65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE INTERFACE DE CAIXA ELÉTRONICO EM LABVIEW PARA INCLUSÃO DIGITAL
Alana Lima de Sousa - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Allan Douglas Ferreira Corrêa - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Brenda Vilas Boas - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Noemy Pereira de Souza - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Ivanes Lian Costa Araújo - Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - UFPA
Orlando Fonseca Silva - Prof. Dr./Tutor/Orientador – PET – Engenharia Elétrica - UFPA
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que atualmente a tecnologia se desenvolve muito rapidamente. Porém, esse avanço não ocorre de forma igualitária e nem sempre todos estão preparados ou são treinados para utiliza-la. Como exemplo, observou-se na zona rural do município de Bragança, interior do Pará, que muitas pessoas relatavam não saber interagir com o caixa eletrônico. Isso sinalizava outro problema, visto que estes pagavam à pessoas não autorizadas para sacar seus benefícios pela máquina. Decidiu-se, então, criar um simulador utilizando o software Laboratory Virtual Instrumentation Engineering Workbench (LabView), com uma interface que lembrasse a de um caixa eletrônico real e simulasse as operações de consulta de saldo e saque. Após a criação da interface, ministrou-se um minicurso para que as pessoas se familiarizassem com o caixa eletrônico e suas operações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Utilizar os benefícios da linguagem de programação visual do software LabView para desenvolver uma interface de caixa eletrônico, semelhante as encontradas nos terminais de autoatendimento das instituições financeiras do país, e utilizar essa interface para ensinar as operações de saque e consulta de saldo, em aulas para comunidades carentes que não tem familiaridade com a máquina referida.
MÉTODOS:
Optou-se pelo uso de programação em linguagem gráfica baseada no modo de fluxo de dados. O software LabView permitiu a criação de uma interface gráfica entre usuário e programa, de modo a omitir do usuário todo o código de programação do software. A programação visou simular todos os passos necessários para se realizar as operações de consulta de saldo e saque em um caixa eletrônico real. Para cada menu, das operações mencionadas, criou-se um subprograma que o simula, e cada subprograma foi interligado de forma que, ao final de cada um, há um comando para iniciar a execução da programação do próximo menu a ser exibido na tela do computador. A compilação do programa em geral é a execução de vários subprogramas em ordem. Isto tornou possível a simulação da opção “voltar”, quando o usuário escolhe esta opção, o subprograma do menu anterior volta a ser executado desde o seu início. A interface gráfica foi construída com base nas formas, cores e textos das imagens da tela de um caixa eletrônico convencional de uma das instituições financeiras do país.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Uma vez construído o simulador, o mesmo foi aplicado em uma escola agrícola de tempo integral no município de Bragança no evento denominado Dia da Ação. Primeiramente houve uma palestra de conscientização dos riscos de se permitir que pessoas não autorizadas tenham acesso a seus dados pessoais, o foco em questão era a utilização desses dados no caixa eletrônico visando a segurança digital pessoal. Após a palestra, apresentou-se o simulador que possibilitou a prática individual do público, onde se procurou observar as dificuldades de cada um, e estas pudessem ser superadas através da repetição.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista a importância dos trabalhos de extensão como uma aplicação do ensino e pesquisa desenvolvidos no âmbito acadêmico, visando o benefício da sociedade em geral, o trabalho desenvolvido mostrou-se eficiente no atendimento da demanda em foco: treinamento para uso de caixa eletrônico e esclarecimentos sobre segurança quando do uso destes dispositivos. O trabalho contribuiu não só com a formação acadêmica de qualidade, mas também com o crescimento pessoal dos participantes, através da troca de conhecimento e experiências.
Palavras-chave: Caixa eletrônico, Segurança Digital, Simulação.