65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INFLUÉNCIA DOS DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO E DOSES DE FÓSFORO NA FASE INICIAL DE CRESCIMENTO DO GIRASSOL (Helianthus annus L).
Alan Jhonnes Bulhões Marinho - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Edvaldo Vieira Pacheco Sant´Ana - Prof. Dr./Orientador – Coord. da Área de Recursos Naturais – IFTO/ Campus Palmas
Albert Lennon Lima Martins - Aluno de Engenharia Agronômica da UNITINS
Julio Cesar Santos Delgado - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Valci Pereira da Silva Júnior - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Julianna Alencar Leão - Aluna de Engenharia Agronômica da UNITINS
INTRODUÇÃO:
O girassol está despertando grande interesse mundial, pois representa uma alternativa de mercado para a produção de matéria-prima para obtenção de biocombustíveis (VILLALBA, 2008). A partir de 2005, a cultura tem despertado o interesse de agricultores, técnicos e empresas, pela possibilidade de uso do seu óleo na fabricação de biodiesel; esta demanda crescente possibilita forte expansão da área de cultivo de girassol, sendo a cultura apontada como uma nova alternativa econômica em sistemas de rotação/sucessão de culturas de grãos (BACKES et al., 2008). O diagnóstico da compactação dos solos agrícolas é fundamental para a escolha do modelo de mecanização agrícola para que possa proporcionar alta produtividade aliada ao manejo e conservação do solo e do meio ambiente. De acordo com Malavolta et al. (1997) o fósforo é elemento mineral importante para o desenvolvimento da cultura do girassol sendo o mesmo atua na fotossíntese, na respiração, no armazenamento e na transferência de energia, na divisão celular, no crescimento das células e em vários outros processos da planta.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a influência da compactação do solo em diferentes níveis e doses de fósforo (P) na fase inicial de crescimento da cultura do girassol (Helianthus annus L).
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no IFTO – Campus Palmas, em um telado agrícola. Foram utilizadas sementes de girassol cultivar HELIO 358. A unidade experimental foi constituída pela sobreposição de 3 anéis de PVC com 10 cm de diâmetro interno: o superior e o inferior, com 10 cm de altura; e o intermediário com altura de 5 cm. Em todos os vasos, o 1º e o 3º anel receberam amostras deformadas de solo com densidade aparente de 1,00 g cm-3 e adubadas uniformemente. O 2º anel teve densidade de solo variável conforme o tratamento de compactação: 1,00, 1,30 e 1,60g cm-3. A compactação do solo foi efetuada somente no 2º anel de cada vaso e quantificada pela densidade aparente. Mediante a queda livre de um êmbolo de 4,00 kg, de uma altura de 85 cm sobre um cilindro de ferro com o mesmo diâmetro do anel foi obtido à densidade desejada. No 1º anel de PVC o solo foi misturado com superfosfato simples na dose equivalente a 0 a 100 kg.ha-1. Aos 40 dias após emergência (DAE) as plantas inteiras foram transferidas à estufa controlada para 75ºC onde por um período de 48h, para determinação da massa seca total (MST). As médias de 4 repetições, após análise de variância (experimento fatorial), foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme a análise de variância houve efeito significativo para a produção de MST do girassol em resposta à compactação do solo, e, não significativo para doses P e a interação (compactação versus P). A maior produção de MST ocorreu na maior compactação do solo, ou seja, com a elevação crescente da compactação houve maior produção de MST e maior acúmulo da parte e de raízes observado no anel superior. Silva & Rosolem (2001) verificaram que o aumento da densidade do solo em camadas subsuperficiais não foi limitante ao crescimento aéreo da maioria das espécies estudadas, concluíram que a maior oferta de água e nutrientes no volume de solo acima da camada compactada foi relativamente alta. Em relação a não influência das doses de P sobre MST se deve o curto período da experimentação (40 DAE), necessitando um tempo maior de aproveitamento pelo girassol. São necessárias novas pesquisas tanto em vaso como a campo, em condições diferentes de clima e solo, para validar os resultados.
CONCLUSÕES:
Conforme a análise de variância houve efeito significativo para a produção de MST do girassol em resposta à compactação do solo, e, não significativo para doses P e a interação (compactação versus P).
Palavras-chave: dicotiledônea, desenvolvimento, adubação.