65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 3. Enzimologia
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE AMINOPEPTÍDICA NAS DIFERENTES PARTES DO INTESTINO DA TILÁPIA DO NILO E A CORRELAÇÃO COM OS REQUERIMENTOS DE AMINOÁCIDOS DESTE ANIMAL.
Lidiane Cristina Pinho Nascimento - Departamento de Bioquímica, UFPE
Karollina Lopes de Siqueira Soares - Departamento de Bioquímica, UFPE
INTRODUÇÃO:
No Brasil, a Oreochromis niloticus , tilápia do Nilo, é apontada como a principal espécie da piscicultura devido às suas características biológicas que tornam o seu manejo bem acessível, além de possuir uma carne de grande aceitação mercadológica e apropriada para a indústria de filetagem. A proteína é um dos ingredientes mais importantes da dieta de organismos aquáticos, sendo também o ingrediente de maior valor na fabricação de rações. A concentração ótima de proteína nas dietas de peixes é um balanço entre proteína e energia, com isso, para que o fornecimento protéico a um animal não seja excessivo e para que as rações sejam eficientes é fundamental que se conheça o requerimento nutricional da espécie a ser cultivada. As aminopeptidases são exopeptidases, essas enzimas apresentam larga distribuição entre os seres vivos mostrando-se presentes em animais e vegetais. Vários estudos mostram uma correlação positiva entre a atividade das aminopeptidases e os requerimentos protéicos dos animais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo mostra a correlação entre a atividade das aminopeptidases e o requerimento protéico de Oreochromis niloticus presente na literatura.
MÉTODOS:
Cinco peixes adultos da espécie O. niloticus foram obtidos na Base de Pesca da UFRPE. Esses animais foram sacrificados e seus intestinos foram coletados. Os intestinos foram divididos em três porções: anterior, médio e posterior. As três porções do intestino foram pesadas e homogeneizadas separadamente com solução tampão (Tris-HCl 10 mM, pH 8,0 com NaCl 15 mM) na concentração de 100mg/mL. Os extratos homogeneizados foram em seguida centrifugados a 10.000 xg por 15 minutos a 4°C e o sobrenadante da centrifugação foi coletado e conservado a -20 oC até a realização das análises. Após a preparação dos extratos brutos foi realizada uma quantificação protéica segundo Bradford (1976). Para a avaliação da atividade das aminopeptidases foi utilizado aminoacil beta-naphthilamida (AA-NA) de Arginina, Glicina, Histidina e Tirosina como substratos. Os experimentos foram realizados segundo Oliveira (1999), adaptado por Buarque et al., (2009). Também foram realizados experimentos de atividade com o substrato Leucina p-nitroanilida. As análises estatísticas deste trabalho foram realizadas com os programas estatísticos Origin 8.0 e Prisma. Foram aplicados teste de normalidade e análise de variância (ANOVA), seguido por teste de Tukey, com nível de significância p < 0,05.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades de aminopeptidases de todos os substratos, com exceção de aminoacil beta-naphthilamida de histidina, mostraram-se maiores na porção anterior do intestino. Para o substrato aminoacil beta-naphthilamida de histidina as atividades aminopeptídicas não se mostraram significativamente diferentes entre as porções intestinais. Assim como no presente trabalho, Hofer e Schiemer (1981) também obtiveram resultados de maior atividade proteolítica para a porção mais anterior do intestino do Sarotherodon mossambicus. Em vertebrados, a composição enzimática ao longo do intestino está claramente vinculada às funções digestivas de cada uma das suas porções (LUNDSTEDT et al., 2004). Os experimentos de atividades específicas realizados com os substratos Aminoacil beta-naphthilamida de histidina, de tirosina e de arginina mostraram que pode haver uma correlação entre esses dados e o requerimento de aminoácidos de O. niloticus. Resultados semelhantes foram encontrados por Buarque et al. (2009) para as espécies de camarão Farfantepenaeus paulensis e Farfantepenaeus subtilis. Eles observaram que, para estas espécies de camarão, há uma correlação positiva entre o requerimento de um aminoácido essencial e a atividade de sua respectiva aminopeptidase.
CONCLUSÕES:
Com isso, este estudo pode trazer uma importante contribuição na formulação de rações de peixes, pois pode tornar a obtenção do conhecimento dos requerimentos protéicos desses animais mais simples.
Palavras-chave: Aminopeptidases, Requerimento de Aminoácidos, Oreochromis niloticus.