65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
Perspectivas profissionais dos estudantes de ensino médio público de Antonina – PR: Uma ideologia construída pelos meios de comunicação de massa.
Franciele Ortis dos Santos - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
Felipe Macagnani - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
Mayra Taiza Sulzbach - Profa. Dra./Orientadora da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral
Fernanda Benghi Marfil - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
Francine Nascimento - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
INTRODUÇÃO:
O município de Antonina situado no litoral do Paraná possui 2.612 estudantes matriculados na rede estadual de ensino e 6 escolas estaduais (SEED, 2013). Para o presente estudo foram escolhidas 3 escolas e elaborado um conjunto de questões a fim de identificar as expectativas profissionais dos estudantes de ensino médio público regular e educação jovens e adultos (EJA).
Antonina com suas especificidades no âmbito do trabalho tem como potencialidade o setor portuário e turístico contando ainda com belas paisagens naturais, esferas ainda pouco exploradas pela população local. Com resultado deste estudo espera-se avaliar se os jovens possuem conhecimento quanto às oportunidades de trabalho aproveitando o potencial do município, ou se a cultura midiática pode vir a influenciar os jovens na escolha das carreiras profissionais.
Considerando que os conteúdos das mensagens midiáticas televisivas tem papel importante na formação da opinião e dos hábitos sociais dos adolescentes e dos jovens, espera-se averiguar as influências da mídia televisa na escolha da carreira profissional por meio de um questionário. Identificando o perfil destes estudantes e constatando as influências a pesquisa servirá como um suporte metodológico para futuras ações envolvendo este público.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar as influências midiáticas nas perspectivas profissionais dos estudantes de ensino médio público do município de Antonina, litoral do Paraná.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública ambas localizadas na região central do município de Antonina, durante o mês de outubro de 2012, pelos bolsistas do Programa de extensão inclusão social e produtiva nos municípios do litoral do Paraná. O estudo foi realizado com 331 estudantes do ensino médio regular e educação de jovens e adultos (EJA) dos três turnos matutino, vespertino e noturno. Para a coleta das informações necessárias foi aplicado um questionário, elaborado no software Sphinx Léxica, o qual contemplou 14 questões alternadas em abertas, fechadas e mistas. Optou-se pelo uso do questionário por se tratar de um censo realizado nas três escolas. A tabulação dos dados foi através do programa do pacote Microsoft Office, Excel2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O perfil dos estudantes do ensino médio de Antonina correspondem a jovens com idade entre 15 a 18 anos (75% dos entrevistados). Do total 80%, ou seja 264 entrevistados, pretendem cursar o nível superior e do restante, 8% irá trabalhar (26 pessoas), 5% pretende fazer um curso profissionalizante (16 pessoas ) e 7% não respondeu a esta questão (25 pessoas).
Como resultado da questão qual atividade gostaria de exercer, foram elencadas 49 atividades, das quais cabe destacar as seguintes: 10% dos entrevistados gostariam de fazer cursos de engenharias (33 pessoas ), 8% medicina (25 pessoas), 6% seguir carreia militar (21 pessoas), 6% atividades na área de esportes (21 pessoas ), 4% música e direito (13 pessoas) , 3,5% computação (12 pessoas). Percebe-se que as profissões elencadas como principais seguem os padrões das grandes metrópoles, não considerando as peculiaridades ambientais, econômicas e culturais do município. Antonina é um lugar rico de história e cultura tendo assim um vasto potencial turístico, no entanto nota-se que os estudantes não demonstram notório interesse no mesmo, visto que a pesquisa apresentou apenas 6 estudantes que gostariam exercer atividade na esfera turística. O mesmo percebe-se na questão portuária onde apenas um estudante manifestou interesse.
CONCLUSÕES:
Conclui-se a partir dos dados à evidência que as perspectivas de carreiras profissionais escolhidas pela maioria dos alunos seguem um modelo capitalista imposto pela mídia em suas mensagens, principalmente nas televisivas, o que acaba não refletindo a demanda empregatícia latente da região que é o turismo, o terminal portuário, e as áreas naturais, com o apoio dessas informações acreditasse que o êxodo para as capitais possa ser um tanto normal para estes alunos que sonham com profissões que tragam todo o status social evidenciado nas telas do televisor diariamente.
Palavras-chave: Profissão, Mídia, Ensino.