65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
PIBID/FÍSICA UFRuralRJ – A BUSSOLA PARA ENTENDER O MAGNETISMO DA TERRA: UMA OPÇÃO DE MATERIAL DE BAIXO CUSTO
Iasmin da Silva Santos Nascimento - Aluna de licenciatura em Física – Departamento de Física – UFRRJ
Tessie Gouvêa da Cruz - Profa. Dra./ Coordenadora – Departamento de Física – UFRRJ
Francisco Antonio Lopes Laudares - Prof. Msc./ Orientador – Departamento de Física – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
As aulas experimentais vêm sendo incentivadas há muito tempo por diferentes profissionais das áreas de ensino e educação, principalmente quando estas aulas estão relacionadas às ciências naturais. A sua utilização proporciona ao aluno uma aproximação da ciência e a oportunidade de entrar em contato com o objeto de estudo, sentindo-se parte da construção do conhecimento e não mero receptor. Entretanto o seu emprego nos diferentes níveis escolares ainda encontra algumas dificuldades, relacionadas principalmente, a falta de laboratórios e equipamentos necessários a sua prática. Sabendo destas dificuldades o PIBID-Física da UFRRJ, apesar de entender que estes fatores são de extrema importância, acredita que esta dificuldade pode ser superada através da utilização de materiais de baixo custo como alternativa para aplicação de uma aula experimental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aula, onde utilizando materiais de baixo custo, foram confeccionadas bússolas para o ensino de temas referentes aos conceitos de Magnetismo e Magnetismo Terrestre, tendo como principal finalidade, a explicação de como utilizar uma bussola como instrumento de localização.
MÉTODOS:
Buscando atingir o objetivo proposto, aplicamos em uma turma do 9º do ensino fundamental do C.E Professor Waldemar Raythe no município de Seropédica, um plano de aula preparado pelo grupo PIBID-Física juntamente com a professora de ciências da turma. Este plano de aula foi divido nas seguintes etapas: I) Introdução – onde foi feita uma breve apresentação sobre a história da bussola – II) Apresentação Teórica – Nesta parte da aula, foram expostos os conceitos físicos relacionados ao magnetismo da Terra – III) Confecção da Bussolas – Onde os alunos montaram, com ajuda dos membros do grupo PIBID as bussolas que seriam utilizadas no decorrer da aula. Os materiais utilizados para a confecção da bússola foram: garrafa ‘PET’, caneta permanente (marcador de CD/DVD), arame, ímã, ‘EVA’ (emborrachado), tesoura, alicate, régua, água.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que a utilização de procedimentos experimentais de fácil execução possibilitou aos alunos uma melhor compreensão dos fenômenos físicos. Esse resultado não seria alcançado somente com uma aula teórica, visto que o processo de ensino-aprendizagem é dado por completo quando se tem a oportunidade da reflexão entre a teoria e a prática. O principal objetivo da aula era demonstrar que a bússola funciona para impedir que fiquemos andando em círculos: se nos movimentarmos a bússola deve manter-se na mesma direção, se ela rodar, mesmo que pouco, já estaremos dificultando a possibilidade de alcançarmos o nosso destino. Com o auxilio de dinâmicas em grupo consegui-se mostrar o funcionamento da bússola aos alunos. É importante ressaltar que para nossa supressa e satisfação, outras associações foram feitas pelos alunos referentes ao tema. Isto significa que eles estavam não apenas montando um equipamento, mas participando da aula com empolgação, reflexão e curiosidade.
CONCLUSÕES:
A aula contou com a participação constante dos alunos que, curiosos, estavam sempre buscando compreender a relação entre o que estava sendo falado e os materiais que estavam sobre a mesa. A professora de ciências conseguiu envolver os alunos em todos os momentos, o que nos revela a possibilidade de aplicação da aula em outras turmas de forma a potencializar o processo de ensino-aprendizagem. O espaço utilizado foi uma sala de aula, o que mostra a possibilidade de aplicação, independente da existência de um laboratório na escola. Observando a participação dos alunos, inclusive a movimentação destes para experimentar a bússola, ficou notável aos alunos do grupo PIBID de que é possível que o aluno se aproprie das informações científicas de uma forma prática e significativa.
Palavras-chave: Bússola, Aula experimental, Materiais de baixo custo.