65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE UM TELHADO ECOLÓGICO, PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA, UTILIZANDO GARRAFAS PET
Luiz Matheus de Meneses Lisboa - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Amanda Vitória Constâncio Moreira - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Brena Farias Oliveira - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
João Lucas Negrão Tavares - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Gabriella Farias Lopes - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará – CMCB/SEDUC/CE
Eugeniano Brito Martins - Prof. Orientador - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará–CMCB/SEDUC/CE
INTRODUÇÃO:
A pesquisa consiste em avaliar matematicamente a possibilidade da coletar e aproveitar a água da chuva, utilizando garrafas plásticas (PET) na construção de um telhado ecológico, também conhecido como telhado verde, porém nesta fase da pesquisa, analisou-se apenas o armazenamento de água.
A água armazenada será destinada a atividades como: lavar carros, banheiros, calçadas, cômodos da casa, regar plantas, entre outras atividades que não envolva água tratada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é a avaliação matemática da utilização de garrafas PET no armazenamento de água da chuva para ações que não envolvam a atividade humana, em substituição à água potável.
MÉTODOS:
A realização da pesquisa teve início com a escolha de uma residência modelo. Nela, dimensionou-se a área coberta da casa. Em seguida, foi calculada a área ocupável por uma garrafa PET de 2 litros.
Com essas informações a área do telhado foi dividida pela área da garrafa obtendo a quantidade de garrafas que serão utilizadas no telhado para compor a área de armazenamento de água coletada das chuvas.
Ao longo desta fase, avaliou-se a quantidade de garrafas PET consumidas nas famílias de cada um dos autores, em seguida calculou-se o tempo que cada família lavaria para completar o telhado com garrafas PET.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na residência tomada de exemplo, a área do telhado é de 86,7 metros quadrados e comportaria aproximadamente 11 000 garrafas PET, possibilitando o armazenamento de 22 000 litros de água de chuva.
Em trabalhos já realizados verificou-se que esse volume de água armazenada seria o suficiente para atender a demanda da residência modelo por, no mínimo, 5 meses.
CONCLUSÕES:
Ao desenvolver esta pesquisa, observou-se a viabilidade matemática da utilização de garrafas PET para a construção de um telhado para armazenar água da chuva, proporcionando uma redução no consumo de água tratada, o que representa uma economia para os moradores da residência utilizada como modelo.
Com base na bibliografia consultada, verificou-se que esta forma de construção possibilita uma redução na temperatura da residência, pois ela funcionará como um isolante térmico.
Ambientalmente, políticas de incentivo de construções semelhantes evitarão o descarte de uma considerável quantidade de garrafas PET.
Palavras-chave: Telhado ecológico com garrafas PET, Redução do consumo de água tratada, Matemática Aplicada.