65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutrição e Alimentação Animal
Substituição do farelo de soja pela torta de licurí na alimentação de suínos na fase inicial
Manoel Adriano da Cruz Neto - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Damião Bonfim Mendes - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Iumi da Silva Toyosumi - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Henrique Reis Sereno - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Ricardo Duarte Abreu - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Fúlvio Viegas Santos Teixeira de Melo - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
INTRODUÇÃO:
Na suinocultura brasileira são freqüentes os períodos de instabilidade principalmente em razão dos altos preços dos ingredientes que compõem as rações, devido ao fato dos suínos, consumirem convencionalmente rações baseadas em milho e farelo de soja. A utilização racional dos diferentes tipos de ingredientes provenientes da agroindústria vegetal e animal na alimentação de suínos dependem basicamente da composição química, digestibilidade e disponibilidade dos nutrientes, os quais, associados às exigências nutricionais, propiciam aos suínos adequados desempenho (Ferreira et al., 1997).Os gastos com alimentação representam em torno de 70% do custo total de produção animal, gerando a necessidade de se buscarem novas alternativas que atendam às exigências nutricionais dos animais. Conhecendo os valores nutricionais dos alimentos alternativos, pode-se utilizá-los de maneira correta, reduzindo os custos das rações (Vieites, 1999). O licurí, nome mais utilizado no sertão baiano, refere-se ao Syagrus coronata (Martius) Beccari, é uma palmeira. Essa espécie tem preferência pelas regiões semiáridas, apresentando importante papel no potencial socioeconômico. Podendo ser uma opção de alimento para os animais no nordeste brasileiro, onde se encontra esta palmeira, que é adaptada ao ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
No presente trabalho avaliou o desempenho de suínos na fase inicial alimentados com a torta de licurí em diferentes níveis de inclusão.
MÉTODOS:
Foram utilizados 28 animais mestiços escolhidos aleatoriamente com peso vivo médio de 13,71 Kg, onde foram submetidos a um período experimental de 30 dias. Distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, os animais foram mantidos em baias acondicionadas, sendo quatro tratamentos e sete repetições. As dietas consistiram dos seguintes tratamentos: T1=Ração Referência (RR) a base de milho e farelo de soja e sem inclusão de Torta de Licurí (TL); T2= RR com inclusão de 15% da TL; T3= RR com inclusão de 30% da TL; T4= RR com inclusão de 45% da TL. As dietas fornecidas foram calculadas e formulada para atender às exigências nutricionais, de acordo com recomendações de Rostagno et al. (2011). As dietas e a água foram fornecidas ad libitum duas vezes ao dia as 8:00 hs e as15:00 hs. As sobras foram coletadas, pesadas e descontadas da oferta diariamente obtendo o consumo diário, o peso individual dos animais foi registrado no início do experimento, e aos 30 dias. Com base nestes dados foram determinados os valores de Conversão Alimentar (CA), Ganho Diário de Peso (GDP) e Ganho de Peso Total (GPT) dos animais, durante todo o período experimental. Os resultados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey a 5%, para isso foi utilizado software SISVAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na fase inicial houve diferença significativa (P<0,05) nas três variáveis, Conversão alimentar, Ganho de Peso Total e Ganho de Peso Diário. Para CA os suínos que receberam ração com nível de 15% e 30% foram semelhantes (P<0,05). Já o GDP e GPT foram semelhantes os níveis 15% e 45% (P<0,05). Dentre as variáveis estudadas o tratamento com 15% de inclusão da torta se apresenta como o melhor resultado, no entanto, do ponto de vista econômico o tratamento com 45% de inclusão deve ser estudado com maior cautela. Os resultados demonstraram que todos os tratamentos com inclusão da TL, obtiveram melhores resultados em relação ao tratamento que não foi incluída a torta de licurí.
CONCLUSÕES:
A inclusão de até 15% da torta de licurí não prejudica o desempenho de suínos mestiços na fase inicial. Sendo assim, podemos citar como um alimento alternativo a torta de licuri, que é um subproduto da agroindústria, substituindo parcialmente o farelo de soja e fubá de milho, tornando a torta de licurí uma boa opção para a formulação de dietas para suínos na fase inicial.
Palavras-chave: alimentação, avicultura, licurí.