65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
AVALIAÇÃO DA PROPORÇÃO SEXUAL EM MAMOEIRO COMO ESTRATÉGIA AUXILIAR PARA O ENTENDIMENTO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GENÉTICA
Adriana Nogueira Albuquerque - Acadêmica do curso de Lic. em Ciências Biológicas do IFTO – Campus Araguatins
Gisleine Teixeira Neto - Acadêmica do curso de Lic. em Ciências Biológicas do IFTO – Campus Araguatins
Wanderson de Sousa Lima - Acadêmico do curso de Agronomia do IFTO – Campus Araguatins
Elberte Ferreira Guida dos Santos - Acadêmico do curso de Agronomia do IFTO – Campus Araguatins
Tarcisio da Silva Vieira - Prof. Mestre - IFTO – Campus Araguatins
Francisco Filho da Silva - Prof. Doutor/Orientador - IFTO – Campus Araguatins
INTRODUÇÃO:
O mamoeiro apresenta flores femininas, masculinas e hermafroditas. Das hipóteses propostas para explicar a determinação do sexo nessa espécie, a mais aceita é a monogênica, com três alelos (m = feminilidade, M1 = masculinidade e M2 = hermafroditismo). Storey (1953), estabeleceu que as combinações dominantes, M1M1, M2M2 e M1M2, são letais zigóticas. Segundo Storey (1941) os indivíduos com genótipos mm, M1m e M2m, são denominados femininos, masculinos e hermafroditas, respectivamente. No Brasil, os frutos piriformes produzidos pelas plantas hermafroditas são preferidos comparativamente aos frutos esféricos produzidos pelas plantas femininas. Contudo, em plantios comerciais, com sementes auto-fecundadas, ocorre segregação para o sexo numa proporção esperada de duas plantas hermafroditas (M2m) para uma planta feminina (mm) (2:1). Assim, o produtor planta três mudas por cova para, após o florescimento, realizar a sexagem deixando apenas uma planta hermafrodita na cova. As atividades práticas experimentais são de fundamental importância para despertar e manter o interesse dos alunos acerca dos conceitos básicos de genética e de investigações científicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou contextualizar o ensino de genética básica por meio do estudo da proporção sexual do mamoeiro (hermafrodita e feminino) em experimento instalado no Campus Araguatins/IFTO, abordando conceitos de “segregação mendeliana”, “dominância e recessividade”, “letalidade” e “determinação do sexo em plantas”.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado no Instituto Federal do Tocantins - Campus Araguatins, utilizando-se quatro genótipos de mamoeiro plantados no delineamento em blocos casualizados (DBC), em dezembro de 2012. Os genótipos foram plantados em esquema de fileiras duplas com espaçamento de 1,5 m x 2,0 m x 3,6 m, com duas repetições, e as parcelas foram constituídas por 12 covas, com duas mudas por cova. Após o florescimento foi realizado a contagem das plantas hermafroditas e femininas para verificar se a proporção observada entre estes dois tipos sexuais estava de acordo com a proporção esperada (2:1). Após a contagem, os dados foram resumidos em um quadro auxiliar para aplicação do teste de Qui-Quadrado, ao nível de 5% de significância. Este teste estatístico foi utilizado para verificar se a proporção observada entre plantas hermafroditas e femininas se ajustava a uma proporção esperada de 2:1, ou seja, duas plantas hermafroditas para uma planta feminina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao todo foram contadas 117 plantas com flores das quais 76 hermafroditas e 41 femininas. O total de plantas (117) foi dividido por 3 (2:1) e o resultado foi multiplicado por 2 e por 1 para estimar a quantidade esperada de plantas hermafroditas e femininas, respectivamente. Assim, para o sexo hermafrodita, a quantidade observada foi 76 plantas e a quantidade esperada foi 78 plantas, ao passo que para o sexo feminino, a quantidade observada foi 41 plantas e a quantidade esperada foi 39 plantas. Com base nesses números o teste de Qui-Quadrado foi não significativo ao nível de 5% de significância e isso indicou que a proporção observada entre plantas hermafroditas e femininas, nessa população, se ajustou a uma proporção esperada de 2:1, ou seja, duas plantas hermafroditas para uma planta feminina. Os resultados foram consistentes e estão de acordo com o padrão de segragação esperado para o sexo do mamoeiro, considerando o controle genético monogênico com os alelos M2 (hermafrodismo) e m (feminilidade) e a relação de dominância do M2 sobre o m. Neste trabalho foi possivel contextualizar os conceitos de determinação do sexo em plantas por meio de genes, conceitos de alelismo múltiplo (M1, M2 e m), bem como conceitos de interações alélicas do tipo letal.
CONCLUSÕES:
Considerando a necessidade de trabalhar estratégias facilitadoras para o entendimento de conceitos de genética básica com acadêmicos de Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas, conclui-se que o presente trabalho contribuiu para contextualizar e fixar conceitos de genética trabalhados em sala de aula. As vantagens são muitas, pois os acadêmicos envolvidos aprendem a organizar e avaliar um experimento, manipular e analisar dados experimentais e concluir com base nas hipóteses formuladas. Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, quando envolvidos com trabalhos dessa natureza, aprendem como exercer a docência de forma diferenciada.
Palavras-chave: Mamão, Papaya, Determinação do sexo.