65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADE PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA
José Maria Pereira de Oliveira - Universidade Católica de Pernambuco
Leydjane Marília de Almeida - Universidade Católica de Pernambuco
Liderlânio de Almeida Araújo - Universidade Católica de Pernambuco
Lucia Fernanda C. da Costa Leite - Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
As disciplinas de educação enfatizam a importância dos futuros educadores desenvolverem atividades que despertem no educando um maior interesse na busca do conhecimento. Consequentemente, constroem sua aprendizagem de forma a aplicá-la em diversas situações do cotidiano. Nesse contexto, destaca-se a relevância de trabalhar com metodologias que facilitem o aprendizado. Uma ferramenta de suma importância é a contextualização das aulas através das atividades lúdicas e experimentais. No dia a dia escolar, observam-se um número relativo de estudantes que não apreciam o ensino de química. Estes afirmam que se torna complicado interpretar as fórmulas e as teorias. A experimentação assume um papel fundamental nas aulas de química, pois contribui de forma significativa com o processo ensino-aprendizagem, uma vez que associa a teoria vista em sala de aula com a vida de cada um.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetiva realizar atividades experimentais de química a cerca do assunto Soluções programado para ser ministrado no segundo ano do ensino médio, tendo em vista que os educandos apresentam certa dificuldade em compreender esse conteúdo.
MÉTODOS:
A atividade experimental foi desenvolvida no laboratório da Escola pública da cidade de Recife em conjunto com os bolsistas do curso de Licenciatura em Química, integrantes do programa PIBID-UNICAP. Participaram dessa atividade 21 estudantes, onde se realizou um experimento intitulado “condução da corrente elétrica” para trabalhar o conceito de soluções, contextualizando com exemplos do cotidiano. Antes da realização da atividade prática foi aplicado um questionário contendo quatro questões referentes ao tema, enfatizando o conceito de soluções e as fórmulas necessárias para a determinação das concentrações. Logo após a prática reaplicou-se o questionário para assim avaliar se a atividade desenvolvida contribuiu para o processo de ensino aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A primeira questão tratava do conceito de soluções, onde 62% dos estudantes responderam corretamente, após a aplicação da atividade esse número elevou-se para 80% de acertos. A segunda pergunta estava relacionada aos componentes necessários para existência de uma solução. Evidenciou-se que as respostas apresentadas promoveram um salto de 71% para 100% evidenciando que a contextualização apresentada para a exemplificação alcançou plenamente o seu objetivo. Ao analisar as respostas apresentadas para a terceira e a quarta questões evidenciou-se que inicialmente não houve uma compreensão das perguntas relacionadas por se tratar de interpretação de fórmulas. Após a explanação do tema os estudantes obtiveram um aumento significativo no número de acertos.
CONCLUSÕES:
A experimentação assume papel relevante no Ensino de Química por proporcionar uma aproximação da teoria com atividades ligadas à realidade do educando e, consequentemente, promove a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas.
Palavras-chave: Experimentação, Ensino de Ciências, Soluções.