65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
A INTERFERÊNCIA DA TELENOVELA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DE CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR PRIVADO
Emanuele Cristina Santos do Nascimento - Departamento de Ciências Sociais - Universidade Federal de Pernambuco
Liana Lewis - Profa. Dra./ Orientadora - Departamento de Ciências Sociais - UFPE
INTRODUÇÃO:
Produto nacional, de estrutura baseada nos folhetins e rádio novelas, a telenovela é um bem cultural que atua diretamente no cotidiano dos telespectadores. Ela que é um dos mais significativos elementos da televisão brasileira faz parte de uma cultura de massa e sua base possui o cunho popular, através da linguagem cotidiana e temas corriqueiros da vida privada. Embora a telenovela seja inicialmente voltada ao público feminino adulto, ela passou a contemplar toda a unidade familiar, sendo assistida inclusive por crianças. A presente pesquisa analisa a temática racial a partir das representações identitárias atribuídas por crianças de uma escola privada de classe média da cidade do Recife com foco na interferência da trama “Fina Estampa”. Esse estudo realizou uma análise de como a mídia, através das telenovelas, influencia na ratificação de uma problemática ainda negada por muitos: que nossa sociedade não se caracteriza por uma democracia racial, mas que, na verdade, o racismo se faz latente, embora de forma mascarada pelas “sutilezas sociais”. Dessa forma, essa pesquisa procurou observar no cotidiano dessa escola, como a telenovela interfere na constituição da identidade racial das crianças além de evidenciar esse tema ainda pouco estudado pelas ciências sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve como objetivo analisar, no cotidiano de uma escola privada, como a telenovela interfere na constituição da identidade racial das crianças, com foco no significado atribuído por elas em relação ao protagonismo das personagens negras, se essas representações são atravessadas por estereótipos raciais e como a classe social interfere na constituição das representações raciais.
MÉTODOS:
Essa pesquisa, de viés qualitativo, centrou sua análise em uma instituição escolar privada localizada na cidade do Recife (de constituição predominantemente branca), na busca de apreender como crianças dessa escola percebem a identidade racial a partir da influência da telenovela das 21 horas, da Rede Globo de Televisão. O método utilizado é o da observação participante, centrado nos comportamentos das crianças, nos horários de aula, durante os horários de recreação e em outras atividades desenvolvidas pela escola. A análise do discurso dessas crianças foi realizada nesses momentos e durante conversas informais que possibilitaram perceber se elas se referem às personagens negras e quais elementos elas atribuem a essas personagens. A observação possibilitou a escolha de um grupo focal com 7 (sete) crianças, da mesma turma do ensino fundamental, com idade entre 7 e 10 anos, e a sua escolha esteve fundamentada na formação espontânea dos grupos pares no horário da recreação. Por fim, foram realizadas entrevistas que possibilitem revelar os fatores que estão presentes nas telenovelas e que interferem na socialização das crianças e na construção da sua identidade racial.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O elemento racial se faz presente nas telenovelas através das representações estereotipadas e ocupações desiguais das personagens negras e também das suas relações desiguais com as personagens brancas. Hoje, com a intensificação das reivindicações dos movimentos em prol da afirmação e igualdade racial, as telenovelas utilizam de recursos que “atendam” essas reivindicações. Mas infelizmente essas tramas ainda valorizam o ideário do Brasil branco. A partir da reprodução e produção de ideais racistas pela telenovela, a apreensão de seu conteúdo por parte das crianças representa um risco no processo de construção da identidade racial, pois à medida que o perfil valorizado nas tramas é o branco, a criança negra vai se identificar justamente com esse perfil, passando assim por um processo de embranquecimento. Se, é através da socialização que as crianças se apropriam e constroem elementos racistas, o contato delas com esse aparelho socializante, que atua no movimento de negação do negro, faz com que reproduzam no seu convívio escolar ações de afirmação da raça branca. Sendo assim, percebe-se que o ideário branco presente nessas tramas influencia diretamente na construção da identidade racial dessas crianças.
CONCLUSÕES:
O presente estudo observou que as telenovelas produzem e reproduzem formas de racismo que são apreendidas e introjetadas pelos receptores, inclusive pelas crianças. Dessa forma, o contato das crianças com esse aparelho socializante que atua no movimento de negação do negro, faz com que elas reproduzam no seu convívio escolar, ações racistas. A realização da pesquisa percebeu que em relação às personagens brancas da trama, mesmo quando elas não são as personagens principais, as crianças recordam-se de todas e em momento algum se referiram de forma pejorativa a tais personagens. Já em relação às cinco personagens negras presentes na telenovela, vale destacar a reação permeada de risadas e comentários estereotipados que não valorizam o fenótipo negro unânime a todas as crianças e em relação a todas as personagens negras. Podemos afirmar inclusive que as hierarquias raciais e representações estereotipadas presentes na novela também são reproduzidas no ambiente escolar, com a diferença que os efeitos desse racismo são percebidos no comportamento retraído dessas crianças negras e não mascarados como a trama tenta retratar. Assim, esta pesquisa percebeu que a identidade racial dessas crianças é profundamente afetada pelas representações racistas da telenovela.
Palavras-chave: Identidade racial, Racismo, Tramas Telenovelísticas.