65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E TEATRO NA EREM CANDIDO DUARTE
Willy Greissi Santana Cordeiro - Depto. de História - UFRPE
Lúcia Falcão Barbosa - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de História - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A formação do cidadão é um dos principais objetivos da história enquanto disciplina escolar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o saber histórico escolar tem como objetivos principais a formação da cidadania através da consciência histórica, possibilitando a construção de identidades, a elucidação do vivido, à intervenção social através da práxis individual e coletiva. Levando em consideração a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo. Nesse sentido o presente projeto busca propor um espaço de vivência onde os educandos possam desenvolver a criatividade, espontaneidade e a socialização, a partir dos diálogos entre História e Teatro. Sendo a arte da representação um instrumento alternativo de educação politica, reflexão e intervenção social, compreendendo que seus lugares de produção são historicamente localizados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Construir um espaço de diálo¬go e reflexão acerca o papel da arte, especial¬mente do teatro, na formação dos educandos e sua relação com o processo de aprendizagem. Assim como o reconhecimento do Teatro enquanto narrativa, através da análise e da composição de textos teatrais, compreendendo que seus lugares de produção são historicamente localizados
MÉTODOS:
O projeto “Diálogos entre História e Teatro na EREM Candido Duarte” está sendo aplicado na Escola de Referencia em Ensino Médio Professor Candido Duarte, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UFRPE). E propõe a construção um espaço de diálogo e reflexão acerca do papel da arte, especialmente do teatro, na formação dos educandos e sua relação com o processo de aprendizagem, através da formação de um clube de teatro na escola, no qual além de oficinas de artes dramáticas, possamos discutir peças teatrais contextualizando-as histórica, cultural e socialmente. O projeto está dividido em duas oficinas pedagógicas, na qual a primeira visa discutir o desenvolvimento do teatro ao longo do processo histórico. A segunda oficina caracteriza-se pela apresentação das noções básicas sobre o teatro e seus profissionais, como também salientar a importância do mesmo na escola. Nesse sentido serão realizados diferentes exercícios teatrais que promovam a discussão de temas transversais que possam servir de parâmetros de análise das obras literárias através da metodologia de Augusto Boal e o Teatro do Oprimido. Como também a releitura de obras clássicas na contemporaneidade e propor a reescrita/adaptação de peças teatrais para a própria realidade dos educandos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A difusão de diferentes metodologias e linguagens alternativas que visam democratizar a produção de conhecimento em sala de aula encontram ecos na contemporaneidade, já que a utilização do lúdico em sala de aula traz enormes vantagens para o processo de ensino-aprendizagem, sendo está prática intrínseca da criança e do adolescente. Entretanto a utilização de linguagens alternativas nas escolas, a exemplo do teatro, são vistos como brincadeira, e ilustração para algum tipo de atividade e não como uma ferramenta fundamental para o processo de desenvolvimento da inteligência, que deve ser cultivada por todos os métodos modernos de educação. Partindo dessas premissas o presente projeto, o qual aplica a metodologia proposta por Boal em sala de aula apontam para a possibilidade de construção de um espaço de reflexão acerca da atuação da educação teatral na formação dos educandos e de sua relação como facilitador do processo de aprendizagem no ensino de História. Incentivando o reconhecimento do Teatro enquanto narrativa histórica, incitando a pesquisa, a análise e a composição de textos teatrais, compreendendo seus lugares de produção historicamente localizados. Compreendendo assim uma ferramenta de ensino, capaz de fazer o educando interagir com diferentes situações.
CONCLUSÕES:
Para concluir a utilização do teatro em sala de aula possibilita a criação de um espaço para a criatividade, a imaginação e a comparação com outras realidades históricas. Sendo uma atividade que requer concentração e cooperação os estudantes, através do seu esforço, empenham-se em busca de alcançar o objetivo da aula, a partir do teatro, de forma espontânea e voluntária. Aplicando o lúdico como forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos dos educandos torna a busca por essa ferramenta cada vez mais intensa. Dessa forma o Teatro, enquanto lúdico, proporciona um dispositivo privilegiado através de sua linguagem, já que o mesmo encontra-se presente na sociedade, enquanto cultura, nas mais diversas formas. Compreendendo assim uma ferramenta de ensino, capaz de fazer o educando interagir com diferentes situações.
Palavras-chave: Ensino de História, Teatro, Formação Cidadã.