65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
Julyanne Santos da Luz - Universidade Federal do Maranhão
Lorena de Carvalho Martiniano - Universidade Federal do Maranhão
Sandys Viana Corrêa - Universidade Federal do Maranhão
Anne Catherinne da Luz dos Santos - Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O estudo procura destacar a importância da participação do PIBID – Ciências Naturais, da Universidade Federal do Maranhão, na escola Ruy Barbosa da rede municipal de ensino, localizada na zona rural na cidade de São Bernardo – Ma, utilizando de atividades lúdicas relacionadas com o tema escolhido pelo projeto: Micro-organismos e doenças vinculadas a água, fazendo essa atividade uma ferramenta para que o ensino de ciências e o tema sobre a água se torne mais prazeroso para os alunos, os atraindo a participar e poder aplicar esse conhecimento no seu dia-a-dia. Segundo MALUF (2006), o lúdico pode ser utilizado como promotor de aprendizagem das práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Com toda preocupação dos bolsistas para com os estudantes, confeccionamos duas atividades, primeiramente uma cartilha educativa e por último um jogo de bingo, com o conhecimento adquirido com a leitura e interpretação da cartilha que têm como tema proposto pelos bolsistas, micro-organismos e doenças vinculadas a água, essas atividades consistiram em promover a aprendizagem nas práticas escolares, buscando a conscientização dos alunos. com o tratamento e conhecimento de doenças vinculadas a água, os tornando alunos com pensamento crítico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta atividade é incentivar o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino das Ciências com a participação dos discentes em atividades de pesquisa e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares na escola, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e buscando articular teoria e prática.
MÉTODOS:
O ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental, se restrige apenas a repassar o conteúdo através de métodos convencionais e rotineiros, e pensando nesse método de ensino os bolsistas utilizaram de atividades lúdicas como nova maneira de ensino, para que assim ocorresse um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem. A metodologia aplicada primeiramente se deu através de pesquisas e utilização de uma pequena cartilha confeccionada pelos bolsistas do PIBID, com o objetivo de estimular a leitura e compreensão compreensão do tema gerador: micro-organismos e doenças e vinculadas à água, apresentado em sala de aula, do 6º ao 9º da escola Ruy Barbosa, onde a mesma cartilha foi lida e estudada junto com os alunos. Depois da leitura e interpretação da cartilha, utilizamos um bingo, onde entregamos para cada aluno uma cartela. Em seguida escrevemos no quadro palavras retiradas da cartilha, todas relacionadas ao tema principal, cada aluno preencheu sua própria cartela utilizando as palavras escritas no quadro, totalizando 27 palavras, posteriormente cada aluno tirava as palavras do quadro até preencher sua cartela. Para finalizar foi feita a escolha das palavras aleatoriamente e quem preencheu de acordo com a escolha, se tornou vencedor do jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A atividade lúdica utilizando a cartilha em conjunto com o jogo de bingo, conseguiu despertar nos alunos grande interesse tanto pela leitura como na associação de uma atividade com os cuidados que devemos ter com a água e como doenças presentes na água podem ser evitadas se tradadas. Como o tema sobre a água é utilizado pela projeto do PIBID do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão, na escola, ficou mais fácil a compreensão e fixação do conteúdo pelos alunos da escola Ruy Barbosa. A utilização do tema micro-organismos e doenças vinculadas a água é de grande importância com necessidade que haja atividades que despertem o interesse sobre esse tema, assim as atividades lúdicas possam a ser grande influência no desenvolvimento dos alunos, estimulando a leitura, a compreensão, pensamento lógico, atividade em grupo tanto com alunos quanto com os professores, cooperação ajudando aqueles colegas que possuem uma maior dificuldade. Entanto, observou-se que grande parte dos alunos acertaram, ocorrendo empantes, entendendo-se assim, como um jogo que desperta grande interesse, estimulando o desenvolvimento do raciocínio e conscientização sobre como utilizar e tratar a água de maneira correta.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos com a realização das atividades utilizando a cartilha e o bingo, entendemos que atividades lúdicas são promovedoras de conhecimentos, despertando o interesse dos alunos associando os conteúdos dados com seu cotidiano. Poder utilizar um tema de grande importância na sociedade como a preservação da água, os cuidados, os micro-organismos e as doenças vinculadas presente na água foi de suma importância para o despertar do interesse por parte dos alunos, aumentando sua atenção em sala de aula, sendo de forma prazerosa para todos. Aplicar novas metodologias em uma escola da zona rural do município de São Bernardo, onde as estruturas, o espaço físico são precários, também despertaram nos bolsistas do PIBID um maior prazer em poder realizar atividades lúdicas nessa escola, já que o projeto do PIBID têm como tema centra O Papel Social e Químico da Água e os valores sociais desse projeto nessa comunidade trouxeram uma relação de ensino aprendizagem para o desenvolvimento do aluno como cidadão, atitudes de cooperação com colegas de classe, as regras, o raciocínio lógico, iniciativa e interpretação de texto utilizando a cartilha. E essas novas metodologias utilizando o lúdico tem atraído ainda mais o aluno a participarem em sala de aula.
Palavras-chave: Água, Metodologia, Jogos.