65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
REAGINDO COM A MATEMÁTICA PARA CENTRIFUGAR O ENSINO DOS PROCESSOS QUÍMICOS
Leydjane Marília de Almeida - Universidade Católica de Pernambuco
José Maria Pereira de Oliveira - Universidade Católica de Pernambuco
Liderlânio de Almeida Araújo - Universidade Católica de Pernambuco
Graziela Brito de Almeida - Universidade Católica de Pernambuco
Lucia Fernanda C. da Costa Leite - Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A matriz curricular das ciências exatas e da natureza necessita de uma reestruturação com objetivo de avaliar como as disciplinas estão sendo trabalhadas no dia a dia da sala de aula. Duas vertentes podem ser sugeridas para essa discussão, uma refere-se a forma como os educadores abordam o tema; outra pode ser a dificuldade dos discentes em relação a algumas disciplinas. Para contornar as dificuldades o professor deve buscar inovar a sua metodologia para despertar no estudante o interesse em aprender. O ensino de matemática se faz presente desde as series iniciais de ensino, enquanto que as aulas de química iniciam-se no nono ano do ensino fundamental e muitos dos estudantes precisam do conhecimento da matemática para compreenderem os cálculos químicos. Assim, se as disciplinas de química e matemática forem abordadas de maneira contextualizada, possivelmente romperíamos com os paradigmas de que são incompreensíveis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetiva discutir a partir do ponto de vista de estudantes do ensino médio como estes consideram o ensino da Química e da Matemática, com uma visão interdisciplinar para a construção da sua aprendizagem.
MÉTODOS:
Participantes: Participaram deste trabalho 40 estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Liceu de Artes e Oficio.
Atividade: Foi desenvolvido um questionário para analisar com os estudantes as suas opiniões a cerca das seguintes perguntas: 1) gosta de estudar Matemática? 2) gosta de estudar Química? 3) suas de aulas de Matemática são interessantes? 4) Suas de aulas de Química são interessantes? 5) tens dificuldades em interpretar cálculos matemáticos? 6) existe uma ligação entre o ensino de Química e Matemática? 7) apresenta dificuldades em realizar as soluções dos problemas de Química no que se refere à interpretação dos dados pertencentes à disciplina de Matemática?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar os resultados verificou-se que 63% dos estudantes não gostam de estudar matemática e que 85% não gostam de estudar Química. Ao questionar os educandos o por que do “não gostar” os mesmos afirmam que é complicado aprender as fórmulas e teorias dessas disciplinas. Aproximadamente 80% afirmam que não acham as aulas dessas disciplinas interessantes para a sua aprendizagem. Cerca de 70% afirmam ter dificuldades em interpretar cálculos matemáticos presentes nos problemas de Química. 100% afirmam que há uma relação entre essas duas ciências e 100% afirma não conseguir responder algumas questões de química por não saberem resolver os cálculos matemáticos, como por exemplo, uma regra de três simples, o que é preocupante, pois os estudantes adentraram o ensino médio sem o conhecimento prévio de assuntos programados para serem estudados em series anteriores.
CONCLUSÕES:
Para que os estudantes possam construir com autonomia o conhecimento nas diversas disciplinas se faz necessário o acompanhamento do processo de ensino aprendizagem para diagnosticar as dificuldades nas primeiras serie e dessa forma modificar a realidade do contexto educacional atual.
Palavras-chave: Ensino, matemática, química.