65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Apropriação profissional da metodologia investigativa na Educação Científica: um estudo de caso desenvolvido em escolas municipais do Ensino Fundamental
Danielle Grynszpan - Pesquisador Titular do Laboratório de Biologia das Interações/IOC/FIOCRUZ
Daniele Teixeira de Sousa Freitas - Especialização em Ensino de Biociências e Saúde, bolsista de pesq. IOC/FIOCRUZ
Bruno Remanowski Vieira - Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, bolsista de pesquisa IOC/FIOCRUZ
Rafael Benjamim Mendonça - Graduação em Comunicação Social, assistente de pesquisa IOC/FIOCRUZ
Toyoko Maria Nilda Furuse Angel - Especialização em Educação Ambiental, bolsista de pesquisa IOC/FIOCRUZ
Ludmila Nogueira da Silva - Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde/IOC/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
Este estudo apresenta o acompanhamento avaliativo de um trabalho realizado no município de Niterói, durante os anos de 2011 e 2012, envolvendo 12 escolas, 63 professores e 4637 alunos de 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. A pesquisa teve cunho qualitativo, constituindo-se em um estudo sobre a introdução da metodologia investigativa, a princípio apenas voltada à disciplina de Ciências. A abordagem etnográfica foi realizada, a fim de perceber possíveis e gradativas mudanças nas práticas educacionais, com a intenção de verificar se as atividades se tornariam, cada vez mais, investigativas. Foram também pesquisadas as “salas-ambiente” criadas no processo, a fim de saber como e em que medida estas estimulavam a observação e a construção compartilhada de conhecimento, como espaço dialógico cuja implantação deveria contribuir para a consolidação da inter/transdisciplinaridade. Adicionalmente, buscamos registrar dados sobre a postura crítica dos alunos durante o letramento científico, que também procurou levar em conta a contextualização, com perguntas-desafio ligadas a questões socioambientais voltadas ao cotidiano escolar. Alguns desdobramentos foram registrados, para evidenciar o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo no decorrer do período estudado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver um acompanhamento avaliativo das transformações das práticas educacionais derivadas da implementação da metodologia investigativa, averiguando os diferentes graus e a diversidade de sua apropriação pelos atores sociais durante seu trabalho nas salas-ambiente. Verificar em que medida houve o estímulo à percepção dos problemas e à proposição de soluções ligadas a questões do cotidiano.
MÉTODOS:
A pesquisa etnográfica buscou contemplar o estudo da implantação da metodologia investigativa, com a coleta de dados sobre o processo educacional desenvolvido. Levamos em conta, também, a análise dos roteiros de planejamento, desenvolvidos e aplicados pelos professores regentes nas salas-ambiente – a fim de averiguar os diferentes graus de apropriação da metodologia investigativa. Foi realizada, ainda, uma análise dos relatórios dos professores, sobre o desenvolvimento desses roteiros nas salas-ambiente. Adicionalmente, coletamos depoimentos espontâneos de alunos bem como entrevistamos educadores, selecionados em cada uma das 12 escolas, durante as visitas de acompanhamento do trabalho ou em eventos externos, bem como de Formação Continuada ligada ao programa de letramento em Educação Científica. Este estudo também se voltou à avaliação da influência da criação das “salas-ambiente” nas escolas, com a disponibilização de recursos materiais para facilitar a interação presencial e o intercâmbio de ideias entre os atores sociais envolvidos. Pela abordagem etnográfica, procurou-se observar desdobramentos ligados ao incentivo à inclusão de alunos com necessidades especiais, relacionadas à audição ou, mesmo, a limitações intelectuais como o mongolismo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos apontam que os professores têm se preocupado em desenvolver roteiros investigativos nos planejamentos didático-pedagógicos, com desafios cognitivos que demonstram sua receptividade e envolvimento, em crescente apropriação da metodologia investigativa. Vale enfatizar que houve resistência por parte de alguns professores, porém esta não está ligada à experiência profissional: por vezes o maior engajamento foi proveniente dos mais antigos ou daqueles com formação acadêmica mais elevada. O acompanhamento avaliativo, nas “salas-ambiente”, mostrou a importância do momento dos pequenos grupos para a proposição consensual de soluções, elaboradas a partir da construção compartilhada de conhecimento. Depoimentos de docentes indicaram a importância da formação continuada para a compreensão do fundamental sequenciamento de atividades didático-investigativas integradas. As transformações nas práticas escolares cotidianas demonstraram que a metodologia investigativa, realizada nas “salas-ambiente”, contribuiu tanto para favorecer um enfoque inter/ transdisciplinar, com base na resolução de problemas socioambientais, como para o desenvolvimento sociocognitivo aliado à valorização da autoestima dos alunos, com especial inclusão daqueles com necessidades especiais.
CONCLUSÕES:
A pesquisa mostrou que o trabalho atingiu uma dimensão inter/transdisciplinar e voltada ao enfrentamento de questões da realidade socioambiental, com uma proposta que evoluiu de um esforço ligado à melhoria do ensino de Ciências a um trabalho de Educação Científica, com a inclusão de professores das nove disciplinas do Ensino Fundamental, além da coordenação pedagógica. Adicionalmente, as “salas-ambiente” demonstraram sua adequação à intensificação da metodologia investigativa, como espaços bem apropriados às trocas de ideias entre pares iguais e desiguais. Sua disposição favoreceu o trabalho cooperativo e contribuiu para a superação de inseguranças relacionadas à mudança das práticas educacionais, com a oportunidade de valorização da diversidade de soluções e busca de consensos, em um processo de construção compartilhada de conhecimento. As transformações foram além das práticas docentes, com um envolvimento também crescente por parte dos alunos, que se prontificavam a participar dos eventos promovidos no decorrer do letramento científico. As estratégias educacionais, ligadas à metodologia investigativa, foram atendendo, cada vez mais e melhor, aos objetivos cognitivos, sociais e afetivos de um processo de Educação Científica comprometido com a cidadania e o humanismo.
Palavras-chave: Educação Científica, Acompanhamento Avaliativo, Metodologia Investigativa.