65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DAS ADUBAÇÕES QUÍMICAS E ORGÂNICAS NA PRODUÇÃO DE ALFACE
Luísa Neves Soares de Freitas Oliveira - Curso Técnico Agropecuária - IFF Bom Jesus, Bolsista Jovens Talentos
Núbia Soares Ferreira - Curso Técnico Agropecuária - IFF Bom Jesus, Bolsista Jovens Talentos
Juares Ogliari - Prof. Orientador Programa Jovens Talentos (FAPERJ), Curso Técnico Agropecuária
Sebastião Ney Costa de Almeida - Prof. Co-Orientador – Curso Técnico em Agropecuária
José Adilson Gonçalves de Souza - Técnico em Agropecuária – IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana
Viviane Pimentel Vargas - Graduanda em Ciências Biológicas
INTRODUÇÃO:
A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil e uma das espécies olerícola de maior cultivo, sendo considerada a mais importante hortaliça folhosa do mundo. O desenvolvimento sustentável é uma das principais preocupações atuais e o desenvolvimento de métodos que proporcionem aumento da produtividade sem agredir o meio ambiente.
A adubação orgânica tem sido amplamente utilizada na produção de alface, com o objetivo de reduzir as quantidades de fertilizantes químicos e melhorar as qualidades físicas, químicas e biológicas do solo, de modo a reduzir os custos com fertilizantes minerais (Silva et al., 2001).
As substâncias húmicas (SH), compostas de ácidos húmicos, ácidos fúvicos e humina, são os principais componentes da matéria orgânica do solo (85 a 90 %) e originam-se a partir de transformações bioquímicas de compostos como lignina, celulose, hemicelulose, açúcares, aminoácidos (Silva e Mendonça, 2007).
Os efeitos das substâncias húmicas nas plantas estão relacionados com o aumento na absorção de nutrientes, devido à influência na permeabilidade da membrana celular e ao poder quelante, bem como à fotossíntese, à formação de ATP, aminoácidos e proteínas e, por consequência, podem influir no crescimento das plantas (Vaughan et al., 1985).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi verificar o efeito das adubações químicas, orgânicas e o estimulador de crescimento ácido fúvico na produção de alface com o intuito de reduzir a fertilização química e orgânica.
MÉTODOS:
O experimento com a cultura da alface foi conduzido no Instituto Federal Fluminense - IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana – RJ. A unidade experimental foi conduzida sob delineamento inteiramente casualisado, submetidos aos seguintes tratamentos: 1) Composto orgânico (30 ton./ha); 2) adubo químico conforme análise de solo (100%); 3) composto orgânico (15 ton./ha) + adubo química (50%); 4) composto orgânico (7,5 ton./ha) + adubo químico (25%); 5) composto orgânico(15 ton./ha) + adubo químico (25%) + ácido fúvico (2 aplicações de 50mg AHBD/L nos estágios 8,25 dias após o plantio); 6) composto orgânico (7,5ton./ha) + adubo químico (50%)+ ácido fúvico (2 aplicações de 50mg AHBD/L nos estágios 8,25 dias após o transplantio); 7) composto orgânico (15 ton./ha) + adubo químico(50%) + ácido fúvico (2 aplicações de 50mg AHBD/L nos estágios 8,25 dias após transplantio); 8) Controle, com quatro repetições. As mudas de alface foram produzidas em bandejas de poliestireno de 288 células, com a utilização de substrato comercial (plantmax). Foram avaliadas as características: matéria fresca das folhas e número de folhas totais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os tipos de adubações influenciaram significativamente as variáveis estudadas. Observou-se que a variável peso matéria fresca – PMF – nos tratamentos 7, 6, 2, 5, 3 e 1 alcançaram os maiores valores – 414, 410, 409, 401, 361 e 355 g/planta. Com exceção dos tratamentos 2, 3 e 1 o ácido fúvico, possivelmente contribuiu no maior PMF. Enquanto nos tratamentos 3, 1 e 4 não houve diferença significativa, sendo o controle com menor resultado. Isto evidencia, provavelmente, o efeito positivo do ácido fúvico no desenvolvimento das plantas de alface. Este composto atua como promotores do crescimento vegetal e melhoram o ambiente radicular (Chen et al., 1994). O número de folhar de alface total – NFT- influenciou significativamente, para os diferentes tratamentos. O número de NFT foi maior no tratamento 2, mas não houve diferença nos tratamentos 3, 6, 7, 1, e estes não deferiram do 4 e 5, sendo que o menor resultado obtido no controle – 8. Em alface, a maior quantidade de folhas por planta resulta, em geral, numa maior área foliar, maior massa fresca e, consequentemente, produtividade. (Araujo et al., 2011).
CONCLUSÕES:
Este trabalho disponibilizou informações fitotécnicas que contribuirão para o aumento da produção de alface de forma sustentável. Assim, podemos concluir que o ácido fúvico contribuiu no incremento da produção de peso da matéria fresca e no número de folhas de alface totais, podendo ser um insumo agrícola de grande importância na redução da adubação orgânica e química.
Palavras-chave: agricultura sustentável, hortaliças, composto orgânico.