65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica
AVALIAÇÃO DO PROTOCOLO NITROSO METIL URÉIA (NMU) NA INDUÇÃO DE TUMOR MAMÁRIO EM RATAS PINEALECTOMIZADAS E NÃO PINEALECTOMIZADAS
Lívia Geovane Pessoa dos Santos - Depto. de Biologia – UFRPE
Juliete Lira de Souza Lima - Depto. de Biologia – UFRPE
Luiz Palhares Neto - Depto. de Biologia – UFRPE
Edvaldo Lopes de Almeida - Depto. Medicina Veterinária – UFRPE
Janaína de Albuquerque Couto - Depto. Morfologia e Fisiologia Animal – UFRPE
Fábia Regina Nascimento Fernando Burgos - Profa. MsC./ Orientadora – Depto de Morfologia e Fisiologia Animal – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Uma das doenças mais comuns e que vem tendo um índice elevado de predominância na causa de mortes no mundo é o câncer, considerada um problema de saúde pública em decorrência à proporção que vem tomando nos últimos anos, sendo o câncer mamário o terceiro no ranking de incidências de neoplasias no Brasil (INCA, 2011). A carcinogênese é caracterizada por uma série de procedimentos baseados na iniciação, promoção e progressão tumoral (FURIHATA, 1995). Toda esta ação pode iniciar-se de modo natural ou espontâneo, na qual as mutações não modificam o desenvolvimento natural da célula no geral, mais insere danos oxidativos, alterações cromossômicas e imunológicas o que pode levar a uma inconstância que pode ser determinante na iniciação da carcinôgênese, ou através da atuação de agentes carcinógenos biológicos, físicos e químicos (BARBOSA, 2006). A carcinogênese química é um mecanismo órgão específico condicionado a vários fatores (SUGIMURA, 1998). O N-metil-N-nitrosourea (MNU) é um agente mutagênico capaz de produzir tumores em diversas espécies e órgãos, como intestino, rins, estômago, entre outros (GRAFFI, 1967; NARISAWA, 1976). Considerando o potencial cancerígeno do MNU, o presente trabalho propõe avaliar sua ação em mamas de ratas pinealectomizadas e não pinealectomizadas, em ratas Wistar adultas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se avaliar os efeitos do NMU nas mamas em ratas pinealectomizadas e não pinealectomizadas
MÉTODOS:
Os animais foram divididos em três grupos compostos por 6 ratas, sendo o grupo I composto por ratas pinealectomizadas, grupo II ratas pinealectomizadas e submetidas a administração do NMU e grupo III ratas não-pinealectomizadas e submetidas apenas ao NMU. Aos 90 dias de idade realizou-se a pinealectomia nas ratas do grupo I e II, passados 30 dias pós-operatório procedeu-se a indução do N-metil-N-nitrosourea (MNU). A partir da diluição de 2g de NMU em 3mL de DMSO obteve-se uma solução de C=0,6mg/ µL, armazenadas em alíquotas de 100µL. Para cada animal foram calculadas as doses da solução estoque do NMU completando com tampão PBS para uma solução final de 1mL. Foi aplicado 50mg/kg via intraperitoneal do NMU no grupo II aos 120 dias de idade e no grupo III com 90 dias. Após 90 dias todos ou grupos de animais foram eutanasiados com uma super dosagem de cetamina e xilazina e seus órgãos coletados e fixados em solução de formol a 10% tamponado, para posterior análise por microscópia óptica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na literatura, diversos trabalhos utilizam o NMU como indutor tumoral, variando na quantidade utilizada e via de administração. Segundo Yamamoto e colaboradores (1998), verificou-se que uma única dose de 75mg/kg do NMU foi mais eficaz na indução de neoplasias do que aplicação de 5 doses de 15mg/kg do NMU. Yoshizawa e colaboradores (2009), comprovaram que uma única dose intraperitoneal de 60mg/kg do NMU foi eficaz na indução de tumores. Takami e colaboradores (2010) afirmaram que numa única dose de 40mg/kg induziu tumores na região torácica e abdominal. Em contra partida foi administrada uma dose de 50mg/kg/i.p. do NMU, corroborando Mann e colaboradores. (2010), Yu e colaboradores (2010) e Fang e colaboradores. (2010). O NMU foi aplicado em ratas não pinealectomizadas e pinealectomizadas com 90 e 120 dias de idade respectivamente, divergindo de alguns autores, que aplicaram aos 21 dias idade (MANN et al. 2010), 7 semanas (TAKAMI et al. 2010) 8 semanas (YOSHIZAWA et al. 2009; FANG et al. 2010) e entre 7 e 11 semanas (LONG et al. 2010). Aos 110 dias pós-indução não foram observadas alterações macroscópicas nas mamas das ratas, possivelmente em virtude da idade das ratas.
CONCLUSÕES:
O protocolo NMU em ratas Wistar adultas pinelectomizadas e não pinealectomizadas não foi eficaz na indução de tumores mamários.
Palavras-chave: Cirurgia, Pineal, Neoplasia.