65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE ARTRÓPODES EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Caroline Ribeiro Pessanha - Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia - IFF
Ricardo Pacheco Terra - Prof. Ms. em Produção Animal- Departamento de pesquisa e pós graduação - IFF
INTRODUÇÃO:
Considerando a história do livro didático, desde seu inicio até sua expansão, observam-se muitas discussões, pesquisas e análises estruturais e qualitativas desse recurso. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) definem “Ciência” como uma elaboração humana para a compreensão do mundo. Sendo assim, no ensino de Ciências, os livros didáticos constituem um recurso de fundamental importância mesmo com seus problemas conceituais. No processo de ensino e aprendizagem há a necessidade de se formar cidadãos de postura reflexiva e investigativa sobre os fenômenos da natureza e de como a sociedade nela intervém. Com o intuito de avaliar este contexto, foi realizada uma análise do filoArthropoda nos livros didáticos de Ensino Médio, já que, compreende o filo que mais desperta o interesse do alunado e também dos professores, fascinando pela diversidade de espécies e de ambientes, além das relações diretas e indiretas estabelecidas com o homem no cotidiano. O conhecimento e a compreensão das relações que esses animais estabelecem com o homem são fundamentais, já que, os conhecimentos deste filo são aplicáveis ao dia-a-dia. Observa-se, entretanto, o fato de alunos possuírem conceitos equivocados e, muitas vezes, associados às crendices populares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os aspectos estruturais e qualitativos, dos livros didáticos, bem como considerar a abordagem e os conceitos que contribuem para a compreensão do filo Arthropoda a fim de compará-los.
MÉTODOS:
Fez-se uso de pesquisas bibliográficas de artigos que tratam desta temática e para análise foram usados dois livros (A e B) da área de biologia, do Ensino Médio, utilizados na rede pública de ensino no município de Campos dos Goytacazes. Como base de comparação foi utilizada um livro conceituado, de zoologia dos invertebrados. Para análise estrutural do livro didático foram considerados os espaçamentos entre as letras, ilustração, organização do conteúdo, textos e atividades complementares, além da existência de roteiro para aulas práticas, a bibliografia de referência e a edição. Já para análise do conteúdo de artrópodes foram consideradas a apresentação, importância e classificação do filo, além da morfologia e fisiologia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os livros analisados demonstram a importância dos representantes desse filo, bem como sua aplicação no cotidiano e possuem uma boa estrutura didática, porém não propõem aulas práticas ou dinâmicas. O livro A apresenta todos os conceitos bem organizados e embora não classifique o filo de maneira adequada, de acordo com (Ruppert & Barnes, 1996) deixa claro não haver um consenso ainda sobre a classificação do filo, o livro B apresenta alguns conceitos errôneos ou desatualizados, não organizando a fisiologia e morfologia de forma separada. Com relação à bibliografia utilizadas, foi constatado que o livro A é mais atual do que a citada pelo livro B.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o livro A, apesar de não ser completo, possui uma edição mais atual e abordou de forma mais esclarecida, atualizada, e detalhada o conteúdo do filo Arthropoda. Ambos os livros apresentaram falhas na sua estrutura o que demonstra a necessidade de mudanças na concepção do livro didático. Dessa forma o livro didático pode continuar sendo uma ferramenta importante para uso de alunos e professores, no Ensino Médio , no entanto não deve ser o único recurso utilizado no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Artrópodes, Livro Didático, Ensino Médio.