65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
DESENVOLVIMENTO DE BANCO DE DADOS PARA CONTROLE DE PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS ADQUIRIDAS EM CASA DE ACOLHIMENTO
Orlando Júnior Nascimento Ferreira - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Allan Douglas Ferreira Corrêa - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Jéssica Côrrea Santos - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Thiago Costa Dias - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Roberto da Silva Salgado - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Orlando Fonseca Silva - Prof. Dr./Tutor/Orientador – PET – Engenharia Elétrica - UFPA
INTRODUÇÃO:
A utilização de um banco de dados para armazenar e gerenciar um grande fluxo de informações é praticamente indispensável em qualquer instituição atual, seja ela pública ou privada. Apesar de existirem diversas tecnologias de desenvolvimento desta ferramenta, existem ainda instituições que não se atualizaram quanto ao gerenciamento interno de pessoas e dados. Um caso como o relatado foi observado em uma casa de acolhimento à pessoas portadoras de doenças infecciosas localizado na cidade de Belém, Pará. O cadastro interno dos pacientes é feito por meio de um processo manual, sem a utilização de recursos da informática, tornando lento o atendimento aos mesmos. Assim, decidiu-se criar um banco de dados para otimização do processo a partir do software MySQL Front, e a linguagem Java, para construção da interface gráfica para os usuários.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Utilizar os benefícios da linguagem de programação visual Java para desenvolver uma interface de fácil utilização para um banco de dados escrito em MySQL, a fim de otimizar o processo de cadastro e acompanhamento de pacientes portadores de doenças infecciosas em uma instituição de acolhimento para os mesmos.
MÉTODOS:
Foi utilizado o software MySQL Front para a criação de tabelas e atributos, como nome do paciente, utilizando linguagem MySQL. Utilizou-se programação em Java para a construção de uma interface gráfica amigável para a comunicação do usuário com o computador, o que possibilitou a inserção de dados sem a necessidade do conhecimento de programação de bancos de dados. Para garantir a troca de informações entre o computador e o servidor do banco de dados, foi utilizado o software XAMPP, com a finalidade de habilitar a porta do servidor, permitindo utilizar comandos como salvar, carregar e editar a base de dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após o processo de confecção, o banco de dados, o qual atendeu todas as expectativas de aplicabilidade, está sendo colocado em fase de implementação. Em pouco tempo será apresentado à instituição e ao administrador do sistema o modo de utilização do mesmo, que posteriormente será repassado para os médicos plantonistas e outros profissionais envolvidos. O cadastro e a atualização do prontuário dos pacientes serão realizados pelos próprios médicos atendentes, enquanto outros profissionais como psicólogos e assistentes sociais, podem usar o banco de dados para consultar a avaliação dos médicos em relação a um determinado paciente, para assim poder estruturar melhor seu diagnóstico e tratamento.
CONCLUSÕES:
Pode-se perceber a importância dos trabalhos acadêmicos como ferramenta para a melhoria da qualidade de vida da população e a otimização dos processos de informação nos serviços públicos. O trabalho desenvolvido tem se mostrado eficiente nos experimentos realizados, e com isso espera-se uma maior rapidez do cadastro, da alocação e da busca de informações na casa de acolhimento. O trabalho contribuiu não só como uma aplicação dos conhecimentos adquiridos, mas como um instrumento de formação social e cidadã dos integrantes.
Palavras-chave: Banco de Dados, Cadastro de pessoas, Interface Java.