65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A importância da música no processo de ensino e aprendizagem em biologia: uma experiência em sala de aula.
Bruno Miranda Freitas - UNILAB
José Everlan Abreu de Sousa - UNILAB
Veridiana Torres da Silva - UNILAB
Emanuely Pereira Martins - UNILAB
Glauciara da Silva Lima - UNILAB
Viviane Pinho de Oliveira - Orientadora/Professora Adjunta/UNILAB
INTRODUÇÃO:
A música é uma medida de expressão presente na vida do ser humano, desde a antiguidade até os dias atuais, estimulando a interação entre os indivíduos para um mesmo gênero musical que lhes deem a sensação de pertencerem a um grupo, e de possuírem o mesmo conhecimento na sociedade. Aplicar uma música no processo de ensino e aprendizagem estimula a mente humana, proporciona o equilíbrio, facilita a concentração, desenvolve o raciocínio e inúmeros benefícios para o aprendizado. Esta modalidade desperta nossos sentidos para melhor compreensão das atividades trabalhadas em ambiente escolar. Neste sentido devem-se promover tarefas que contribuam para o desenvolvimento da inteligência e pensamento crítico do educando, como exemplo, práticas ligadas à música e a dança, pois a música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa no cotidiano do professor e do aluno. Quando o discente trabalha a música durante o processo de ensino-aprendizagem, há um maior potencial de se desenvolver as tarefas escolares com muito mais aptidão do que quando não tem contato com essa modalidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo sintetizar a música como proposta de trabalho e valorizar o conteúdo de “especiação”, referente à disciplina de Origem da vida e evolução, através de uma metodologia inovadora e atrativa.
MÉTODOS:
O presente trabalho abordou uma atividade desenvolvida com universitários do curso de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), envolvendo uma paródia, criada pela professora da disciplina. O conteúdo sobre especiação, visto nas aulas de Origem da vida e evolução, foi adaptado para a melodia da música de Jorge e Mateus (Flor), e a música foi trabalhada em sala de aula para promover o aprendizado teórico. A escolha da melodia foi baseada em um “hit” bastante conhecido e divulgado nas mídias, o que facilitaria atrair o interesse dos estudantes. Após a apresentação da paródia, cada estudante recebeu a letra da paródia e um momento de ensaio foi realizado, para que todos aprendessem a letra. Após a aplicação da música, os estudantes da disciplina responderam um questionário sobre a compreensão da letra e sua associação com o conteúdo teórico visto ao longo da disciplina. A análise dos questionários foi realizada, identificando e quantificando aqueles que compreendiam os termos específicos da paródia em relação aos conteúdos teóricos abordados e aqueles que não conseguiram associar os termos da paródia com o conteúdo teórico. Essas análises foram convertidas em gráficos representativos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados encontrados foram satisfatórios, pois 76% da turma compreendeu o conteúdo estudado, na certeza de que irão elaborar tarefas nas escolas similares ao método utilizado. 12% da sala não tiveram total domínio do conteúdo. 8% dos estudantes não souberam responder e 4% não responderam o questionário. A pesquisa desenvolvida também se constituiu num importante aporte metodológico que possibilitou o aprofundamento das reflexões, visto que a música treina o cérebro para diversas formas relevantes de raciocínio.
A paródia oportunizou a integração dos discentes entre si dando uma importância fundamental no processo de ensino e aprendizagem. À medida que cantávamos a paródia, aumentava a capacidade de aprendizagem e a disciplina se tornou algo prazeroso de se estudar. Em sua aplicação percebemos que a música é um veículo de comunicação com enorme abrangência e que fala diretamente da emoção das pessoas.
CONCLUSÕES:
A música é algo constante na vida da humanidade, e isto pode ser comprovado em todos os registros da trajetória da história. Com este trabalho foi possível concluir que com o uso da música a maioria dos discentes compreendeu o assunto. Do ponto de vista pedagógico, o uso da música em sala pôde proporcionar uma aprendizagem mais satisfatória. Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais os estudantes possam se integrar aos diversos gêneros musicais, não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras culturas como o folclore, a música popular, a música erudita e outros. Enfim à medida que diversificamos os planos de aula há uma aproximação maior dos estudantes e obtemos resultados mais satisfatórios. Essa tarefa realizada em sala de aula oportunizou a integração entre docente e discentes, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem através da música.
Palavras-chave: música, métodos de ensino-aprendizagem, biologia.