65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
Keissy Vanderley de Santana - Universidade Católica de Pernambuco
Liderlânio de Almeida Araújo - Universidade Católica de Pernambuco
Graziela Brito de Almeida - Universidade Católica de Pernambuco
Lúcia Fernanda C. da Costa Leite - Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
“As pessoas aprendem umas com as outras. Não é preciso saber a resposta. Você precisa saber alguma coisa; eles sabem alguma coisa. Você tem que respeitar o conhecimento delas”, (FREIRE, 2003, p. 73). Partindo dessa reflexão sabemos que o processo de formação do ser se dar de diversas formas, seja, em casa, na rua, na sala de aula a partir de diversos mecanismos. Quando olhamos pelo ângulo educacional observamos que este processo de aprendizagem encontra-se em uma fase de aperfeiçoamento. Com o passar dos tempos observamos lutas, greves e protestos para garantirem a melhoria da educação. No atual cenário o principal problema é a formação do educando e as metodologias usadas pelos educadores para promover a qualificação do processo de ensino aprendizagem. Uma sugestão é a formação continuada dos docentes, por ser fundamental para diagnosticar o que precisa mudar e proporcionar uma nova forma de abordagem das metodologias. Segundo Freire (1996, p.17), “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Sendo essa metodologia importante para aprimorar a prática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho tem por objetivo relatar a importância da reflexão a cerca da prática docente de estudantes de licenciatura participantes do PIBID de Química da Universidade Católica de Pernambuco, a partir da orientação pedagógica trabalhada pela professora orientadora.
MÉTODOS:
Aplicou-se um questionário aos oito integrantes do PIBID de Química, contendo cinco perguntas sendo essas: I. O PIBID contribui para a sua formação docente? No caso de Sim, justifique. II. As metodologias utilizadas pela professora orientadora contribuem positivamente para sua formação docente? III. Qual a importância da aplicabilidade das práticas nas escolas conveniadas ao PIBID-UNICAP? IV. Você acredita que as atividades desenvolvidas nas escolas estão contribuindo para a desmitificação do ensino da Química? Se sim de que forma. V. Dentre os recursos abaixo, qual ou quais já foram usados por você no desenvolvimento das práticas do PIBID: ( ) Datashow ( ) Computadores ( ) Atividades experimentais ( ) Jogos ( ) Palavras cruzadas. Para assim analisar o desenvolvimento das atividades do PIBID na formação docente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na análise das respostas apresentadas ao questionário, pode-se evidenciar que na primeira questão todos os licenciandos responderem que o PIBID contribui de forma ampla para a sua formação. Na resposta apresentada a segunda questão, os estudantes destacaram que a professora orientadora busca proporcionar a todos uma formação sólida e comprometida, com os ideais de uma educação mais justa e igualitária para todos, evidenciado que a mesma utiliza diversos recursos que facilitam e promovem o desenvolvimento da nossa prática docente de forma positiva. A terceira questão evidencia a importância do desenvolvimento das atividades práticas nas escolas conveniadas ao PIBID, uma vez que essa desmitifica conceitos errôneos e promove a curiosidade do educando em aprender Química, aproximando assim a realidade dos estudantes com o seu cotidiano. Os participantes afirmam que as atividades desenvolvidas nas escolas estão contribuindo para a desmitificação do ensino da Química, por observarem a interação dos educandos com as atividades. A última questão mostra que além da abordagem dos experimentos em sala de aula, também, são utilizadas outras ferramentas como o uso de palavras cruzadas, de jogos e de equipamentos tecnológicos.
CONCLUSÕES:
O PIBID de Química da UNICAP está desempenhando o seu papel ao promover uma formação qualificada e comprometida com os princípios, aplicando uma prática diferenciada da tradicional para que os seus educandos ajam como sujeitos participativos, críticos e atuantes na sociedade e, por sua vez os licenciandos desenvolvam sua prática docente ao aplicar esses princípios, e assim incentivar a qualificação do ensino.
Palavras-chave: Formação docente, Práticas, Qualificação do ensino.