65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
A importância do solo no Ensino Fundamental e Médio da Cidade de Coari/Am.
Fábio Gomes da Silva - ISB -Campos- UFAM - Coari /AM
Cristiane do Nascimento Ramos - ISB -Campos- UFAM - Coari /AM
Aldenízia Lima de Aguiar - UEA - Campos - Coari /AM
Socorro Coelho da Silva - ISB -Campos- UFAM - Coari /AM
kácia Araújo do Carmo - ISB -Campos- UFAM - Coari /AM
Helder Manuel da Costa Santos - Prof. Dr./ Orientador - Campos UFAM - Coari /AM
INTRODUÇÃO:
Os estudos sobre a proteção e uso adequados solo ganham cada vez mais destaque devido o papel importante que o mesmo exerce na vida do ser humano. A educação ambiental é uma das ferramentas que contribui para a consciência da comunidade em relação ao solo. No município de Coari, a melhoria da qualidade do ensino de solos no nível fundamental e médio poderia aumentar a consciência ambiental dos estudantes coarienses em relação a este recurso natural. Os professores, por outro lado também, não visualizam normalmente o solo como um importante elemento da paisagem e o ensino de solos, quando existe, não são adequados à realidade da região, o que pode ser evidenciado nas deficiências e falhas existentes nos materiais didáticos disponíveis tornando-se sem relevância acadêmica e sem utilidade para o aluno. Deste modo, este trabalho se propôs a contribuir com a promoção do estudo do solo no ensino fundamental e médio a fim de conscientizar professores e alunos sobre a importância do mesmo para o meio ambiente e para a vida.A relevância acadêmica para os professores do ensino fundamental e médio é de permitir que os mesmos superem as limitações em transmitirem o conteúdo do solo e para os alunos é de fazer o estudo do solo contextualizado com as condições ambientais da região em que vivem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo geral promover aos professores e estudantes do ensino fundamental e médio, a conscientização de que o solo é um componente do ambiente que deve ser conhecido e preservado e como objetivos específicos desenvolverem palestras voltadas para os educadores e educandos além de discutir e analisar conteúdo didático com o desenvolvimento de experimentos.
MÉTODOS:
As atividades foram sistematizadas em quatro etapas: inicialmente foram realizadas reuniões com os componentes da equipe para planejar as estratégias de execução do projeto e o programa de trabalho em grupo. Os membros da equipe, constituídospor 10 alunos do curso de Biologia e Química, foram capacitados através da transmissão de conhecimentos teóricos sobre solos e de práticas de campo. Na segunda etapa, foram selecionadas duas escolas para a pesquisa: escola municipal de ensino fundamental Rui Alencar e a escola estadual de ensino médio Alexandre Montoril. Na escola de ensino fundamental foram realizadas reuniões com os professores de ciências e na do ensino médio com os professores das disciplinas de geografia, química e biologia. Na terceira etapa, foram elaborados folders e distribuídos aos alunos e professores das escolas participantes. A quarta etapa compreendeu entrevistas com aplicação de questionários para o público alvo das duas instituições de ensino, com análise e discussão do material didático, ou seja, dos livros. Na sequência foram desenvolvidos experimentos e práticas com a participação dos alunos. Após, esta fase aplicou-se um questionário para verificar o nível de compreensão dos alunos sobre os experimentos e o assunto apresentado no seminário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da pesquisa com os alunos mostraram que os professores dão pouca importância ao conteúdo solo contida no material didático. E da mesma forma abordam pouco este tema nas suas aulas. Participaram na escola Rui Souto de Alencar 25 alunos divididos em grupos de 5 alunos para responderem o questionário: 80% dos alunos responderam correto e 20% dos alunos suas repostas não estavam de acordo com o conteúdo apresentado no experimento. Vale ressaltar que eram notórias as dificuldades encontradas nas perguntas objetivas. Na escola Alexandre Montoril participaram 36 alunos do ensino médio, divididos em grupos de 6 alunos: 57% dos alunos responderam correto e 43% dos alunos suas repostas não estavam de acordo com o conteúdo apresentado no experimento. Nota-se, pelos resultados que os alunos da escola municipal Rui Souto de Alencar tiveram maior aproveitamento, ou seja, aprendeu mais com os experimentos em comparação com os da escola do ensino médio Alexandre Montoril. Alguns fatos justificam essa constatação como o maior interesse dos alunos da escola Rui Souto de Alencar o que proporcionou maior tempo de apresentação do experimento em relação ao apresentado na escola estadual Alexandre Montoril.
CONCLUSÕES:
A realização da pesquisa proporcionou o conhecimento sobre a importância do solo para os componentes da equipe da pesquisa e para os professores e especialmente dos alunos participantes das escolas Rui Souto de Alencar e Alexandre Montoril. Seu desenvolvimento permitiu reconhecer que o tema solo, apesar de sua importância para o ser humano, pouco ou usualmente não é abordado com a devida qualidade, ou seja, nas escolas do ensino fundamental e médio do município de Coari. Por outro lado, constatou-se que o conteúdo sobre solos, embora abordado nos PCN´s e também nos currículos escolares, ainda não adquiriram a importância que merecem por causa de falhas nos livros didáticos e na formação básica e continuada dos professores e da sociedade acadêmica como um todo. Assim, urge a necessidade de se refletir no redirecionamento dos temas ambientais e transversais especialmente da abordagem do solo como um conteúdo importante para que professores e alunos possam auxiliar com maior eficácia nas políticas de preservação e sustentabilidade do meio em que vivemos.
Palavras-chave: A importância do solo, escola, Município de Coari..