicléia Ferreira Campos - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Igor Anatolievich Degterev - Prof. Dr./ Orientador - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Ana Paula Lima de Messias - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Adriana Ferreira Moreira - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Gustavo de Souza Guimarães - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
INTRODUÇÃO:
A Escherichia coli é uma bactéria na forma de bastonete e pertence à família das Enterobacteriaceae, é anaeróbia facultativa. Seu habitat primário é o trato gastrointestinal de humanos e outros animais endotérmicos (“de sangue quente”.).
A resistência antibiótica de bactérias patogênicas é um dos maiores problemas da medicina atual e representa um desafio para o desenvolvimento de modalidades terapêuticas alternativas (ROMANOVA et al. 2003; SALMON-DIVON et al. 2004).
O uso indiscriminado de antibióticos na prática familiar e na medicina, associado às infecções hospitalares contribuem para o desenvolvimento de microrganismos resistentes aos antimicrobianos (SALMON-DIVON et al. 2004). Atualmente, tem sido estudada uma nova modalidade de tratamento para as infecções microbianas, a terapia fotodinâmica (JORI et al. 2006).
A Terapia Foto Dinâmica (TFD) consiste na associação de um agente fotossensibilizante, normalmente exógeno, e uma fonte de luz, com o objetivo de provocar necrose celular (utilizada em tratamento de tumores) e morte microbiana. O mecanismo de ação se dá quando o agente fotossensibilizante absorve os fótons da fonte de luz e seus elétrons passam a um estado excitado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver novos fármacos para terapia fotodinâmica de doenças bacterianas de Escherichia coli a partir de extratos e óleos de plantas amazônicas.
MÉTODOS:
A coleta das plantas foi realizada na fazenda Guarany, localizada na BR-317 km 30, próximo ao município de Capixaba, na Reserva da Universidade Federal do Acre denominada Humaitá. Todas as espécies foram identificadas e estão cadastradas no herbário botânico da UFAC.
Foram analisados óleos de buriti (Mauritia flexuosa) (OB), patauá (Oenocarpus bataua) (OP) e copaíba (Copaifera landesdorffi) (OC) e extrato clorofórmico de crajiru (Arrabidea chica) (EC) imobilizados em nanoemulsões. Foi realizado o teste de atividade antimicrobiana destes óleos (extrato) sob iluminação com laser vermelho (λ= 660 nm). O experimento foi realizado em microplacas de cultivo com 96 cavidades. Placas foram preenchidas com 100 µL de inóculo de células contendo 2 x 105 ufc/ml (Unidades Formadoras de colônias) em caldo BHI, 100 µL das nanoemulsões (e cada um dos 3 óleos e extrato) e com 100 µL do meio de cultura (poços de controle). Todas as placas foram encubadas por 24 horas no escuro. Em seguida, algumas placas foram iluminadas com luz de laser 660 nm por 1 minuto (1 poço após o outro), enquanto outra placa continuava sem iluminação. Logo após o tratamento, foram semeadas em meio sólido Mueller-Hinton Agar, encubadas por 24 horas no escuro e as UFC foram contadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Resultados e discussão
Extrato clorofórmico de crajiru (Arrabidea chica) e os óleos de buriti (Mauritia flexuosa), patauá (Oenocarpus bataua) e copaíba (Copaifera landesdorffi) obtidos de plantas da Amazônia, apresentaram significativos picos de irradiação de absorbância na “janela fotodinâmica” de (600-800 nm), devido às medidas de espectros de fluorescencia, que mostraram que alguns destes extratos e óleos não somente absorvem, mas tambem emitem luz nesta região, indicando que estes poderão servir como fotossensibilizantes para TFD.
A relação das Unidades Formadoras de Colônia (UFC) que foram iluminadas foi bastante significativa em relação às não emitidas com uma média de inibição de crescimento de 62,43 % das colônias de Escherichia coli.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, dentre os óleos e extrato examinados, somente óleo de buriti (Mauritia flexuosa) (OB) possui efeito fotodinâmico expressivo sobre as células de Escherichia coli.
Constatou-se que realmente a toxicidade destes extratos crescem sob iluminação com luz vermelha, confirmando assim, o efeito fotodinâmico sobre células bacterianas de Escherichia coli.
Desta forma, é possível observar o potencial antibiótico e fitoterápico que os produtos vegetais possuem, e por consequência, a real possibilidade de aplicação destes produtos na prevenção de doenças infecciosas de origem bacteriana.
Palavras-chave: Escherichia coli, Citotoxicidade, Efeito fotodinâmico.