65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS DA REGIÃO METROPLITANA DE CAMPINAS
Fernanda Torino Bandeira - Centro de Economia e Administração – PUC-Campinas
José Eduardo Rodrigues de Sousa - Prof. Dr./Orientador – Centro de Economia e Administração – PUC-Campinas
INTRODUÇÃO:
Em decorrência da gravidade dos problemas sociais e ambientais pelos quais estamos passando e a enorme dificuldade que o Estado enfrenta para solucioná-los, surgem pressões para que as organizações adotem uma postura socialmente responsável. As empresas deixam para trás então o ponto de vista clássico que tinham em relação a responsabilidade social, que como afirma Certo e Peter (2005) pregava somente o lucro, vendo a responsabilidade social como perturbação do relacionamento econômico fundamental, e passam a visão contemporânea, de forma que admitem ser responsáveis por ajudar a manter e aumentar o bem-estar da sociedade como um todo. Ou seja, as empresas deixam de ser vistas apenas como entidades econômicas e passam a ser membros da sociedade.
Conforme Martinelli (1997) as ações de responsabilidade social contribuem para a maior competitividade, para um ambiente mais motivador e para uma imagem institucional mais positiva, de modo que se descobre a dimensão estratégica da responsabilidade social, advindo daí à importância de verificar, através deste trabalho, qual o posicionamento das empresas frente a esta nova perspectiva.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar e caracterizar as estratégias de gestão disponibilizadas pelas empresas pesquisadas, em sua homepage, Facebook, Twitter ou blog, buscando identificar suas respectivas estratégias bem como suas ações de responsabilidade social ou socioambiental. Os dados obtidos serão analisados buscando-se identificar se as estratégias contemplam uma preocupação com as questões de sustentabilidade.
MÉTODOS:
Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica sobre estratégia e responsabilidade social e socioambiental. O material coletado nessa pesquisa foi fichado de forma a possibilitar a elaboração do referencial teórico desse artigo e proporcionar o entendimento necessário para a elaboração de seus resultados.
Decorrido esta primeira fase, com o intuito de detectar dados que indicassem a estratégia e as ações de responsabilidade social ou socioambiental das empresas do setor de vestuário e acessórios da região metropolitana de Campinas e verificar se estas estão alinhadas entre si, foi realizada a pesquisa na internet nos seguintes meios eletrônicos: homepage, Facebook, Twitter e blog das empresas do Polo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecções dos municípios de Sumaré, Santa Bárbara d’ Oeste, Nova Odessa e Americana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sendo a análise realizada através dos dados obtidos nos meios eletrônicos utilizados pelas empresas, foi necessário primeiramente levantar quais desses meios eletrônicos são utilizados por cada empresa. Esse levantamento detectou que das 154 empresas pesquisadas, apenas 71 utilizam algum tipo de mídia digital, o que representa 46% do total de empresas, e o ramo que tem maior presença nas mídias digitais é a tecelagem, que é o único a ter uma porcentagem de utilização superior a 50%. Quanto ao tipo de meio eletrônico utilizado, pode se afirmar que o site é o mais utilizado atingindo quase 50 % das empresas, já o blog praticamente não é utilizado.
Diversas das empresas pesquisadas fazem pouco uso do potencial que a mídia eletrônica pode propiciar, usando mais esse recurso como uma estratégia de oportunidade, no sentido de, caso alguma pessoa veja o site, venha a procurar a empresa. As outras estratégias mais encontradas foram a estratégia de diferenciação produto-mercado e a estratégia de diferenciação funcional.
Pode-se constatar que a tecelagem é o ramo que mais utiliza as ações de responsabilidade social e socioambiental, de forma a agregar valor estratégico através de seu relacionamento via internet com seus diversos stakeholders.
CONCLUSÕES:
Os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciam primeiramente que a maioria das empresas do setor têxtil ainda não utiliza a mídia digital. Esse fato se comprova, pois dos cinco ramos abordados apenas a tecelagem apresenta uma porcentagem de utilização de mídia eletrônica superior a 50%.
Detectamos também que muitas empresas que possuem um endereço eletrônico muitas vezes têm suas páginas estáticas ou não sabem utilizá-las de forma estratégica. Vale ressaltar que, como mencionado por uma especialista em marketing nas mídias digitais, as micro e pequenas empresas não são “obrigadas” a ter uma homepage, lembrando que esta geralmente tem um alto custo, mas como alternativa podem utilizar ferramentas mais baratas como o Facebook e o blog.
Conclui-se que muito já se evoluiu em relação às ações de responsabilidade social e socioambiental realizadas pelas empresas, porém estas ainda precisam utilizar essas ações de forma mais estratégica.
Palavras-chave: Alinhamento, Estratégia, Responsabilidade Social.