65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Biocontrole de Sclerotium rolfsii por Pseudomonas spp. fluorescentes em Phaseolus vulgaris: testes in vitro
Natasha Ohanny da C. Monteiro - Departamento de Fitopatologia- UnB
Nathália de Lima Medeiros - Departamento de Fitopatologia - UnB
Bernardo S. M. Viscardi - Mestrando em Agronomia - Departamento de Fitopatologia - UnB
Luiz Eduardo B. Blum - Professor Associado - Departamento de Fitopatologia- UnB
INTRODUÇÃO:
O feijão é muito importante em todo mundo e sob o ponto de vista nutricional, ou seja, tem uma importância socioeconômica muito grande. Dentre os principais problemas relacionados com a baixa produção de feijão estão à competição com plantas daninhas, ataque de pragas, doenças, estresse hídrico. E devido a grande importância socioeconômica dessa leguminosa, existe muito interesse em novas pesquisas, métodos e tecnologias para lidar com esses tipos de problemas, que acabam afetando a sua produtividade. E o controle biológico tem sido estudado como um método eficaz para controlar doenças sem a utilização de substâncias tóxicas para isso.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Isolamento, manutenção e teste de biocontroladores contra Sclerotium rolfsii.
MÉTODOS:
Obtenção de isolados de Sclerotium rolfsii - Os isolados de S. rolfsii foram obtidos a partir da coleção micológica da UnB. Nos experimentos realizados foram utilizados dois tipos de isolados nomeados UB 193 e UB 228.Esses isolados foram cultivados em placas de Petri com meio de cultura sólido de Potato Dextrose Agar (PDA) e colocados em uma incubadora (25ºC)Punja (1985).
Obtenção e isolamento do biocontrolador – Para o isolamento das bactérias foram pegas amostras de solos de diferentes áreas no Distrito Federal. Logo após a coleta foram feitas diluições seriadas desse solo e plaqueamento em meio agar para Pseudomonas spp. fluorescentes, com 10ml de glicerina no meio. Esses isolados foram plaqueados em meio B de King (KING et al., 1954) e as placas foram mantidas em incubadora a 28ºC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nesse experimento foram testados oito isolados de Pseudomonas spp. de diferentes culturas e locais no Distrito Federal com o isolado de S. rolfsii UB 193 e UB 228.. Com o isolado UB 193, três Pseudomonas spp. Apresentaram certo controle na germinação dos esclerócios, foram os isolados 115 (66,6%), 120 (75%), 150 (83,3%) com diferença significativa da testemunha. Com o isolado UB 228, dois isolados apresentaram diferenças significativas da testemunha, 140 (66,6%) e 150 (91,6%), demonstrando certo controle na germinação dos esclerócios.
CONCLUSÕES:
O isolado 150 (Pseudomonas spp. fluorescente ) encontrado, foi considerado o mais eficiente do nosso estudo para o controle de S. rolfsii. Cabe lembrar que resultados com antagonistas obtidos in vitro podem não ser confirmados em condições de campo, já que esses organismos estão sujeitos às reações diferenciais do hospedeiro e do ambiente (Harman 1991).
Palavras-chave: Biocontrole, Pseudomonas spp. fluorescentes, Sclerotium rolfsii.