65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Caio César Viana Alves - Lic. Ciências Naturais - Física, UEPA
Rafael Helke Farias Modesto - Lic. Ciências Naturais - Física, UEPA
Rômulo Freitas de Oliveira - Lic. Ciências Naturais - Física, UEPA
Sebastião Sena Veloso - Lic. Ciências Naturais - Física, UEPA
Thiago Ferreira Carvalho - Lic. Ciências Naturais - Física, UEPA
João Paulo Rocha dos Passos - Prof. Msc./Orientador - UEPA
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a utilização de experimentos no ensino da Física vem sendo centro de vários debates. Aplicados, adequadamente, eles complementam a aprendizagem do conteúdo, conforme Araújo (2003), “a adoção desses procedimentos favorece aos estudantes o desenvolvimento de sua capacidade de elaborar novos conhecimentos, conceitos e significados”, além de proporciona aos discentes a capacidade de relacionar teoria à prática. Alves (2005) aponta a experimentação no ensino de Física como ferramenta auxiliar ao processo ensino e aprendizagem ou como sendo o próprio processo da construção do conhecimento científico, na contribuição positiva no processo de formação do cidadão. Laburu apud Couto (2006) mostra que “as atividades experimentais podem servir de poderoso estímulo, como componente inicial para despertar ou manter o interesse dos alunos nos conteúdos trabalhados”. Devem-se aplicar metodologias que despertem nos alunos habilidades e competências previstas nos PCN (2000): comunicação, Investigação, compreensão e contextualização sociocultural. Com isso, o presente trabalho trata-se de uma abordagem baseada na experimentação, acompanhada da problematização, e mostrou ser uma metodologia eficaz na compreensão do ensino da Física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dinamizar as aulas e complementar o aprendizado da Física com auxílio de experimentos em uma escola pública de ensino médio. Mostrar a Física presente no cotidiano dos alunos de forma prática e interativa. Despertar nos alunos as habilidades e competências previstas nos PCN.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado por alunos de Licenciatura em Ciências Naturais-Física da Universidade do Estado do Pará, bolsistas do PIBID, no laboratório multidisciplinar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Leitão, em Castanhal-PA. A ação foi realizada nos dias 12 e 13 de março de 2013, com turmas do 3º ano do Ensino Médio. A atividade realizada foi denominada “Circuito de Física”, uma ação baseada na experimentação, problematização e discussão da Física associada ao cotidiano. Abordando a Eletricidade como tema central, foi discutido sobre: 1) Atração e Repulsão de Corpos Eletrizados; 2) Descargas Elétricas num Condutor Eletrizado e 3) Associação de Geradores em Série. Para as apresentações teórico-práticas dos assuntos enumerados foram utilizadas três demonstrações experimentais: canudos de plástico e folhas de papel, Gerador de Van Der Graf e o “Labirinto Elétrico”, sempre indagando aos alunos com perguntas do tipo: “por que isso ocorre?“. Após esta etapa, foi aplicado um questionário com 05 questões de múltipla escolha para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema trabalhado visando ratificar a eficácia da metodologia aplicada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O “circuito de Física” envolveu 115 estudantes, todos responderam ao questionário. Para as questões 01, 02, 03 e 05 obtiveram-se, respectivamente, uma porcentagem, aproximadamente, de acerto de 85%, 74%, 80% e79%. Isso mostra-nos que a experimentação deve estar integrada aos conteúdos trabalhados nas aulas, pois a produção do conhecimento em Ciências, especialmente, na Física deriva da ligação entre realidade e a teorização. Assim como, para SILVA e ZANON (2000) “os experimentos podem cumprir o papel de mostrar essa forma de pensar em Ciências, na qual teoria e realidade estão em constante interlocução”. Para a questão 04, apenas 19 alunos, aproximadamente, 16% acertaram a esta questão. Um dos motivos que podemos justificar tantos erros, provavelmente, deve-se a utilização da “pegadinha”. Este é um tipo de questão, comumente empregada em diversas provas de concursos, não tem como objetivo avaliar o conhecimento, mas se o aluno é capaz de escapar delas.
CONCLUSÕES:
Na tentativa de se dinamizar e aperfeiçoar o aprendizado, de forma prática e interativa, despertando nos alunos as aptidões e competências necessárias, os resultados deste trabalho, de acordo com os dados obtidos no questionário e durante nossas observações, indicam que as atividades experimentais, em determinados tipos de problemas, quando articulados com as aulas teóricas podem se completar, proporcionando, ao aluno uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: PCN, Atividade Prática, Contextualização.