65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ATUAÇÃO DO PIBID/IFRN/MACAU NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLARA TETÉO - OFICINA PEDAGÓGICA “BACTÉRIAS DO BEM”
Itamara do Nascimento - Graduanda da Licenciatura em Biologia - IFRN/Macau
Maria Judivanda da Cunha - Graduanda da Licenciatura em Biologia - IFRN/Macau
Maria Aparecida dos Santos Ferreira - Profª Ms. da Área de Política e Coordenadora do PIBID/IFRN/Macau
INTRODUÇÃO:
As bactérias surgiram a cerca de 4 bilhões de anos, sendo as primeiras formas de vida habitantes da Terra. Podemos encontrá-las por toda parte; no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos (TORTORA, 2005). Contudo, nem todas são maléficas como a maioria das pessoas imagina, há aquelas que desempenham papéis extremamente relevantes para os seres vivos.
Esses organismos tão mal afamados pelo censo comum têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção da vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que se associam a ruminantes, além das espécies que têm importância econômica nas áreas da indústria e agricultura.
Portanto, vários fatores justificam o fato do mundo bacteriano se revestir da mais alta importância para a humanidade. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vem atuando na Escola Estadual Professora Clara Tetéo desde 2009, proporcionando de modo significante, a interação entre os bolsistas do programa e os alunos do ensino médio. A realização da oficina “Bactérias do bem”, contemplou alunos do 2º ano “A” matutino, com uma experiência metodológica que corrobora na construção de sujeitos ecológicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A prática pedagógica propôs a desmistificação do censo comum, no qual as bactérias estariam sempre associadas à doenças e malefícios aos seres vivos. A oficina teve como objetivo principal, promover a contextualização das teorias estudadas no bimestre, associando-as com o cotidiano destes alunos através da observação de microorganismos simples do leite fermentado Lactobacillus casei Shirota.
MÉTODOS:
Inicialmente, aplicamos questionários prévios sobre o tema em questão, seguidamente, promovemos uma tempestade de ideias para perceber como os alunos conceituavam as bactérias, e a partir disso, criar uma atmosfera descontraída para o início de um diálogo fluente e espontâneo com o público alvo.
Posteriormente, os alunos assistiram a um documentário que evidenciava a importância das bactérias no nosso dia a dia, na oportunidade, abrimos espaço para perguntas que foram bastante significativas.
A temática foi exposta em data show, tratando exclusivamente sobre os benefícios que as bactérias trazem aos seres vivos e ao ambiente, bem como sua morfologia, fisiologia, modo de vida e reprodução.
Na prática, os alunos foram orientados sobre os procedimentos necessários para preparação de lâminas laboratoriais, utilizando Lactobacillus vivos do leite fermentado, puderam observar ao microscópio células bacterianas, e assim, compreender o que são esses microorganismos e como se relacionam com os seres vivos, nesse caso, como atua na flora intestinal beneficiando o organismo humano. Ao final, aplicamos questionários pós-oficina que avaliaram os conhecimentos adquiridos durante as ações desenvolvidas, e comparamos aos conceitos anteriormente expostos no primeiro questionário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A oficina Bactérias do Bem colaborou relevantemente na assimilação dos conteúdos ministrados no 2º bimestre, promoveu o dinamismo e abriu margem para novas possibilidades, no que se referem ao planejamento de atividades que agreguem conhecimento e interação entre professores e alunos, além de desmistificar conceitos, principalmente, a fama de vilã desses microorganismos.
Os resultados obtidos através da análise dos questionários pré e pós-oficina, foram satisfatórios, demonstrou a eficiência das ações realizadas e a viabilidade do PIBID na Escola Estadual Professora Clara Tetéo. O desenvolvimento de atividades em parceria com a comunidade escolar potencializa a eficiência do programa, apoiando os educadores a realizar uma reflexão compartilhada de suas práticas cotidianas, com a finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos e incentivar a autonomia profissional na tomada de decisões em relação às dificuldades de seus alunos.
Transformar uma revisão de conteúdos em uma oficina pedagógica demonstra a capacidade do licenciando em desenvolver ações proporcionadas pelo PIBID, os discentes envolvidos na oficina de bactérias do bem, tanto os do programa, quanto os do ensino médio da Escola Clara Tetéo, são beneficiários das novas abordagens e metodologias do ensino em Biologia.
CONCLUSÕES:
Constatamos que a oficina ministrada na Escola Estadual Professora Clara Tetéo, contribuiu como ferramenta de trabalho em grupo, configurando a construção coletiva de um saber, de análise da realidade, de confrontação e troca de experiências, em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas também no processo de apropriação do conhecimento.
Introduzimos um novo olhar para a temática, evidenciando que não podemos deixar de levar em conta os grandes benefícios que as bactérias trazem para o ecossistema de maneira geral. O Professor de Biologia, entre outros aspectos, deve ter domínio dos métodos e técnicas de ensino dos quais possam permitir o aprendizado dos conceitos básicos da disciplina.
Nessa perspectiva, o PIBID atuou como suporte essencial para realização da oficina de bactérias. Através das aulas ministradas relacionadas ao reino monera, surgiu à perspectiva de trazer algo dinâmico para aquele ambiente escolar, e assim, confrontá-los com a realidade e fazê-los refletir sobre o conhecimento empírico e o científico. A acessibilidade à aula experimental, através do programa, promoveu significantemente o processo de ensino aprendizagem, onde o mesmo é uma forma de associar a Biologia com o cotidiano do aluno da escola pública.
Palavras-chave: Aprendizagem, Desmitificar conceitos, Lactobacillus casei Shirota.