65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE AGENDAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO IFAM CAMPUS PARINTINS
Ilmara Monteverde Martins - Profa.Esp./ Orientador-Depto.de Ensino – IFAM/PARINTINS
David Brito Ramos - Prof./ Coorientador - Depto.de Ensino – IFAM/PARINTINS.
Ckys Kellen Monteiro Menezes - Curso Técnico em Informática - IFAM/PARINTINS
Daniel Soares Amorim Sá - Curso Técnico em Informática - IFAM/PARINTINS
Glaedson Nogueira Azevedo - Curso Técnico em Informática - IFAM/PARINTINS
Rayssa Muniz Pontes - Curso Técnico em Informática - IFAM/PARINTINS
INTRODUÇÃO:
A necessidade de se obter um sistema de agendamento eletrônico que possibilite a rastreabilidade dos instrumentos avaliativos aplicados pelos docentes do IFAM Campus Parintins desenvolveu-se o Sistema de Agendamento Eletrônico de Atividades Avaliativas do IFAM Campus Parintins – SAIF. A principal prerrogativa para atender os usuários, não foi somente de gerenciar as atividades avaliativas, mas também de buscar a amigabilidade da interface com o usuário. De acordo com Silva (2008) “A usabilidade pode ser considerada um elemento norteador do processo de desenvolvimento do software, isto é, o desenvolvimento acontece sob a óptica do usuário, buscando apoiar de maneira natural a realização de suas atividades”. E após a fase de implementação do sistema, este foi submetido à avaliação buscando principalmente a usabilidade pelos discentes e docentes da instituição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a usabilidade do Sistema de Agendamento Eletrônico de Atividades Avaliativas pelos discentes e docentes do IFAM Campus Parintins.
MÉTODOS:
A avaliação foi realizada pelos alunos do curso técnico em informática, através de questionários, com perguntas abertas e de múltipla escolha conforme Ballão et al. (2012), analisando os seguintes critérios: funcionalidade, interface, disponibilidade de informações, facilidade de acesso, flexibilidade do sistema, completude, exatidão, utilidade, concisão, compreensibilidade e conteúdo, recebendo os seguintes conceitos para cada critério: Excelente, Muito Bom, Bom, Regular e Insuficiente. Possibilitando ao usuário sugestões para a melhoria do sistema.
A avaliação do sistema foi realizada com 10% do total de cada usuário correspondente aos perfis do sistema, cadastrados na base de dados, visando a sua interatividade com o software, gerando o login e a senha de acesso. Os usuários foram colocados no ambiente de acesso, utilizando a funcionalidade de autenticação. Posteriormente, foram treinados de acordo com cada perfil, os docentes no perfil de professor, que tem como objetivo marcar as atividades avaliativas no sistema para que estas sejam visualizadas no perfil de turma pelos discentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A funcionalidade do sistema foi considerada Excelente por 50% dos professores e 80% dos discentes. A interface amigável obteve 50% e 60% de aprovação de docentes e discentes, respectivamente. A disponibilidade da informação teve aprovação de 50% dos docentes e 100% dos alunos. Para a flexibilidade do sistema foi satisfatória para 50% dos docentes e todos os discentes.
Quanto às informações disponíveis no sistema a completude foi considerada boa por 50% dos docentes e excelente por 60% dos discentes; exatidão excelente por 50% dos docentes e 60% dos discentes; utilidade das informações excelente por 75% dos docentes e todos os alunos; concisão excelente por 50% dos docentes e 60% dos discentes; compreensibilidade excelente por 50% dos docentes e 40% dos alunos; conteúdo bom por 75% dos docentes e excelente para 60% dos discentes. Também foram sugeridas pelos usuários algumas adaptações para a melhoria do sistema, tais como: Na funcionalidade de marcar as atividades avaliativas inserir ao lado do calendário, uma legenda. Alertar quando algum campo obrigatório não estiver preenchido.
Através da análise dos resultados, observa-se que o software supriu as necessidades dos usuários da pesquisa. Com isso, verificou-se que a usabilidade apontada por Silva (2008) foi alcançada.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostram a relevância do sistema no agendamento das atividades avaliativas, garantindo a qualidade e confiabilidade das informações. De maneira geral, as funcionalidades foram satisfatórias para todos os usuários. A disposição das informações no sistema é de fácil compreensão e consideradas excelentes pela maioria dos participantes.
A implantação do sistema possibilitará uma melhor organização das atividades avaliativas na instituição, favorecendo a comunicação entre os clientes.
Palavras-chave: Gerenciamento, Rastreabilidade, Atividades Acadêmicas.