65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
FELPO: PROTÓTIPO DE ROBÔ MÓVEL AUTOSSUSTENTÁVEL PARA INCENTIVO À INTERDISCIPLINARIDADE E À PRÁTICA LÚDICA DOCENTE.
Ralf do Lago Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu
Manassés Fernandes Costa Neto - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu
Jeferson da Silva de Jesus - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu
Társio Ribeiro Cavalcante - Prof. Esp./Orientador - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano
Cayo Pabllo Santana de Jesus - Prof. MsC./Co-orientador - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano
INTRODUÇÃO:
A criação do protótipo intitulado “FELPO” um robô móvel autossustentável, A interdisciplinaridade e a prática lúdica docente encontram na robótica educacional um grande aliado no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta o FELPO, um protótipo de robô móvel autossustentável, capaz de efetuar irrigação direta ou por aspersão, aplicar defensivos químicos ou fertilizantes por meio de pulverização e realizar a plantio de sementes idealizado com a finalidade de auxiliar a cadeia produtiva agrícola permitindo a automação de processos, a uniformização da produção e a minimização de perdas e refugos, e incentivar a interdisciplinaridade e a prática lúdica docente oportunizando um ambiente favorável à aprendizagem nos Cursos Técnicos Agrícolas Integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Moldado no processo criativo, o protótipo em desenvolvimento possibilitará métodos práticos de ensino, envolvendo o aluno e estimulando-o a interagir com o ambiente de aprendizado, aperfeiçoando habilidades em disciplinas das áreas de irrigação, solos e fitotecnia utilizando a robótica educacional como ferramenta de apoio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva auxiliar a cadeia produtiva agrícola permitindo a automação de processos, a uniformização da produção e a minimização de perdas e refugos auxiliando e incentivando a construção do conhecimento de maneira interdisciplinar.
MÉTODOS:
Para desenvolvimento do protótipo foi seguidos os elementos da construção de projetos de produtos mecatrônicos conforme sugerido em Back e Forcellini (2003). Os capítulos 2, 4, 5 e 6, do trabalho desses autores forneceram o instrumental para realização do projeto informacional que preza por analisar detalhadamente o problema do projeto, buscando as informações necessárias ao pleno entendimento do mesmo. Em seguida foi construído o projeto conceitual, que foi responsável por gerar, a partir de uma necessidade detectada e esclarecida, uma concepção para o produto que atenda da melhor maneira possível esta necessidade, sujeita às limitações de recursos e às restrições do projeto. Após o projeto conceitual, o projeto detalhado foi iniciado. Segundo Pahl e Beitz (1995), essa é a etapa na qual partindo da concepção de um produto, o projeto é desenvolvido, de acordo com critérios técnicos e econômicos e à luz de informações adicionais, até o ponto em que o projeto detalhado resultante possa ser encaminhado à produção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Este trabalho enquadra-se na modalidade “trabalhos em andamento”, possuindo neste momento resultados concretos a serem apresentados. O protótipo atualmente encontra-se em fase de produção, onde o módulo de semeadura,o sistema de tração ,instalação elétrica e os módulos de irrigação e fertilizantes/defensivos já foram concluídos.
CONCLUSÕES:
As revoluções tecnológicas imprimiram grandes mudanças, em todos os campos do conhecimento, criando a necessidade de modernização das práticas educacionais. Neste contexto a interdisciplinaridade e a ludicidade são de fundamental importância por permitirem ambientes de aprendizagem multifuncionais e reprogramáveis, possibilitando a construção do conhecimento de forma significativa e com criatividade em um espaço favorável à socialização. Contudo, essas práticas de inegável importância observada e fomentada, inclusive por Leis, Pareceres e Parâmetros Curriculares Nacionais, encontram dificuldades das mais diversas ordens para as suas implementações.
A realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano não foge a esse cenário e com o intuito de diminuir esse distanciamento na consolidação das práticas lúdicas e interdisciplinares e manter a consonância com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi construído, sob os conceitos da robótica educacional, um protótipo de robô móvel autossustentável para incentivo à interdisciplinaridade, a ser utilizado como um artefato cognitivo de forma lúdica pelos docentes.
Palavras-chave: Robótica, Autossustentabilidade, Interdisciplinaridade.