65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A EFICÁCIA DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS À PRÁTICA CLÍNICA: A ATUAÇÃO DO NATS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS
Andréa Costa de Andrade - Hospital Universitário Getúlio Vargas/ UFAM
Maria Elizete de Almeida Araújo - Hospital Universitário Getúlio Vargas/ UFAM
Nádia Maria Soares Bezerra - Hospital Universitário Getúlio Vargas/ UFAM
Anderson da Paz Penha - Hospital Universitário Getúlio Vargas/ UFAM
Tatiane Lima Aguiar - Hospital Universitário Getúlio Vargas/ UFAM
Lilian Macedo Bastos - Hospital Universitário Getúlio Vargas/ UFAM
INTRODUÇÃO:
O Núcleo de Avaliação em Tecnologia em Saúde (NATS) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) foi criado a partir de um edital conjunto do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Organização Pan-Americana de Saúde para criar Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde com o intuito de integrar a REBRATS. O NATS foi formalmente instituído em dezembro de 2009 através da Portaria nº 38/09 do gabinete do diretor do HUGV e é constituído por uma equipe multidisciplinar. A missão do NATS é introduzir a cultura da Avaliação em Tecnologias em Saúde por meio da elaboração de pareceres, notas técnicas, diretrizes clínicas e estudos que contribuam para o uso racional de tecnologias em saúde na Amazônia. O NATS apoia a desincorporação de tecnologias obsoletas, ineficazes, inseguras e com baixo custo-benefício. Os estudos de avaliação das tecnologias em saúde podem ser solicitados por profissionais da saúde, gestores e instituições públicas de saúde do Amazonas. O NATS possibilita a introdução da cultura da ATS como um dos pilares estratégicos que subsidiam a gestão do HUGV envolvendo o uso de tecnologias em saúde com base em evidências científicas nas decisões, ações e atividades que integram a REBRATS de interesse para a Região da Amazônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo primordial deste trabalho é enfatizar a importância dos Núcleos de Avaliação em Tecnologias em Saúde (NATS) como instrumento recomendável nas tomadas de decisões coerentes e racionais quanto à utilização e incorporação de tecnologias em saúde, considerando a eficácia e efetividade, evitando a incorporação de tecnologias de alto custo com pouco benefício.
MÉTODOS:
O Núcleo de Avaliação em Tecnologia em Saúde é coordenado pela Gerência de Risco Sanitário Hospitalar que executa atividades de farmacovigilância, tecnolovigilância e hemovigilância. Os profissionais da saúde e gestores do HUGV e das demais unidades de saúde podem solicitar ao NATS, mediante o preenchimento de uma ficha de solicitação, pareceres técnicos em saúde sobre o custo-efetividade quanto a utilização de medicamentos, equipamentos, exames diagnósticos, procedimentos, sistemas informatizados de saúde e sistemas gerenciais, entre outras tecnologias que possam auxiliar a prática clínica dos profissionais da saúde quanto a tomada de decisões e uso das tecnologias em saúde mais adequadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças através da procura e avaliação sistemática de base de dados para decisões clínicas; realizando perguntas, buscas e análise dos dados relevantes para a prática clínica cotidiana, procurando seguir quatro passos fundamentais: 1. Formulação de uma pergunta clínica clara a partir do problema quanto a tecnologia; 2.Procura de artigos clínicos relevantes na literatura; 3. Avaliação (crítica) da validade e da utilidade das evidências; e 4. Implementação dos achados úteis na prática clínica. Por fim, elabora-se o Parecer Técnico Científico (PTC).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os resultados obtidos, o trabalho desenvolvido no NATS tem possibilitado a elaboração de pareceres técnicos científicos, diretrizes clínicas e notas técnicas para a incorporação de tecnologias em serviço de saúde. Entre os anos de 2009 a 2012 foi possível realizar importantes pesquisas que vem a beneficiar o trabalho em saúde. Citam-se as revisões sistemáticas de literatura sobre: a “placa de nuss” (procedimento utilizado para deformidade peitoral), os “procedimentos em hemodinâmica”, os “procedimentos em ressonância endovascular”, os protocolos clínicos TEP/TVP (tromboembolismo pulmonar/ trombose venosa profunda). Além das atividades de pesquisa, o NATS também se dedica ao ensino e a extensão através de cursos de capacitação e aperfeiçoamento, cumprindo as metas da REBRATS que é incentivar as pesquisas baseadas em evidências científicas documentais, destacando-se a realização dos Workshops de Saúde Baseada em Evidências, Cursos de Pareceres Técnicos Científicos e em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o Curso de Saúde Baseada em Evidências.
CONCLUSÕES:
A expectativa do NATS é contribuir para fomentar uma cultura da Avaliação em Tecnologias em Saúde (ATS) nos hospitais de ensino, com a utilização de evidências disponíveis para auxiliar o gestor hospitalar na tomada de decisões quanto à inclusão de novas tecnologias, avaliação de tecnologias difundidas e seu uso racional. Conclui-se que o conhecimento da utilização das tecnologias em saúde passou a exigir uma avaliação metodológica criteriosa que considere as diferenças cada vez mais sutis entre as novas tecnologias. Portanto, dominar ferramentas de busca e análise crítica das informações disponíveis para a tomada de decisão faz-se necessário para atuação profissional com melhores resultados para o paciente e o sistema de saúde.
Palavras-chave: Informação científica, Evidências em saúde, Prática clínica.