65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 2. História do Brasil
OS SEFARDITAS NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA DESCOBERTA DO LEGADO JUDAICO NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO DO SÉCULO XVII
Vanessa de Melo Sousa - Depto. de História-UFRPE
Ana Lúcia do Nascimento Oliveira - Profa. Dra./Orientadora-Depto de História-UFRPE
INTRODUÇÃO:
Os estudos voltados a Educação Patrimonial a partir da década de 1970 vem ganhando destaque no âmbito das novas alternativas para o Ensino de História, a Educação Patrimonial integra os planejamentos escolares para um melhor entendimento sobre o passado e as relações que a sociedade estabeleceu com ele. Partindo deste novo campo da História Cultural, iniciaremos esse trabalho de Educação Patrimonial através dos achados arqueológicos na área da Refinaria Abreu e Lima-Ipojuca-PE, especificamente o sítio arqueológico RNEST-30 com restos de estrutura de uma casa supostamente relacionada aos judeus, iremos tentar atrelar esse patrimônio material e arqueológico à efêmera, porém produtiva presença judaica na Capitania de Pernambuco do século XVII durante o período holandês.
Nosso trabalho surge através de um projeto maior intitulado “Os Estudos Arqueológicos e Históricos para a Construção do Material Didático para a Educação Patrimonial” coordenado pela Professora Ana Nascimento - Departamento de História- UFRPE, sendo produto do Programa “Salvamento Arqueológico na área da Refinaria do Nordeste – Abreu e Lima” financiado pela Petrobras que tendo como objetivo levar a sociedade a relevância patrimonial dos judeus sefarditas no município de Ipojuca e também o estado de Pernambuco através de exposição de oficinas e apresentação de cartilha que inicialmente, estão sendo apresentadas nas escolas e comunidades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Trabalhar sob o viés da Educação patrimonial e através de Oficinas e Cartilhas, os achados arqueológicos na área da Refinaria Nordeste, especificamente o Sítio Arqueológico (RENST-30), que possui uma possível estrutura de casa judaica e a sua relação com os outros patrimônios materiais e imateriais existentes na região da Mata sul
MÉTODOS:
-Levantamento bibliográfico: Apoiando-se no viés do Ensino de História, já que tratamos de Educação patrimonial, utilizamos livros específicos como “Ensino de História: Fundamentos e métodos” de Circe Maria Bittencourt, na qual nos trouxe novas perspectivas para a abordagem da Educação patrimonial, além disso, utilizamos “Uma história do Patrimônio no Ocidente” de Dominique Poulot para traçarmos ideias e procedermos com a montagem e exposição de Oficinas voltadas para a elucidação e relevância desse rico patrimônio e a região local.
-Exposição do Material: Exposição de oficinas de Educação patrimonial montadas em mídia digital (PowerPoint),trabalhadas inicialmente nas escolas,em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Zulmira de Paula Almeida-Paulista-PE e posteriormente trabalhar com as cartilhas de educação patrimonial desenvolvidas pelo Projeto “Expondo Cultura” que também é produto das escavações na área da Refinaria Abreu em Lima- Ipojuca-PE .
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Um dos nossos resultados é a exposição das oficinas de conscientização patrimonial. Essas oficinas que estão sendo aplicadas, inicialmente com os alunos da Escola Estadual Professoras Zulmira de Paula nas turmas do 2º Ano (A e B) do Ensino Médio, nos trazem resultados produtivos.
Nosso trabalho tem sido divulgado através das Cartilhas que foram desenvolvidas pelo projeto “Expondo cultura” e servirá como elemento mediador do nosso trabalho, inicialmente ela será apresentada nas escolas da comunidade, visto que o público alvo é o infanto-juvenil, a mesma conterá informações para conscientização patrimonial dos achados arqueológicos na área da Refinaria Abreu e Lima-Ipojuca.
Outro resultado importante foi a elaboração de uma listagem dos principais engenhos que atuavam na região da Mata Sul do século XVII, que foi elaborada pelo AHJPE (Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco). Nessa lista pode se observar os principais proprietários dos Engenhos, alguns cristãos-novos, a localização do engenho e a sua fundação. Deste modo, fica mais fácil compreender a dinâmica e as relações comerciais que regiam o universo colonial da época podendo também interligar a participação desse engenhos nas relações comerciais sefarditas que eram abrangentes.
CONCLUSÕES:
Diante da importância de se estudar o patrimônio na atualidade, empreendemos uma jornada em busca da identificação patrimonial e da significação desse legado arqueológico (estrutura da casa judaica) tão expressivo encontrado em solo pernambucano. O município de Ipojuca tem grande importância para ocupação judaica do período colonial na Capitania de Pernambuco, especialmente durante o período de ocupação holandesa, visto que a região apresenta grande potencial em engenhos de cana-de-açúcar no período estudado e atrelado a isto os levantamentos arqueológicos e bibliográficos do século XVII vem confirmar essa potencialidade. Mesmo assim, a presença sefardita na mata sul ainda se encontra um pouco oculto na historiografia pernambucana e o que pretendemos com nosso trabalho é, a partir do subsídio dessas informações e materiais, poder dar uma visibilidade maior a esse legado sefardita através das nossas cartilhas e oficinas que serão expostas nas escolas e nas comunidades. Visto que o nosso trabalho de Educação Patrimonial objetiva dar um retorno a sociedade sobre as descobertas arqueológicas encontradas, sua conscientização patrimonial e identificação cultural.
Palavras-chave: Educação Patrimonial, Arqueologia, Judeus sefarditas.